Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
679.46 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A Matemática é a ciência dos padrões. Atualmente, esta é a definição mais consensual para esta área do saber. Destaca-se uma consequência prática desta definição no contexto do ensino-aprendizagem da Matemática: as explorações matemáticas devem ser encaradas, cada vez mais, como uma oportunidade para os alunos serem capazes de explicar e justificar as regularidades encontradas, bem como os conceitos e procedimentos empregues, contrariando a ideia de que a Matemática é uma disciplina árida, regida exclusivamente por automatismos e pela aplicação cega de algoritmos.
Neste artigo, apresenta-se uma reflexão sobre quatro explorações matemáticas realizadas por uma turma do 3.º ano de escolaridade, no decorrer de um estágio, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. Ao mesmo tempo que exploravam algumas marcas do património cultural açoriano, os alunos tiveram a oportunidade de desvendar conexões entre a Matemática e a Arte, por intermédio da Expressão Plástica. A descoberta de padrões na construção de uma maqueta, na elaboração de esboços de calçadas e de tapetes decorativos e na composição de painéis com azulejos de Truchet, tendo por base o cálculo de perímetros e áreas, proporcionou momentos ricos de aprendizagem, tirando partido das excelentes sinergias que se podem explorar entre a Matemática e a Expressão Plástica.
Description
Keywords
Matemática Expressão Plástica Ensino Básico (1.º Ciclo) Perímetro Área Calçada Portuguesa Tapetes Decorativos Azulejos de Truchet
Pedagogical Context
Citation
Fialho, A., Teixeira, R. C., Medeiros, C. & Jarimba, I. (2017). Matemática & arte: A expressão plástica na descoberta de padrões matemáticos, "Jornal das Primeiras Matemáticas", 8, 127-143.
Publisher
Associação Ludus/Associação para a Educação Matemática Elementar