DBIO - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
Permanent URI for this collection
Dissertação de Mestrado. Nível intermédio de uma dissertação (4 ou 5 anos de estudo). Contempla também dissertações do período pré-Bolonha para graus académicos que agora são reconhecidos como grau de mestre.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
Browse
Browsing DBIO - Dissertações de Mestrado / Master Thesis by advisor "Barreto, Maria do Carmo"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Actividades biológicas e metabolitos secundários de espécies marinhas exóticas dos AçoresPublication . Bettencourt, Ana Margarida Lemos; Barreto, Maria do Carmo; Seca, Ana Maria LoureiroNeste trabalho avaliou-se o potencial farmacológico dos extractos de algumas espécies invasoras/exóticas dos Açores, Asparagopsis armata, Asparagopsis taxiformis, Codium fragile subsp. fragile, Microscosmus squamiger, Bugula neritina, Tricellaria inopinata e Zoobotryon verticillatum, colhidos em marinas de Santa Maria (SMA) e São Miguel (SMI). [...].
- Análise das infeções por microrganismos resistentes aos Carbapenemes no Hospital do Divino Espírito SantoPublication . Taveira, Bernardete Alves; Silva, Luís Filipe Dias; Barreto, Maria do CarmoINTRODUÇÃO: A emergência e disseminação global de Enterobacteriaceae resistentes aos carbapenemes (CRE) constituem ameaças à saúde pública, estando associadas a um aumento das taxas de morbilidade e mortalidade, com particular relevância em doentes imunodeprimidos ou portadores de múltiplas patologias. Testes de sensibilidade aos antimicrobianos evidenciam um incremento de resistências destas bactérias, em virtude da variedade de mecanismos de resistência adquiridos. Em Portugal destaca-se Klebsiella pneumoniae da família das Enterobacteriaceae, associada maioritariamente a infeções urinárias. […]. RESULTADOS: Foram detetados 80 doentes, apresentando uma média de idade de 67,8 anos com ligeiro predomínio do género masculino, a maioria apresentando múltiplas patologias. Os casos foram maioritariamente associados a infeções urinárias (33,8%), mas incluindo igualmente colonizações (38,8%). Klebsiella pneumoniae foi detetada em 56,3% dos casos. Os antibióticos mais utilizados no tratamento destas infeções foram a ciprofloxacina (12,5%) e o meropenem (12,5%), tendo sido atribuída a designação de CRE a estas infeções sobretudo por resistência ao ertapenem (90%). […].
- Avaliação do potencial farmacológico de metabolitos secundários de Cystoseira abies-marinaPublication . Gouveia, Vera L. M.; Barreto, Maria do Carmo; Seca, Ana Maria LoureiroA pesquisa de Produtos Naturais com propriedades farmacológicas tem vindo a crescer, destacando-se a descoberta de moléculas vindas de organismos marinhos, que devido à sua considerável biodiversidade se reflecte em metabolitos secundários com estruturas únicas e com várias funcionalidades. Este trabalho surge no seguimento de uma investigação feita com algas do mar dos Açores, cujas actividades biológicas se mostraram promissoras. Nesta tese intitulada “Avaliação do potencial farmacológico de metabolitos secundários de Cystoseira abies-marina”, faz-se um estudo fitoquímico e determinam-se algumas actividades biológicas de compostos isolados. No capítulo I apresentam-se os objectivos e faz-se uma descrição das características da alga em estudo, bem como um pequeno resumo da literatura referente aos compostos isolados de algas do género Cystoseira. A elucidação estrutural dos cinco compostos isolados (o ácido benzóico, um composto natural já conhecido, o cystoazores A, o cystoazores B, o cystoazorona A e o cystoazorona B, meroditerpenos isolados pela primeira vez), e as actividades destes compostos (antitumoral, antioxidante, anticolinesterásica e anti-inflamatória) são apresentadas e discutidas no Capitulo II. Os resultados mostram que os compostos cystoazores A, cystoazores B e cystoazorona A apresentam actividade antitumoral, mas com baixa selectividade entre a linhagem tumoral HeLa e a linhagem não tumoral Vero usada como referência. Na actividade antioxidante, nenhum dos compostos testados apresentaram IC50 <500 μg/mL.. Os compostos mais activos como anticolinesterásicos foram o cystoazores A e B, apesar de não terem atingido 50% de inibição da enzima à concentração máxima testada (125 μg/mL). Quanto à actividade anti-inflamatória in vitro, o ácido benzóico e a cystoazorona B foram os únicos que inibiram ambas as formas da cicloxigenase (COX1 e COX2), comportando-se no entanto como pro-inflamatórios em relação à lipoxigenase 15-LOX. No capítulo III são apresentados os detalhes dos procedimentos experimentais utilizados neste trabalho de investigação.
