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- Assessing potential impacts of deep-sea mining on dispersal and population connectivity of the vent mussel Bathymodiolus azoricusPublication . Silva, Mónica Alexandra Andrade; Ribeiro, Pedro Miguel de AzevedoOs campos hidrotermais são caracterizados por serem ambientes únicos, por terem características físico-químicas extremas, assim como composições únicas de espécies biológicas. Bathymodiolus azoricus é um bivalve de mar profundo predominante dos campos hidrotermais ao longo da Crista Médio-Atlântica (CMA). Ainda muito pouco é conhecido sobre a estrutura genética tanto como a existência de conectividade desta espécie. Desse modo, o objetivo deste estudo foi identificar escalas e padrões espaciais sobre conectividade entre populações, a fim de prever a suscetibilidade de esta e de outras espécies, uma vez que a área em estudo poderá ser afetada pela mineração. Uma análise à genómica populacional das amostras, que foram recolhidas em três diferentes locais (Menez Gwen, Lucky Strike, Rainbow) e foram sujeitas a genotipagem “RAD sequencing” e Polimorfismo de um Único Nucleotídeo (SNPs), destacaram dois aspetos importantes: (1) Quando todos os SNPs foram analisados, nenhuma estrutura genética foi revelada, sugerindo assim que a maioria dos marcadores não contribuem para qualquer estrutura entre amostras populacionais ou simplesmente não são significativas; (2) Quando analisados apenas os conjuntos discriminantes dos marcadores de SNPs, um padrão de estrutura genética foi claramente revelado, correspondendo assim às expectativas de distribuição espacial das amostras. Este estudo proporciona uma contribuição inovadora para a compreensão da estrutura genética nas populações hidrotermais do CMA, fornecendo assim, pela primeira vez, evidências de uma estrutura genética relativa à fauna existente nos campos hidrotermais na zona norte da CMA. Estas observações não são incompatíveis com a conectividade genética pronunciada, e alguns cuidados devem ser tomados em conta quando se sugerem conclusões. Uma possível explicação para este padrão inclui troca larvar insuficiente entre campos hidrotermais, mas também uma adaptação local. Ambos os casos irão, sem dúvida, afetar a conectividade, e assim, ter consequências na recolonização após a mineração. A recolonização em locais de possível impacto por dispersão larval a partir de fontes remotas pode ser possível. A maioria dessas larvas seriam, no entanto, localmente não adaptáveis, o que pode restringir a resposta à seleção, expansão populacional e taxas de recolonização. Mais estudos com um maior número de taxas representativas são necessários, de modo a obter uma perspetiva mais clara da conectividade populacional nos campos hidrotermais. Além disso, existe uma lacuna considerável de conhecimento sobre os mecanismos que influenciam os padrões de conectividade, dificultando o estabelecimento de conclusões. Finalmente, estudos de genética populacional deverão ser acoplados a modelos de dispersão larval, a fim de identificar possíveis barreiras à dispersão.
- A competência social de assertividade : estudos no primeiro ciclo do Ensino BásicoPublication . Moreira, Ana Maria Cabral; Caldeira, Suzana Nunes; Silva, Osvaldo Dias LopesA assertividade é uma competência social importante para as crianças, que tem a faculdade de melhorar o desenvolvimento pessoal e as relações sociais. Ainda, aparece diretamente associada ao sucesso académico. A assertividade consiste na afirmação dos próprios direitos, na expressão de pensamentos, crenças e sentimentos, sem violar os direitos dos outros. Sendo um construto importante no âmbito da escolaridade, pela sua ligação ao sucesso académico, verifica-se, porém, através da literatura, a existência de poucos instrumentos que avaliem a sua expressão em crianças, nomeadamente instrumentos validados para a população portuguesa. Neste cenário, a presente investigação visou contribuir para o estudo de um instrumento de avaliação da assertividade destinado a crianças em idade escolar, o Questionário de Comportamentos Assertivos (QCA) de Caldeira, Carvalho e Martins (2012). A análise das propriedades psicométricas do QCA é identificada como estudo 1. Em complemento, realizou-se um segundo estudo que pretendeu caracterizar as crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico da ilha de São Miguel (terceiro e quarto anos) em termos das variáveis pessoais e psicológicas que, de acordo com a literatura, relacionam com o sucesso escolar. Para a realização da investigação, foi utilizada uma amostra de 612 crianças de ambos os sexos que frequentam os terceiro e quarto anos de escolaridade de quinze escolas públicas da ilha de S. Miguel. Os resultados do estudo 1 acrescentam elementos ao trabalho anterior realizado por Martins (2012), sendo por isso animadores do ponto de vista do estudo das qualidades psicométricas do QCA. Não obstante apontam, também, para a importância do prosseguimento de mais estudos sobre o instrumento. No estudo 2, verifica-se que as crianças agressivas para com os seus pares apresentam rendimento escolar mais baixo do que as não agressivas e que os alunos sem reprovações apresentam maior envolvimento escolar comparativamente aos que têm reprovações. Tendo em conta que a assertividade se expressa pela afirmação de direitos, pensamentos e sentimentos do próprio, sem violar os dos outros, e se associa ao sucesso escolar, os resultados do estudo 2 parecem valorizar as implicações educativas do estudo 1.