Departamento de Educação
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Browsing Departamento de Educação by advisor "Caldeira, Suzana Nunes"
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- "À descoberta..." : um programa de promoção de competências sociais e emocionaisPublication . Martins, Mónica Sofia Amaral; Caldeira, Suzana Nunes; Carvalho, Célia Maria de Oliveira Barreto CoimbraA presente investigação, de carácter exploratório e descritivo, quasi-experimental e com enfoque quantitativo, teve como objectivo fundamental contribuir teórica e metodologicamente para o estudo da promoção de competências sociais e emocionais como o propósito de proporcionar relações positivas entre pares em contexto escolar. Nesta investigação as competências sociais vêem-se como estando reflectidas nas competências de comunicação (assertiva, passiva ou agressiva), assim como as competências emocionais se vêem como espelhadas na regulação emocional, por serem competências que afectam largamente as interacções entre pares (Amado & Freire, 2009; Alves, 2006; Ladd, 1999). Este trabalho dividiu-se em dois estudos. O primeiro concerne à construção de instrumentos de recolha de dados que pudessem apoiar a análise de impactos de ações empreendidas no estudo dois. Este, por sua vez, respeita à construção e implementação do programa de intervenção "À Descoberta…", um programa de promoção de competências sociais e emocionais. O seu objetivo é o de criar ações e atividades para crianças que possibilitem promover relações positivas entre pares ou prevenir eventuais situações de disrupção entre os pares. No estudo um procedeu-se à concepção, estudo e aplicação das escalas de Comportamentos Escolares Disruptivos entre Pares, Regulação Emocional e Comportamentos Assertivos a uma amostra de 145 crianças que frequentavam o terceiro ano de escolaridade de duas instituições de ensino, um público e outro privado. No estudo dois, o programa "À Descoberta…", constituído por 8 sessões repartidas por dois módulos, de modo a desenvolver as competências de comunicação assertivas e de regulação emocional, foi aplicado a amostra composta por 74 crianças do terceiro ano de escolaridade de uma instituição de ensino privado. Os resultados obtidos no primeiro estudo evidenciaram algumas qualidades psicométricas das Escalas, servindo, em parte, os propósitos da investigação. No segundo estudo, verificou-se que a implementação do programa "À Descoberta…", embora muito bem acolhido pelas crianças, não trouxe mudanças significativas ao nível das competências de comunicação assertiva e de regulação emocional. Por fim, são avançadas algumas interpretações para a falta de progresso neste domínio, como, por exemplo, a de o grupo-alvo do programa se situar numa baseline já vantajosa.
- Ansiedade aos exames/avaliações : estudando e caracterizando este fenómeno no Ensino Básico e SecundárioPublication . Janeiro, Ana Catarina Calouro; Carvalho, Célia Maria de Oliveira Barreto Coimbra; Caldeira, Suzana NunesA ansiedade face aos exames/avaliações é uma constante na vida de qualquer estudante, pois os alunos ao longo de todo o percurso académico encaram vários momentos de avaliação que poderão despoletar sentimentos desagradáveis como o aumento da ansiedade. Este construto, aliado ao medo exagerado do insucesso escolar, às exigências e expetativas acarretadas pelos alunos e às transições de ciclos escolares, poderá influenciar o desempenho escolar, inclusive no desempenho das provas finais de ciclo de ensino, interferindo, assim, no rendimento académico do aluno. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo conhecer e compreender a ansiedade aos exames/avaliações nos estudantes que frequentam os anos letivos de transição de ciclo escolar no Ensino Básico e Secundário (4.º, 6.º, 9.º, 11.º e 12.º anos) de algumas escolas do Concelho da Ribeira Grande – Ilha de São Miguel. Pretende-se, também, conhecer e analisar o comportamento da variável ansiedade aos exames/avaliações em relação ao autoconceito, ao género, ao nível de escolaridade e às reprovações dos alunos. A amostra foi constituída por 748 alunos de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 9 e os 20 anos. Os dados foram recolhidos através do “Questionário da Ansiedade face aos Testes” e da escala “Autoconceito Forma A”. Os resultados indicam que a ansiedade face aos testes global e as dimensões tensão e pensamentos em competição correlacionam-se negativamente com o autoconceito global e as dimensões social, familiar e emocional. Verificando-se, assim, que menores níveis de ansiedade de desempenho estão relacionados com um autoconceito favorável e vice-versa. Os resultados mostram, também, que tanto os rapazes como as raparigas sentem níveis semelhantes de ansiedade face aos testes global, mas denota-se que as diferenças entre o género só foram encontradas na dimensão tensão, apresentando o sexo feminino níveis superiores aos do sexo oposto. Observou-se ainda que as médias de ansiedade face aos testes global variam consoante o ano de escolaridade, apresentando os alunos do 4.º ano níveis mais elevados de ansiedade de desempenho. Os resultados apontam, ainda, que os alunos com uma reprovação são os que apresentam níveis superiores de ansiedade face aos testes global e na dimensão tensão aos dos alunos com nenhuma ou com duas ou mais reprovações de ano escolar.
