FEG - Faculdade de Economia e Gestão / School of Business and Economics
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Browsing FEG - Faculdade de Economia e Gestão / School of Business and Economics by advisor "Alvares, Daniela Fantoni"
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- Fomento ao turismo cinematográfico nos Açores: Um projeto concebido com a participação de stakeholders regionaisPublication . Chagas, Miguel Nobre; Alvares, Daniela FantoniO presente estudo tem por objetivo desenvolver um trabalho de projeto, concebido de forma participada com stakeholders regionais do setor cinematográfico/vídeo, para o fomento do turismo cinematográfico na Região Autónoma dos Açores (RAA), com o intuito de potencializar os benefícios deste segmento no arquipélago. Os procedimentos metodológicos adotados foram os seguintes: partiu do enquadramento teórico e da identificação dos stakeholders regionais dos setores cinematográfico/videográfico: Atores, Produtores, Realizadores, Escritores/Guionistas, Técnicos de Som/Luz, Encenador e Diretor. Na sequência, aplicou-se o método do design thinking, a partir da realização de entrevistas com 12 stakeholders regionais e da promoção de oficina de planeamento com 7 stakeholders. A partir das ideias e sugestões destes, assim como dos insights surgidos das questões abordadas por estes, foi elaborado um projeto de turismo cinematográfico a ser desenvolvido nos Açores. As propostas apresentadas no projeto são (i) criação de um website que apresente o destino Açores e seu potencial para a indústria cinematográfica; (ii) elaboração de uma curta-metragem para atrair realizadores de cinema/vídeo para os Açores; (iii) conceção de roteiros turísticos com foco no turismo cinematográfico; (iv) definição de linhas mestras para programas de qualificação de recursos humanos e (v) elaboração de propostas governamentais de atração. O presente projeto pode ser utilizado como ferramenta para incremento do turismo cinematográfico na RAA, além de ser um aliado para a aproximação de stakeholders regionais do cinema/vídeo e potenciais investidores externos. Desta forma, este projeto tem potencial para contribuir com o desenvolvimento regional dos Açores, a partir da dinamização deste segmento turístico e incremento do setor cinematográfico.
- A inovação no turismo: Uma perspetiva do seu impacto na gestão, valorização e sustentabilidade das unidades de alojamento turístico na Ilha de São MiguelPublication . Mendes, José Tiago Matos; Alvares, Daniela Fantoni; Couto, João Pedro AlmeidaNeste estudo, dedicado à inovação no turismo e às suas tendências atuais avaliou-se a implementação dos seguintes vetores de inovação, neste setor: a estratégia de revenue management; as táticas de marketing digital; as práticas de sustentabilidade ambiental; e o recurso a parcerias estratégicas e redes colaborativas. Além de se questionar o conceito de inovação no turismo e se ter realizado uma revisão de literatura, que procurou problematizar este conceito e alguns vetores que lhe estão associados, quisemos avaliar o contributo dos referidos vetores de inovação para o desenvolvimento dos negócios e do turismo na Ilha de São Miguel, nos Açores, especificamente no âmbito de projetos de hotelaria não tradicional. A nossa principal pergunta de partida estudo pode ser resumida nos seguintes termos: Como é que a inovação tem sido implementada em recentes projetos de hotelaria não tradicional em São Miguel? Para responder a esta questão, além da já referida revisão de literatura, procedemos a um estudo de casos múltiplos, com recurso a entrevistas e a outros métodos complementares, tendo sido estudados seis projetos de hotelaria não tradicional desenvolvidos nos últimos 10 anos e de tipologia heterogénea, na ilha de São Miguel, nos Açores. Concluímos que a adoção de inovação, que é concebida pelos projetos em estudo fundamentalmente numa aceção tecnológica e material, tende nestas unidades a depender de duas variáveis: a existência de programas de financiamento que incentivem essa inovação, por um lado, e a certeza de um retorno financeiro sobre a sua implementação, por outro. Tendências como a presença digital, a participação nas redes sociais e a adoção de software de revenue management são rapidamente seguidas, mas sem que exista, na maioria dos projetos, o investimento numa verdadeira estratégia.
