Browsing by Issue Date, starting with "2024-04-22"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Sem-abrigo no feminino: o impacto da desigualdade de género na construção da situação de sem-abrigo na ilha de São MiguelPublication . Dias, Joana Paiva; Medeiros, Pilar Damião de; Soares, Daniela Almeida de Medeiros de SousaEsta investigação tem como objetivo estudar a realidade das mulheres em situação de sem-abrigo na ilha de São Miguel, numa perspetiva de género. Ao longo desta investigação notou-se que existe uma bibliografia extensa sobre o fenómeno da situação de sem-abrigo numa escala generalizada, contudo esta não dá tanta ênfase à questão de género, uma vez que o perfil de uma pessoa em situação de sem-abrigo é masculino. Deste modo, considerou-se pertinente estudar a realidade destas mulheres, não só porque a sua realidade é menos conhecida, invisível e mais vulnerável comparativamente aos homens, onde o peso da desigualdade de género merece e deve ser investigado, como também existe uma lacuna de estudos nos Açores sobre a realidade das mulheres em situação de sem-abrigo e sobre a forma como a desigualdade de género poderá conduzi-las a esta situação. A teoria central desta investigação é a Teoria do Reconhecimento na perspetiva de Nancy Fraser, uma vez que a autora relaciona reconhecimento e género. A abordagem metodológica utilizada é de foco qualitativo com recurso à entrevista e com enfoque nas trajetórias e experiências de vida das entrevistadas.
- Digital Branding Co-Creation in the Airline IndustryPublication . Almeida, Fernando Emanuel Lopes de; Tiago, Flávio Gomes Borges; Tiago, Maria Teresa Pinheiro de Melo BorgesOs responsáveis de marketing detiveram, durante muitos anos, o controlo exclusivo sobre a marca. Mas, na atualidade, as comunidades onde os utilizadores expressam as suas opiniões sobre as marcas criam um paradigma onde o consumidor assume um papel ativo na criação da imagem da marca. Através da expressão das suas opiniões em diversos fóruns online, de atuação simultânea dos dois tipos de interveniente, produz-se um processo de cocriação. Apesar do interesse no tema da cocriação da personalidade da marca, são escassos os estudos no setor da aviação comercial, procurando este trabalho contribuir de forma exploratória para o conhecimento deste processo neste setor. A avaliação da imagem cocriada online é efetuada a partir das avaliações expressas no TripAdvisor, utilizadas para a aplicação do modelo de personalidade de Aaker, para identificar as dimensões da personalidade que caracterizam as companhias aéreas. Foram selecionadas seis das dez companhias mais bem classificadas pelo SKYTRAX e recolhidas as avaliações efetuadas pelos clientes, entre janeiro de 2018 e agosto de 2023, posteriormente analisadas com recurso à aplicação WordStat 9.0. A dimensão Sinceridade surge como a mais relevante na globalidade das companhias e ao longo do período selecionado. Quando isolada a classe de viagem, a dimensão Sofisticação assumiu o maior relevo para os clientes a viajar em Primeira Classe. Estes resultados sugerem que a personalidade da marca pode ser comunicada de forma diferente e coloca às companhias aéreas o desafio de avaliarem a imagem e identidade da marca e alinhá-las. A adoção do Google-Bard neste trabalho não só pode ser percebida como uma limitação, mas também pode levantar questões sobre o papel que a inteligência artificial pode desempenhar na cocriação das marcas no futuro.
- Empreender nos Açores: Oportunidades e desafiosPublication . Costa, Rodrigo Botelho; Alvares, Daniela Fantoni; Couto, João Pedro AlmeidaNos últimos anos, os Açores têm vindo a se projetar no cenário internacional, ganhando maior visibilidade e cativando o interesse não só de visitantes, mas também de vários investidores, que percecionam a região como um local privilegiado para se empreender. A presente investigação foi elaborada com o propósito de identificar as oportunidades e desafios de se empreender nos Açores, com o intuito de compreender como é empreender nesta região. Neste âmbito, foi desenvolvida uma análise do ecossistema empreendedor açoriano, identificando singularidades e idiossincrasias. Este estudo, de natureza exploratória e descritiva, seguiu o método de investigação qualitativo, com dados obtidos através de entrevistas semiestruturadas. Foram elaborados cinco casos de estudo, resultantes de entrevistas a cinco empreendedores, que optaram por sediar as suas empresas na Região Autónoma dos Açores. Procurou-se abranger entrevistados com diferentes perfis para que se contemplasse diversas perspetivas. Verifica-se alguma homogeneidade nas opiniões dadas pelos empreendedores entrevistados, muitos partilhando da mesma ideia sobre oportunidades e desafios. Os resultados obtidos apontam para oportunidades de negócio disponíveis, existindo fatores benéficos como é o caso dos apoios públicos ao investimento com elevadas taxas de incentivo a fundo perdido, a elevada qualidade das matérias-primas e dos produtos açorianos, a qualidade de vida existente, o destaque da região a nível internacional, a localização geográfica, o fuso-horário e os benefícios fiscais. No que concerne aos desafios, é fortemente destacado, pelos empreendedores, a escassa mão de obra disponível, o excesso de burocracia, a insularidade e a baixa cultura empreendedora dos açorianos. Conclui-se, então, que os empreendedores entrevistados ressaltam o potencial económico da região, em que as oportunidades superam os desafios e, em comum acordo, recomendam os Açores como o sítio indicado para se investir e empreender.