- Assertividade e inteligência emocional de mãos dadas na promoção do empregoPublication . Tavares, Ana Rita Medeiros de Sousa Cabral; Caldeira, Suzana NunesA presente investigação, de carácter quasi-experimental e de enfoque misto, teve como objetivo principal colaborar na criação de um programa de competências socioemocionais, proceder à sua implementação e avaliar a sua eficácia. Como objetivo secundário, o trabalho visou contribuir, teórica e metodologicamente, para a construção de uma unidade sobre assertividade e perceber a sua relação com a promoção da inteligência emocional. O programa, no seu todo, foi desenvolvido junto de jovens adultos desempregados com baixas habilitações académicas, com vista a contribuir para o processo de integração social daqueles, mais especificamente, da integração no mercado de trabalho. A amostra foi constituída por 55 participantes inscritos na agência de emprego, 30 constituíram o grupo de controlo e 25 o grupo experimental. Os resultados decorrentes da análise quantitativa não evidenciaram relação significativa entre as variáveis em estudo, antes e após a intervenção no campo da assertividade, sugerindo necessidade de aprofundamento nesta vertente. A análise qualitativa produziu resultados estimulantes em termos do interesse deste público-alvo pelo programa e da apreciação feita sobre a qualidade das estratégias e dos materiais utilizados. Conclui-se que futuros programas deverão retomar a temática da assertividade e privilegiar a aprendizagem por modelamento, com recurso à estratégia do roleplay, dada a relevância atribuída pela totalidade dos participantes.
- Assertividade em adolescentes do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário : um contributo para o desenvolvimento de um instrumento de avaliaçãoPublication . Tavares, Marta Januário; Caldeira, Suzana NunesA assertividade, enquanto competência social, corresponde a um conjunto de respostas despoletadas por situações sociais e contextuais, fazendo com que o sujeito tenha uma atitude de respeito por si mesmo e pelo outro. Em contexto escolar, a assertividade possibilita aos jovens a criação de relações apoiadas na cooperação, respeito e negociação, contribuindo para uma resolução positiva dos problemas que surgem. Através da literatura verifica-se a inexistência de um instrumento de avaliação da assertividade em contexto escolar. Visto a assertividade atuar como fator de proteção para os conflitos entre pares, ansiedade social, ansiedade face aos testes, comportamentos disruptivos e insucesso escolar, torna-se pertinente a existência de uma escala de avaliação de assertividade para o meio escolar, de forma a possibilitar o trabalho destas problemáticas por parte dos técnicos. O presente trabalho procurou dar um contributo para o desenvolvimento de um instrumento de avaliação da assertividade passível de ser utilizado em contexto educativo escolar, mais precisamente, a Escala de Atitudes Assertivas em Contexto Escolar (EAACE) construída por Nunes (2011). Em relação ao estudo inicial, foram replicados procedimentos sobre a dimensionalidade, a fidelidade e a validade da EAACE. [...].
