DPSI - Artigos em Revistas Internacionais / Articles in International Journals
Permanent URI for this collection
Artigo ou um editorial publicado numa revista científica.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
Pesquisar Copyright
Browse
Browsing DPSI - Artigos em Revistas Internacionais / Articles in International Journals by Author "Amaral, Sandra Cristina Machado"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Materiais psicopedagógicos : os desafios da sua construção na educação para a saúdePublication . Freitas, Maria; Soares, Sara Medeiros; Sousa, Marina; Fernandes, Hélder Manuel Rego; Amaral, Sandra Cristina Machado; Correia, Maria José da Silveira Feijó; Carvalho, Célia; Caldeira, Suzana NunesO presente estudo pretende avaliar se candidatos a professores e professores em exercício sentem necessidade de recursos para leccionar as aulas de Cidadania no 1º ciclo do Ensino Básico e qual o conhecimento que evidenciam sobre o Referencial que contém os princípios orientadores desta área. A amostra é constituída por 119 elementos, professores do 1º ciclo e alunos de licenciatura e mestrado da área de Educação Básica. Os dados foram colhidos por questionário. Os resultados sugerem, em geral, carência de materiais pedagógicos para trabalhar os diversos conteúdos das aulas de Cidadania e falta de conhecimento por parte dos futuros professores sobre o Referencial de Cidadania.
- Necas-a-coresPublication . Amaral, Sandra Cristina Machado; Carvalho, Célia; Caldeira, Suzana Nunes; Sousa, MarinaEsta comunicação descreve duas sessões de um programa de competências emocionais e sociais, intitulado “Vamos sentir com o Necas”, destinado a crianças do 1º Ciclo. Esta intervenção, de caráter preventivo, contou com uma amostra de 139 crianças e teve como objetivo elaborar estratégias e materiais que possam ser utilizados pela comunidade escolar, testando a adequabilidade de duas sessões do programa, com incidência na regulação de duas emoções básicas: “alegria” e “tristeza”. Os resultados apontam para a adequabilidade das sessões dinamizadas, que se mostraram bem planeadas, pertinentes e com um nível de exigência adequado ao público-alvo a que se destinam.