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- City Brand Personality (CBP) no contexto de Ponta DelgadaPublication . Rego, Tânia Cristina Da Ponte; Moniz, Ana Isabel Arruda; Silva, Osvaldo Dias LopesA globalização, a crescente mobilidade de pessoas, capitais e bens, e a competição para atrair turistas, residentes e investidores tem trazido novos desafios às cidades. O propósito desta investigação é abordar as perceções dos residentes relativamente aos atributos mais relevantes da City Brand Personality (CBP) de Ponta Delgada, utilizando a escala da personalidade da marca de Aaker (modelo Big Five). Pretende-se analisar as perceções dos residentes no que concerne: à imagem de marca e às dimensões da personalidade da marca associada à cidade; à intenção de deixar a cidade, de a recomendar e às primeiras palavras que vêm à mente acerca da cidade; à sua satisfação enquanto residentes desta cidade, ao seu envolvimento com os media e ainda ao impacto que a covid-19 que teve na sua vida. O modelo desenvolvido com base nos dados recolhidos a partir de um questionário dirigido a uma amostra de 456 residentes, permite afirmar que apenas a personalidade da marca da cidade e a imagem da cidade revelam impactos significativos no envolvimento com os media e com o nível de satisfação dos residentes. Em termos de efeitos estatisticamente significativos, verifica-se que a personalidade da marca da cidade (CBP) tem o maior efeito na satisfação dos residentes e um segundo efeito mais forte no envolvimento com os media. Em relação à imagem da cidade, esta tem um efeito maior no envolvimento com os media e possui um segundo maior efeito na satisfação dos residentes. Por outro lado, apesar de existir uma relação positiva entre o nível de satisfação dos residentes e o envolvimento com os media, essa influência não é significativa. Também não existe uma relação significativa entre a imagem da cidade em conjunto com o envolvimento com os media e o nível de satisfação dos residentes; nem existe uma relação significativa entre a personalidade da marca da cidade em conjunto com o envolvimento com os media e o nível de satisfação dos residentes. Para criar comunidades prósperas e entender os custos e benefícios do desenvolvimento, importa realizar um diagnóstico adequado da imagem de marca e das dimensões da personalidade da marca atual da cidade, para depois projetar a imagem de marca pretendida, definindo políticas e ações adequadas.
- O sucesso de uma política social : impacto da ação social escolar no sucesso escolar em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico na ilha de São Miguel, AçoresPublication . Oliveira, Teodoro Filipe Ramos; Lima, Jorge Manuel Ávila de; Palos, Ana Cristina PiresO presente estudo propõe-se perceber a perspetiva de alguns atores sociais acerca do modo como a Ação Social Escolar (ASE) tem sido implementada na Região Autónoma dos Açores (RAA) e que impactos tem produzido em termos de garantias de acesso e sucesso escolar. Foram aplicadas entrevistas junto de três grupos de entrevistados, selecionados criteriosamente. As perspetivas dos professores e dos responsáveis escolares podem esclarecer os meandros da implementação da medida e a avaliação dos seus efeitos imediatos junto dos alunos e famílias, enquanto que os responsáveis governativos elucidam os princípios norteadores e a gestão da implementação da ASE. Os entrevistados reconhecem que a implementação da ASE na região tem contribuído para um sistema de ensino mais equitativo, estando comprovados os seus impactos na diminuição das taxas de abandono e de insucesso escolar, apesar das limitações que reconhecem na eficácia e eficiência desta política social.