- A assertividade em crianças do 1.º ciclo do ensino básico : contributos para um programa de competências emocionais e sociaisPublication . Cordeiro, Maria Gorete do Rego; Caldeira, Suzana Nunes[...], o presente estudo procurou compreender se a participação num programa de competências emocionais e sociais para crianças, mais especificamente uma sessão sobre assertividade, exerce efeito na atitude assertiva das mesmas e na sua inteligência emocional. Pretendeu, ainda, conhecer a adequabilidade dos materiais criados para a sessão referente à assertividade. A amostra do estudo foi constituída por 244 crianças do 1º ciclo do Ensino Básico, provenientes de oito Escolas Básicas da Ilha de São Miguel, integrando 131 (53.7%) o grupo experimental e 113 (46,3%) o grupo de controlo. A recolha dos dados foi realizada através de dois instrumentos, aplicados em dois momentos (pré-teste e pós-teste), o Questionário de Inteligência Emocional para Crianças - QIEC (versão para investigação de C. Barreto Carvalho & S. N. Caldeira) e da Escala Avaliação Global da Assertividade – EAGA (Jardim & Pereira, 2006). Foram ainda utilizados dois recursos, o Diário de Bordo e o conjunto de materiais da sessão do programa referente à assertividade. [...].
- Ativa-Te em emoções : avaliação de um programa de promoção de competências socio emocionais em professores do 1.º cicloPublication . Reis, Cristina Mendonça; Carvalho, Célia Maria de Oliveira Barreto Coimbra; Caldeira, Suzana NunesA presente investigação, de carácter quasi-experimental e de enfoque misto, teve como objetivo principal colaborar na criação de um programa de competências socio emocionais em professores, proceder à sua implementação e avaliar a sua eficácia. O programa, no seu todo, foi desenvolvido, com vista a promover a inteligência emocional e competências socio emocionais. A amostra foi constituída por 14 professores, 7 constituíram o grupo de controlo e 7 o grupo experimental. Os resultados decorrentes da análise quantitativa não evidenciaram relação significativa entre as variáveis em estudo, antes e após a intervenção, sugerindo necessidade de aprofundamento nesta vertente. A análise qualitativa produziu resultados estimulantes em termos da compreensão do fenómeno, eficácia, pertinência e adequabilidade das estratégias utilizadas. Conclui-se que futuros programas deverão retomar a temática e privilegiar a aprendizagem por momentos de partilha e interação, dada a relevância atribuída pela totalidade dos participantes.
- A competência social de assertividade : estudos no primeiro ciclo do Ensino BásicoPublication . Moreira, Ana Maria Cabral; Caldeira, Suzana Nunes; Silva, Osvaldo Dias LopesA assertividade é uma competência social importante para as crianças, que tem a faculdade de melhorar o desenvolvimento pessoal e as relações sociais. Ainda, aparece diretamente associada ao sucesso académico. A assertividade consiste na afirmação dos próprios direitos, na expressão de pensamentos, crenças e sentimentos, sem violar os direitos dos outros. Sendo um construto importante no âmbito da escolaridade, pela sua ligação ao sucesso académico, verifica-se, porém, através da literatura, a existência de poucos instrumentos que avaliem a sua expressão em crianças, nomeadamente instrumentos validados para a população portuguesa. Neste cenário, a presente investigação visou contribuir para o estudo de um instrumento de avaliação da assertividade destinado a crianças em idade escolar, o Questionário de Comportamentos Assertivos (QCA) de Caldeira, Carvalho e Martins (2012). A análise das propriedades psicométricas do QCA é identificada como estudo 1. Em complemento, realizou-se um segundo estudo que pretendeu caracterizar as crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico da ilha de São Miguel (terceiro e quarto anos) em termos das variáveis pessoais e psicológicas que, de acordo com a literatura, relacionam com o sucesso escolar. Para a realização da investigação, foi utilizada uma amostra de 612 crianças de ambos os sexos que frequentam os terceiro e quarto anos de escolaridade de quinze escolas públicas da ilha de S. Miguel. Os resultados do estudo 1 acrescentam elementos ao trabalho anterior realizado por Martins (2012), sendo por isso animadores do ponto de vista do estudo das qualidades psicométricas do QCA. Não obstante apontam, também, para a importância do prosseguimento de mais estudos sobre o instrumento. No estudo 2, verifica-se que as crianças agressivas para com os seus pares apresentam rendimento escolar mais baixo do que as não agressivas e que os alunos sem reprovações apresentam maior envolvimento escolar comparativamente aos que têm reprovações. Tendo em conta que a assertividade se expressa pela afirmação de direitos, pensamentos e sentimentos do próprio, sem violar os dos outros, e se associa ao sucesso escolar, os resultados do estudo 2 parecem valorizar as implicações educativas do estudo 1.
