Browsing by Issue Date, starting with "2015-09-21"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A assertividade em crianças do 1.º ciclo do ensino básico : contributos para um programa de competências emocionais e sociaisPublication . Cordeiro, Maria Gorete do Rego; Caldeira, Suzana Nunes[...], o presente estudo procurou compreender se a participação num programa de competências emocionais e sociais para crianças, mais especificamente uma sessão sobre assertividade, exerce efeito na atitude assertiva das mesmas e na sua inteligência emocional. Pretendeu, ainda, conhecer a adequabilidade dos materiais criados para a sessão referente à assertividade. A amostra do estudo foi constituída por 244 crianças do 1º ciclo do Ensino Básico, provenientes de oito Escolas Básicas da Ilha de São Miguel, integrando 131 (53.7%) o grupo experimental e 113 (46,3%) o grupo de controlo. A recolha dos dados foi realizada através de dois instrumentos, aplicados em dois momentos (pré-teste e pós-teste), o Questionário de Inteligência Emocional para Crianças - QIEC (versão para investigação de C. Barreto Carvalho & S. N. Caldeira) e da Escala Avaliação Global da Assertividade – EAGA (Jardim & Pereira, 2006). Foram ainda utilizados dois recursos, o Diário de Bordo e o conjunto de materiais da sessão do programa referente à assertividade. [...].
- Salicornia ramosissima an edible halophyte with nutritional value and a source of a unique natural compoundPublication . Isca, Vera M. S.; Seca, Ana M. L.; Pinto, Diana C. G. A.; Silva, Helena; Silva, Artur M. S.PURPOSE: Salicornia ramosissima J. Woods aerial parts are considered, in the Iberian Peninsula and France, a gourmet product mainly because of its salty taste. Nevertheless, its metabolomic profile is still unknown. As a part of our continuing search for structurally interesting natural products from plants, the aerial parts of S. ramosissima were phytochemically investigated.
- Ensino da Matemática : como é que o nosso cérebro aprende Matemática?Publication . Teixeira, Ricardo Emanuel CunhaA investigação em Neurociências Cognitivas tem sofrido um grande desenvolvimento nas últimas décadas, o que impulsionou algumas descobertas sobre a forma como funciona o nosso cérebro e como se desencadeia o processo de aprendizagem. Estas descobertas oferecem aos educadores, professores e encarregados de educação uma visão aprofundada sobre as experiências de aprendizagem que podem potenciar o desenvolvimento intelectual das crianças e adolescentes. Para além de abrir caminho a algumas ideias inovadoras, a investigação proveniente das Neurociências Cognitivas tem validado várias práticas do passado e questionado outras. Neste artigo, apresentamos alguns resultados dessa investigação sobre a forma como o nosso cérebro aprende Matemática. (...)