- Biological activity screening of isolated freshwater and thermal water cyanobacteria from the AzoresPublication . Luz, Rúben Filipe Silva; Gonçalves, Vitor Manuel da Costa; Barreto, Maria do CarmoAs cianobactérias, procariotas fotossintéticos comuns em habitats lacustres, têm sido indicadas como uma importante fonte de metabolitos secundários com diversas atividades biológicas como anticancerígenas, antibacterianas, antifúngicas, anti inflamatórias, etc., conduzindo a um aumento da bioprospeção nestes organismos. Nos Açores, várias espécies de cianobactérias estão presentes em lagos e fontes termais, mas nenhuma atividade biológica foi testada até agora. Devido às condições ambientais e isolamento do arquipélago, as cianobactérias presentes nos Açores poderão possuir propriedades únicas e atividades biológicas de valor acrescentado. Neste trabalho foram recolhidas amostras de água e biofilmes de lagos e fontes termais nos Açores para a produção de culturas uni-algais de cianobactérias. O trabalho de isolamento permitiu a produção de 44 estirpes. A identificação destas estirpes permitiu enriquecer o conhecimento da flora de cianobactérias dos Açores, contribuindo no total com 12 novas espécies, para além de muitas por identificar e que provavelmente serão novas para a os Açores. Para o trabalho de bioprospecção, 20 estirpes foram selecionadas, isoladas de habitats termais e lagos, para os testes de atividade antioxidante, anti-acetilcolinesterase, antimicrobiana, de toxicidade e citotoxicidade. Todas as estirpes selecionadas apresentaram atividade em pelo menos um dos testes selecionados, com exceção da atividade antimicrobiana em que nenhuma apresentou atividade. Os resultados mais relevantes estão relacionados com os efeitos tóxicos e citotóxicos dos extratos das estirpes T07 e L30, pertencentes a cianobactérias nunca antes descritas com compostos tóxicos, mas também são de realçar as estirpes identificadas como potencial fonte de compostos com efeitos anti acetilcolinesterásico e antioxidante. Apesar do contributo significativo deste trabalho para o aumento do conhecimento sobre as cianobactérias nos Açores, os resultados mostram que as cianobactérias dos Açores continuam pouco estudadas, com uma grande diversidade taxonómica ainda por descrever. É também importante de referir as atividades aqui identificadas, que em trabalhos futuros poderão levar à elucidação estrutural de compostos com potenciais atividades na farmacologia e/ou biotecnologia.
- Chalcones : synthesis, bioactivities and biotransformationPublication . Rosa, Gonçalo Pereira; Seca, Ana Maria Loureiro; Barreto, Maria do CarmoAs calconas são compostos carbonílicos a,ß-insaturados que ocorrem na natureza e que apresentam uma ampla variedade de aplicações farmacêuticas e industriais. Devido à cada vez maior atenção que a sociedade tem mostrado pelos problemas ambientais, é altamente recomendável que sejam aplicados métodos de síntese e de transformação mais amigos do ambiente. Um dos métodos ecológicos que pode ser aplicado é a biotransformação, que recorre às capacidades das enzimas e/ou microrganismos para modificar as propriedades biológicas e físico químicas dos compostos. Todos estes factos têm estimulado um grande interesse na síntese, nas atividades biológicas e na biotransformação de calconas. Neste trabalbo, foram sintetizadas por condensação aldólica, 2'-hidroxicalconas com diferentes padrões de substituição com grupos hidroxilo e metoxilo, usando pela primeira vez hidreto de sódio (NaH) ou LiHMDS como base. O método mais eficiente para a síntese de calconas foi aquele em que NaH foi utilizado como base, mas a desproteção dos grupos hidroxilo diminui acentuadamente o rendimento final. O LiHMDS permitiu a síntese de polibidroxicalconas em apenas um passo, o que é uma vantagem, mas os rendimentos foram baixos. Os compostos sintetizados foram avaliados pelas suas atividades antioxidante, anticolinesterásica, antibacteriana e antitumoral, e foram estabelecidas relações estruturalatividade, com a 2',4',4 trihidroxicalcona a mostrar ser o composto mais ativo em termos de atividade antioxidante, anti-butirilcolinesterase e antibacteriana. A 4',7-dihidroxiflavanona inibe ambas as colinesterases, o que é bastante interessante em termos de terapia da Doença de Alzheimer. Também foi efetuada a preparação de um extrato enzimático rico em peroxidase, extraído de Brassica rapa L. bem como a otimização dos seus parâmetros operacionais. Este extrato enzimático não foi capaz de biotransformar nenhuma das calconas testadas, mas catalisa a biotransformação de acetofenonas, que são precursoras do anel aromático A das calconas. Esta biotransformação consiste na bidroxilação do C-6' numa modificação indeterminada no grupo metilo do C-2, as quais só ocorrem se o C-4' já estiver hidroxilado.