- Conceções dos guardas prisionais acerca de grupos de reclusos diferenciados pela natureza do crime cometidoPublication . Varão, Marina dos Anjos Lopes; Carvalho, Célia Maria de Oliveira Barreto Coimbra; Caldeira, Suzana NunesPela revisão por nós efetuada, podemos pensar que em Portugal são poucos os estudos relativamente à área das conceções, no que concerne às ideias e opiniões na classe profissional dos guardas prisionais relativamente aos tipos de crime. Perante esta realidade, afigura-se relevante estudar o trabalho destes profissionais de segurança, tendo em conta o papel que desempenham junto dos reclusos e na reabilitação psicossocial dos mesmos. No fundo na sua "reeducação". Neste contexto, o que se pretende com o presente estudo é compreender o modo de atuação dos guardas prisionais para com os reclusos, em função do tipo de crime por eles cometidos, particularmente em função dos crimes considerados leves e os violentos perante a sociedade, estudando especificamente as conceções dos guardas prisionais através das atitudes e expetativas. A amostra do nosso estudo compreendeu 231 guardas prisionais, pertencentes ao quadro da Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, inseridos nos estabelecimentos prisionais de Portugal Continental, Região Autónoma dos Açores e Região Autónoma da Madeira. Em termos de instrumentos, foi utilizado um questionário contendo itens incindindo sobre aspetos sociodemográficos, itens relacionados com a tipologia de crime e uma escala de expectativas e atitudes face à reabilitação psicossocial de indivíduos em contexto prisional (EEARP-CP). Em termos gerais, pode-se concluir que existiram diferenças significativas em relação às variáveis sociodemográficas sexo e tempo de serviço, no que concerne à tipologia de crime considerados violentos. Relativamente às expetativas dos guardas prisionais sobre uma das suas funções, a de reabilitação, os resultados foram congruentes e demonstraram valores representativos de boas expetativas face ao seu papel enquanto agentes de reabilitação.
- Envolvimento do aluno na escola : um estudo em escolas de São MiguelPublication . Fernandes, Hélder Manuel Rego; Caldeira, Suzana NunesO constructo envolvimento escolar tem despertado grande interesse aos investigadores, na área de educação, pelo facto de ser considerado um dos indicadores cruciais para o aumento do sucesso académico e, simultaneamente, para a diminuição de comportamentos disruptivos por parte dos alunos. Neste contexto, o presente estudo teve como propósito investigar a eventual relação entre envolvimento escolar e os resultados escolares e comportamentais em alunos da ilha de S. Miguel. Procurou, ainda, estudar o envolvimento escolar em função das variáveis sociodemográficas - ano de escolaridade, sexo dos alunos e escolas (rural e urbana) que frequentam. A amostra incidiu sobre 365 alunos, de ambos os sexos, dos 7.º e 10.º anos de escolaridade, de escolas diferenciadas pela sua localização geográfica (rural e urbana). Os dados foram recolhidos através do “Questionário acerca do Envolvimento dos Estudantes na Escola”, a versão portuguesa de um instrumento internacional sobre o envolvimento do aluno, e através da “Escala da Disrupção Escolar Professada pelos Alunos”, um instrumento que acede à perspetiva dos jovens acerca do seu comportamento escolar. Os resultados indicam um envolvimento moderado por parte dos alunos. Indicam, ainda que os alunos do 7.º ano de escolaridade, quando comparados aos do 10.º ano, expressam um maior envolvimento. Ao analisar-se as diferenças entre rapazes e raparigas, observa-se que o sexo não parece ser uma variável diferencial no envolvimento escolar. A comparação entre escolas sugere que os alunos da escola rural se expressam como sendo menos envolvidos afetivo e cognitivamente, se compararmos com os da escola urbana. Contudo, não foram observadas diferenças em alunos, de ambas as escolas, no que se refere ao envolvimento comportamental. Os resultados do presente estudo apontam, ainda, para a existência de uma correlação positiva entre o envolvimento escolar e os resultados escolares, sugerindo que, quanto mais os alunos se reportam como envolvidos, melhores são os seus resultados académicos. É, também, evidenciada uma relação negativa entre o envolvimento escolar e os resultados comportamentais, o que demostra que os estudantes mais envolvidos se qualificam como menos disruptivos. Deste modo, parecem justificar-se intervenções educativas que fomentem o envolvimento escolar dos alunos, enquanto fator protetor da adaptação à escola.
