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Abstract(s)
A identidade cultural dos açorianos distingue-se pela singularidade do arquipélago, em que grande parte da população tem um compromisso entre o passado e o presente, manifestando essa relação nos mais singulares hábitos e costumes, como na culinária, no folclore, na música, na dança e no jogo tradicional.
A partir das memórias de um grupo de indivíduos pertencentes à população sénior (n=239) naturais e residentes em duas ilhas (Terceira e Graciosa) do arquipélago dos Açores fomos recordar e partilhar experiências decorrentes das suas vivências de infância, deixando no texto uma análise quantitativa e comparativa das brincadeiras e jogos mais recordados, cruzando com uma análise qualitativa, efetuada a partir de inúmeros testemunhos de inúmeros idosos.
Esta análise permitiu-nos inferir que há a crença generalizada sobre a elevada relevância do papel do brincar e do jogo na infância, devendo perpetuar-se essas atividades como marca da sua cultura e como estimulo à relação e ao convívio, mesmo nos dias e idades atuais.
Description
Keywords
Brincar Cultura Regional Açoriana Infância Memória
Citation
Fialho, A., Condessa, I. (2013). "(Re)aprender a brincar: memórias de infância dos seniores das ilhas Terceira e Graciosa". In T. Medeiros, C. Ribeiro, B. P., Miúdo, A. Fialho (coordenação). «Envelhecer e conviver». Col. Psicologia e Educação, n.º 2, pp. 153-170. Ponta Delgada: Letras Lavadas.
Publisher
Letras Lavadas