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- Envolvimento do aluno na escola: Um estudo sobre o Ensino Secundário e o Ensino Profissional na ilha de São MiguelPublication . Pacheco, Mónica de Jesus Sousa Amaral; Caldeira, Suzana NunesO estudo sobre o envolvimento do aluno na escola (EAE) tem vindo a adquirir expressão ao longo dos anos junto dos investigadores por se considerar uma possível solução para os problemas de abandono escolar, baixo rendimento académico e, consequentemente, elevadas taxas de retenção, cenário que afeta muitas escolas do país, nomeadamente da Região Autónoma dos Açores. A investigação na área tem documentado relações significativas entre o EAE e os fatores contextuais. Deste modo, considerando que o aluno está inserido numa comunidade da qual fazem parte os docentes e a sua família, os quais assumem relevância para o seu desenvolvimento, o presente estudo tem na sua génese o seguinte problema de investigação: Como se caracteriza o envolvimento de alunos do ensino secundário e ensino profissional (em escolas da rede privada), como difere em função dos fatores sociodemográficos e escolares e como se relaciona com a profissionalidade docente (feedback), o envolvimento parental (apoio) e o sucesso escolar? No que concerne à metodologia de investigação, o estudo, de natureza quantitativa, incidiu numa amostra de 319 alunos, dos quais 235 alunos do 12º ano escolaridade do ensino secundário e 84 alunos do 3º ano de cursos técnico-profissionais de escolas da rede privada, pertencentes a 3 concelhos da Ilha de São Miguel. O instrumento de recolha de dados - questionário - utilizado no presente estudo integra três escalas de medição das variáveis em estudo, já testadas e validadas para a população portuguesa, a saber Envolvimento do Aluno na Escola: Uma Escala Quadridimensional (EAE-E4D) de Feliciano Veiga (2013), Escala de Perceção dos Alunos obre o Feedback dos Professores (EPAFP) de Carolina Carvalho et al. (2014) e a Escala de Perceção dos Alunos do Apoio Parental de Ysseldyke e Christenson (2002), com adaptação para a população portuguesa de Cláudia Silva (2017). É de referir que houve a autorização prévia por parte dos seus autores para a sua utilização. A análise dos resultados evidenciou, entre outros aspetos, que, embora com intensidades diferentes, o feedback eficaz, o apoio parental são preditores do nível de envolvimento do aluno na escola, quer no ensino secundário quer no ensino profissional, o que está em consonância com a literatura. O estudo apresenta, ainda, a discussão dos resultados, limitações e sugestões para estudos subsequentes que visem o aprofundamento das oscilações do EAE e da relação entre os fatores contextuais, e, ainda, a influência do EAE no sucesso escolar dos alunos da Região Autónoma dos Açores, concretamente da ilha de São Miguel, sobretudo na tipologia do ensino profissional.