- Envolvimento do aluno na escola: Um estudo sobre o Ensino Secundário e o Ensino Profissional na ilha de São MiguelPublication . Pacheco, Mónica de Jesus Sousa Amaral; Caldeira, Suzana NunesO estudo sobre o envolvimento do aluno na escola (EAE) tem vindo a adquirir expressão ao longo dos anos junto dos investigadores por se considerar uma possível solução para os problemas de abandono escolar, baixo rendimento académico e, consequentemente, elevadas taxas de retenção, cenário que afeta muitas escolas do país, nomeadamente da Região Autónoma dos Açores. A investigação na área tem documentado relações significativas entre o EAE e os fatores contextuais. Deste modo, considerando que o aluno está inserido numa comunidade da qual fazem parte os docentes e a sua família, os quais assumem relevância para o seu desenvolvimento, o presente estudo tem na sua génese o seguinte problema de investigação: Como se caracteriza o envolvimento de alunos do ensino secundário e ensino profissional (em escolas da rede privada), como difere em função dos fatores sociodemográficos e escolares e como se relaciona com a profissionalidade docente (feedback), o envolvimento parental (apoio) e o sucesso escolar? No que concerne à metodologia de investigação, o estudo, de natureza quantitativa, incidiu numa amostra de 319 alunos, dos quais 235 alunos do 12º ano escolaridade do ensino secundário e 84 alunos do 3º ano de cursos técnico-profissionais de escolas da rede privada, pertencentes a 3 concelhos da Ilha de São Miguel. O instrumento de recolha de dados - questionário - utilizado no presente estudo integra três escalas de medição das variáveis em estudo, já testadas e validadas para a população portuguesa, a saber Envolvimento do Aluno na Escola: Uma Escala Quadridimensional (EAE-E4D) de Feliciano Veiga (2013), Escala de Perceção dos Alunos obre o Feedback dos Professores (EPAFP) de Carolina Carvalho et al. (2014) e a Escala de Perceção dos Alunos do Apoio Parental de Ysseldyke e Christenson (2002), com adaptação para a população portuguesa de Cláudia Silva (2017). É de referir que houve a autorização prévia por parte dos seus autores para a sua utilização. A análise dos resultados evidenciou, entre outros aspetos, que, embora com intensidades diferentes, o feedback eficaz, o apoio parental são preditores do nível de envolvimento do aluno na escola, quer no ensino secundário quer no ensino profissional, o que está em consonância com a literatura. O estudo apresenta, ainda, a discussão dos resultados, limitações e sugestões para estudos subsequentes que visem o aprofundamento das oscilações do EAE e da relação entre os fatores contextuais, e, ainda, a influência do EAE no sucesso escolar dos alunos da Região Autónoma dos Açores, concretamente da ilha de São Miguel, sobretudo na tipologia do ensino profissional.
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