- A promoção turística dos destinos no contexto pós-pandémicoPublication . Costa, Alexandre Miguel Botelho da; Alvares, Daniela Fantoni; Tiago, Maria Teresa Pinheiro de Melo BorgesA pandemia de Covid-19 desencadeou uma série de medidas de precaução a nível mundial, incluindo quarentenas que restringiram as deslocações. O setor do turismo, intrinsecamente dependente da mobilidade de pessoas, enfrentou um desafio inédito, que exigiu, consequentemente, adaptação e evolução de toda a indústria associada. As DMOs (Destination Marketing Organization), que lideram o marketing dos destinos, foram impelidas a ajustar a sua estratégia de formas distintas, mas com o mesmo intuito. Procuraram cativar os turistas, fomentando a vontade de viajar e cultivando a esperança de explorar novos destinos, quando as restrições de viagem fossem extintas. Este estudo procurou compreender as diferenças entre os elementos das campanhas turísticas, criadas pelas DMOs, comparando campanhas semelhantes de vídeo, publicadas em ambas as fases, do pré-Covid e pós-Covid-19, em destinos sem e com certificações sustentáveis diferentes. Para se compreender melhor que evolução comunicacional, foram analisadas as imagens, as palavras-chave e nível emocional do conteúdo existente nas páginas oficiais. Os resultados mostram que a comunicação passou a conter mais material publicitário, como logotipos das organizações e parceiros, bem como texto promocional. A estes acrescem mais elementos relacionados com a hotelaria. Contudo, poucas alterações se verificaram ao nível dos elementos de comunicação sustentável e de saúde e higiene. Denota-se, também, uma maior utilização de palavras-chave com conotação positiva nos canais próprios das DMOs. Porém alguns destinos apresentam conotações sentimentais negativas, devido a eventos históricos, como os países asiáticos, devido à origem chinesa do surto do Covid, e a Islândia, devido ao histórico de erupções vulcânicas. Este trabalho permite aos DMOs avaliaram o seu posicionamento, mas deixa por investigar algumas áreas que poderão ser exploradas em futuros trabalhos.
- A Sustentabilidade económica no setor da Construção: Estudo de caso da empresa Reis, Pacheco e Moura, Lda.Publication . Silva, Filipa Costa; Sousa, Áurea Sandra Toledo; Alvares, Daniela FantoniA sustentabilidade tornou-se uma questão presente, desde nas tarefas mais simples do dia-a-dia aos projetos e estudos elaborados pelas empresas das mais variadas áreas, inclusive no setor da Construção Civil. Neste estudo, procedeu-se à análise da variação do custo de habitações novas, tendo em conta a variação dos fatores de produção no mercado, bem como no caso da empresa Reis, Pacheco & Moura, Lda., através de uma amostra de 12 orçamentos adjudicados entre 2019 e 2021 e estimados para 2022. A análise da variação foi realizada por comparação dos valores da variação e peso no orçamento das rubricas. No período de referência da amostra, verificou-se um aumento da variação do custo de construção de habitação nova. Para além disso, as rubricas do orçamento que mais pesaram na taxa de variação foram a Estrutura de LSF (Light Steel Frame), as Carpintarias, as Caixilharias e as Paredes Divisórias. O peso dessas rubricas deve-se ao aumento registado no mercado do custo do aço, alumínio, madeira e aglomerados de madeira. A evidência mostra que a empresa, no geral, segue práticas sustentáveis em termos não só económicos, mas também ambientais, havendo espaço para melhorias.
- Transformação digital do turismo nos Açores: Uma análise dos alojamentos locaisPublication . Santos, Ana Sofia Maia; Alvares, Daniela Fantoni; Ross, David Olinga CliffordO presente estudo foca-se na análise do grau de transformação digital no setor do alojamento turístico na Região Autónoma dos Açores, nomeadamente, alojamentos locais, e permite avaliar implicações, motivações e ferramentas digitais aplicadas. O panorama digital dos investimentos tem vindo a crescer, na realidade empresarial, e o setor turístico é um dos segmentos onde se verificou um maior crescimento. Neste sentido, pretende-se averiguar sobre o grau do fenómeno nos Açores e quais foram as componentes que influenciaram este processo na totalidade. Selecionou-se o questionário para a recolha de dados, deste trabalho, para proceder com o desenvolvimento metodológico do estudo. Este questionário obteve resposta de 185 gerentes de alojamentos locais e permitiu fazer uma avaliação acessível e direta das principais motivações, dificuldades e grau desta transformação experienciada nestas pequenas e médias empresas. Recorreu-se a uma regressão para estudar o grau de transformação digital nos Açores e foi analisada a correlação entre determinadas variáveis recolhidas neste estudo. Realizou-se, ainda, uma análise de Clusters para categorizar os gestores de alojamentos locais da região para averiguar sobre a sua utilização de ferramentas, dificuldades encontradas e incentivos utilizados no processo de digitalização. Foi possível aferir por este estudo que a transformação digital dos alojamentos locais nos Açores, efetivamente, está a tornar-se significativa e que podemos categorizar os gestores desta área no investimento digital consoante determinadas características como ferramentas digitais e utilização de incentivos para este processo. As ferramentas digitais encontram-se a aumentar e a diversificar-se apesar de ainda existirem áreas que precisam de mais foco na transição digital.