- Deteção da atividade anticancerígena de extratos usados na medicina tradicional chinesaPublication . Almeida, Ricardo Jorge Ferreira; Barreto, Maria do CarmoNas últimas décadas, as terapias direcionadas para o tratamento do cancro apontam para o desenvolvimento de uma medicina personalizada. Apesar dos avanços tecnológicos, a taxa de sobrevivência para alguns tipos de cancros avançados ou recorrentes ainda é insatisfatória, sendo nestes casos o objetivo de tratamento o prolongamento da sobrevida, com qualidade de vida. Desta forma, a procura de medicinas alternativas e complementares têm aumentado nos últimos tempos. A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é uma das medicinas complementares mais utilizadas em todo mundo em pacientes com cancro. A função terapêutica da fitoterapia é mais abrangente, permitindo reforçar e aumentar a resistência endógena do corpo perante a doença e reduzir os efeitos secundários do tratamento por quimioterapia e radioterapia. No entanto, os mecanismos de atuação da fitoterapia usada na MTC permanecem pouco compreendidos e a sua ação terapêutica ainda não foi totalmente esclarecida. O presente trabalho teve como objetivo avaliar atividades biológicas indicativas de efeito antitumoral em extratos de plantas ou preparados usados como anticancerígenos na MTC: Mentha haplocalyx (Bo He), Amomi fructus (Sha Ren), Triticum aestivum carpopsis (Fu Xiao Mai) e Fossilia ossis mastodi (Long gu). As atividades testadas foram as antioxidantes, através do método de remoção dos radicais DPPH• e ABTS•+ e pela redução do Cloreto de Ferro, as atividades antiinflamatórias pela desnaturação da albumina e inibição da protease tripsina, e as atividades antitumoral in vitro contra células A549 (carcinoma humano de pulmão). Testou-se ainda a toxicidade dos extratos contra Artemia salina. Constatou-se que os extratos de Mentha haplocalyx e Amomi fructus obtiveram atividades muito significativas em todos os ensaios que foram testados, com valores próximos dos controlos. O extrato de Mentha haplocalyx apresentou uma atividade superior ao controlo na inibição da desnaturação da albumina e teve uma atividade citotóxica muito relevante contra células tumorais A549. O extrato de Triticum aestivum carpopsis demonstrou a maior percentagem de inibição de células tumorais A549, com um valor de inibição de 94,9%, apresentando também boa atividade na proteção da desnaturação de albumina e demonstrou alguma atividade antioxidante. O extrato de Fossilia ossis mastodi apresentou atividade anti-inflamatória relevante, próxima dos valores dos restantes extratos. Contudo, demonstrou uma atividade citotóxica baixa e não foi observada nenhuma atividade antioxidante. Nenhum dos extratos provocou qualquer efeito letal sobre Artemia salina até concentração máxima testada, sugerindo que estes extratos não têm toxicidade significativa em organismos multicelulares. Estes resultados confirmam o interesse da utilização de Mentha haplocalyx e Amomi fructus como coadjuvantes no tratamento do cancro, e são promissores para uma nova perspetiva de abordagem no tratamento desta patologia.
- To what extent acute exposure to volcanic gases affects cells of the respiratory epithelium, peripheral oxygen saturation and lung funcion?Publication . Tavares, Wilson Rodrigues; Seca, Ana Maria Loureiro; Rodrigues, Armindo dos Santos; Barreto, Maria do Carmo; Garcia, Patrícia VenturaO vulcão das Furnas encontra-se localizado na parte oriental da ilha de São Miguel (Açores, Portugal), onde a actividade vulcânica é marcada por várias manifestações hidrotermais que emitem continuamente gases vulcânicos que são inalados pela população residente (exposição crónica) ou visitantes dessa freguesia (exposição aguda). Tendo em conta a atmosfera característica das Furnas e a falta de estudos sobre os efeitos causados pelos gases vulcânicos ao nível celular e os efeitos da exposição aguda aos gases vulcânicos, este estudo foi desenvolvido com o objetivo de responder a três questões: (1ª) Qual a constituição química do condensado dos gases vulcânicos das Furnas? (2ª) Quais são os efeitos resultantes da interação entre o condensado de gases vulcânicos e as células do epitélio respiratório (cells of the respiratory epithelium, abrev. CORE)? (3ª) Quais são os efeitos decorrentes de uma exposição aguda a gases vulcânicos em um grupo de voluntários, em relação à frequência cardíaca e pressão arterial, saturação periférica de oxigênio e parâmetros da função pulmonar? Os resultados mostram que o condensado das fumarolas das Furnas é maioritariamente constituído por Ca, Na, Si e K. Quanto à exposição do CORE ao condensado de fumarola, os resultados são inconclusivos. Parece que, com o aumento do tempo de exposição, as células tendem a ter mais anomalias (isto é, danos no ADN, alterações morfológicas das células), bem como mais dificuldade em proliferar e em crescer. Estes efeitos podem ter sido causados por uma exposição consecutiva a ambos os condensados, mas também podem ter sido causados pelo decorrer do tempo em si, uma vez que o passar do tempo, as células tendem a acumular erros e a perder a sua capacidade proliferativa e viabilidade inicial por elas próprias. Os resultados da oximetria, espirometria, pressão arterial e frequência cardíaca obtidos da exposição aguda de um grupo de voluntários às fumarolas mostraram que apenas a frequência cardíaca foi afetada significativamente. A diminuição do valor da frequência cardíaca desde a pré-exposição até a pós-exposição indica que a exposição à fumarola e à natureza circundante teve um efeito calmo e relaxante nos voluntários. Tanto quanto foi possível determinar, esta é a primeira vez que tal estudo foi realizado.