Browsing by Issue Date, starting with "2017-07-29"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A resolução de problemas no 2.º ano de escolaridade : uma sequência de aprendizagem do modelo de barrasPublication . Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha; Lima, Ana Maria; Santos, Carlos Pereira; Vaz, Conceição LimaNeste artigo, apresenta-se uma proposta para uma primeira sequência de trabalho com o modelo de barras, no contexto da resolução de problemas no 2.º ano de escolaridade. Esta sequência de aprendizagem foi implementada pela Equipa de Coordenação do Guia de Apoio à Ação do Docente de Matemática numa turma do 2.º ano de escolaridade pertencente à EBI da Praia da Vitória, Ilha Terceira - Açores. O trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo de 2016/17 inseriu-se no âmbito da oficina Matemática Passo a Passo: Estratégias de Superação de Dificuldades para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores, e do projeto Prof DA do programa ProSucesso - Açores pela Educação, da Secretaria Regional da Educação e Cultura do Governo dos Açores.
- O lúdico na superação de dificuldades : a matemática e a expressão plástica em conexão na educação pré-escolarPublication . Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha; Fialho, Adolfo Fernando da Fonte; Moura, Sandra CoutoNeste artigo, apresentam-se algumas sugestões de jogos/atividades lúdicas a implementar na superação de dificuldades relativas ao despertar do sentido de número na Educação Pré-Escolar. Os jogos e atividades lúdicas em causa foram desenvolvidos em contexto de estágio, neste nível de ensino, explorando um cenário de múltiplas conexões entre a Expressão Plástica e a Matemática e considerando uma das principais teorias edificadoras do Método de Singapura: a abordagem concreto-pictórico-abstrato. O presente texto foi adaptado de um dos capítulos do Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores, intitulado "O jogo na superação de dificuldades na Matemática e na Expressão Plástica: Uma reflexão no âmbito da prática de estágio na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico".
- Matemática & arte : a expressão plástica na descoberta de padrões matemáticosPublication . Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha; Fialho, Adolfo Fernando da Fonte; Medeiros, Carla; Jarimba, IvoA Matemática é a ciência dos padrões. Atualmente, esta é a definição mais consensual para esta área do saber. Destaca-se uma consequência prática desta definição no contexto do ensino-aprendizagem da Matemática: as explorações matemáticas devem ser encaradas, cada vez mais, como uma oportunidade para os alunos serem capazes de explicar e justificar as regularidades encontradas, bem como os conceitos e procedimentos empregues, contrariando a ideia de que a Matemática é uma disciplina árida, regida exclusivamente por automatismos e pela aplicação cega de algoritmos. Neste artigo, apresenta-se uma reflexão sobre quatro explorações matemáticas realizadas por uma turma do 3.º ano de escolaridade, no decorrer de um estágio, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. Ao mesmo tempo que exploravam algumas marcas do património cultural açoriano, os alunos tiveram a oportunidade de desvendar conexões entre a Matemática e a Arte, por intermédio da Expressão Plástica. A descoberta de padrões na construção de uma maqueta, na elaboração de esboços de calçadas e de tapetes decorativos e na composição de painéis com azulejos de Truchet, tendo por base o cálculo de perímetros e áreas, proporcionou momentos ricos de aprendizagem, tirando partido das excelentes sinergias que se podem explorar entre a Matemática e a Expressão Plástica.