Departamento de Sociologia
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Browsing Departamento de Sociologia by advisor "Lima, Jorge Manuel Ávila de"
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- Análise exploratória de atividades de combate ao insucesso escolar na aprendizagem da matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Martins, Tânia Raquel Silva; Lima, Jorge Manuel Ávila de; Cabral, João Manuel GonçalvesO insucesso escolar assume uma conceção vasta com diferentes definições. Este fenómeno atinge diversas áreas do currículo, incluindo a matemática. Sendo esta uma área que é trabalhada desde a Educação Pré-Escolar e que apresenta um vasto potencial educativo, é importante que os futuros profissionais da educação aprofundem os seus conhecimentos sobre esta temática de forma a contribuir para diminuir o insucesso escolar a nível da matemática através das práticas pedagógicas que realizem. Durante as práticas pedagógicas realizadas na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo em Ensino Básico, pretendi desenvolver os seguintes objetivos gerais: desenvolver estratégias que permitissem ao aluno compreender a importância da matemática no dia-a-dia; desenvolver estratégias que estimulassem nos alunos o gosto pela matemática, de forma a permitir uma aplicação sensorial nas atividades de aprendizagem e contribuir com conhecimentos inovadores que permitissem estabelecer ambientes de aprendizagem eficazes no campo da matemática. Os objetivos específicos que pretendi desenvolver foram: utilizar com os alunos atividades que lhes fossem familiares, aplicadas ao quotidiano, em vez de abstratas; construir materiais manipulativos específicos para determinados temas; construir atividades que facilitassem o ensino da matemática, com auxílio de ferramentas lúdicas e tirar partido das aprendizagens realizadas enquanto estagiária de forma a planificar atividades de ensino/aprendizagem que tivessem um maior potencial de promoção do sucesso educativo em matemática. Deste modo, após um momento de pesquisa, análise e reflexão sobre o insucesso escolar e as suas causas de forma a preparar-me para a implementação das práticas pedagógicas realizadas na Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, este relatório de estágio tem como principal objetivo refletir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas e de que forma estas contribuíram para diminuir as dificuldades a nível da matemática que os alunos apresentavam. Após uma análise sobre as atividades matemáticas que proporcionei, posso afirmar que de uma forma geral estas contribuíram para o sucesso dos alunos a nível da matemática. Foi também realizado um estudo empírico que recorreu à metodologia qualitativa, onde se procedeu à realização e posterior análise de entrevistas realizadas na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Dado o número de entrevistas realizadas, as conclusões obtidas restringem-se apenas aos entrevistados. Os resultados obtidos permitiram-me verificar que os entrevistados partilharam da mesma opinião relativamente à importância de utilização de materiais manipuláveis na promoção de aprendizagens matemáticas e que na sua opinião tanto os educadores/professores, alunos, encarregados de educação e escola são responsáveis pelo (in) sucesso escolar dos alunos.
- Jovens e escolhas escolares : origem social, vivências no sistema educativo e projetos de futuroPublication . Arruda, Francisco Tavares; Lima, Jorge Manuel Ávila de; Palos, Ana Cristina PiresA presente dissertação pretende analisar os fatores que influenciam as decisões escolares dos jovens em termos de interrupção ou prolongamento dos estudos a nível do ensino superior bem como as diferenças entre as trajetórias sociais e escolares de indivíduos com distinta escolaridade. Como linhas de orientação e de objetividade, esta dissertação orienta-se para o condicionalismo imposto pela origem social do jovem no seu percurso escolar. Neste sentido, constrói-se uma perspetiva teórica acerca dos fatores que influenciam a escolarização e os projetos de futuro. No que respeita à estratégia metodológica aplicada, esta dissertação irá ter uma abordagem qualitativa pois irá ser utilizada, como técnica de pesquisa, as histórias de vida que, por sua vez, permitem refletir acerca das referências exteriores ao jovem, que configuram os comportamentos e as vivências do mesmo. É possível concluir que a origem social dos jovens condiciona as suas escolhas escolares e os seus projetos de futuro.
- O sucesso de uma política social : impacto da ação social escolar no sucesso escolar em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico na ilha de São Miguel, AçoresPublication . Oliveira, Teodoro Filipe Ramos; Lima, Jorge Manuel Ávila de; Palos, Ana Cristina PiresO presente estudo propõe-se perceber a perspetiva de alguns atores sociais acerca do modo como a Ação Social Escolar (ASE) tem sido implementada na Região Autónoma dos Açores (RAA) e que impactos tem produzido em termos de garantias de acesso e sucesso escolar. Foram aplicadas entrevistas junto de três grupos de entrevistados, selecionados criteriosamente. As perspetivas dos professores e dos responsáveis escolares podem esclarecer os meandros da implementação da medida e a avaliação dos seus efeitos imediatos junto dos alunos e famílias, enquanto que os responsáveis governativos elucidam os princípios norteadores e a gestão da implementação da ASE. Os entrevistados reconhecem que a implementação da ASE na região tem contribuído para um sistema de ensino mais equitativo, estando comprovados os seus impactos na diminuição das taxas de abandono e de insucesso escolar, apesar das limitações que reconhecem na eficácia e eficiência desta política social.