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- A aprendizagem cooperativa em contexto de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Sousa, Maria João Gomes; Lima, Jorge Manuel Ávila deO presente relatório foi elaborado como parte integrante das unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade dos Açores. A temática deste trabalho diz respeito à Aprendizagem Cooperativa e surgiu da necessidade de se encontrar novas estratégias de educação que garantam o desenvolvimento integral da criança, procurando acompanhar e responder às exigências provenientes da evolução da sociedade. Neste sentido, procurou-se implementar, durante os dois estágios, atividades que promovessem a cooperação e o desenvolvimento de outras competências sociais nas crianças/alunos. O objetivo de averiguar de que modo a metodologia cooperativa influencia a aprendizagem na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico foi o ponto de partida para a nossa investigação e para várias das práticas que desenvolvemos. Optamos por realizar um estudo de natureza mista: qualitativa e quantitativa, de forma a alcançarmos os objetivos propostos. A recolha de dados para a análise quantitativa teve por base um inquérito por questionário realizado a 31 pessoas, educadores e professores do 1.º Ciclo do EB. Os dados recolhidos foram tratados e analisados com recurso ao software SPSS. Relativamente à abordagem qualitativa, baseámo-nos na observação direta das práticas e realizamos duas entrevistas às cooperantes dos dois estágios, tendo procedido à análise de conteúdo dos dados recolhidos. Este estudo e a recolha de evidências no decurso da nossa prática pedagógica permitiram concluir que a aprendizagem cooperativa contribui para o desenvolvimento de competências sociais, nomeadamente um maior envolvimento das crianças na realização dos trabalhos, a partilha de responsabilidades no trabalho, o desenvolvimento da autonomia e espírito crítico, e para a motivação dos alunos para a aprendizagem. Foi também possível verificar que existe algum grau de desconhecimento técnico entre docentes quanto a esta temática e que a aprendizagem cooperativa não ocupa um lugar central nas práticas educativas realizadas por muitos deles.
- Chalcones : synthesis, bioactivities and biotransformationPublication . Rosa, Gonçalo Pereira; Seca, Ana Maria Loureiro; Barreto, Maria do CarmoAs calconas são compostos carbonílicos a,ß-insaturados que ocorrem na natureza e que apresentam uma ampla variedade de aplicações farmacêuticas e industriais. Devido à cada vez maior atenção que a sociedade tem mostrado pelos problemas ambientais, é altamente recomendável que sejam aplicados métodos de síntese e de transformação mais amigos do ambiente. Um dos métodos ecológicos que pode ser aplicado é a biotransformação, que recorre às capacidades das enzimas e/ou microrganismos para modificar as propriedades biológicas e físico químicas dos compostos. Todos estes factos têm estimulado um grande interesse na síntese, nas atividades biológicas e na biotransformação de calconas. Neste trabalbo, foram sintetizadas por condensação aldólica, 2'-hidroxicalconas com diferentes padrões de substituição com grupos hidroxilo e metoxilo, usando pela primeira vez hidreto de sódio (NaH) ou LiHMDS como base. O método mais eficiente para a síntese de calconas foi aquele em que NaH foi utilizado como base, mas a desproteção dos grupos hidroxilo diminui acentuadamente o rendimento final. O LiHMDS permitiu a síntese de polibidroxicalconas em apenas um passo, o que é uma vantagem, mas os rendimentos foram baixos. Os compostos sintetizados foram avaliados pelas suas atividades antioxidante, anticolinesterásica, antibacteriana e antitumoral, e foram estabelecidas relações estruturalatividade, com a 2',4',4 trihidroxicalcona a mostrar ser o composto mais ativo em termos de atividade antioxidante, anti-butirilcolinesterase e antibacteriana. A 4',7-dihidroxiflavanona inibe ambas as colinesterases, o que é bastante interessante em termos de terapia da Doença de Alzheimer. Também foi efetuada a preparação de um extrato enzimático rico em peroxidase, extraído de Brassica rapa L. bem como a otimização dos seus parâmetros operacionais. Este extrato enzimático não foi capaz de biotransformar nenhuma das calconas testadas, mas catalisa a biotransformação de acetofenonas, que são precursoras do anel aromático A das calconas. Esta biotransformação consiste na bidroxilação do C-6' numa modificação indeterminada no grupo metilo do C-2, as quais só ocorrem se o C-4' já estiver hidroxilado.