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- Sem-abrigo no feminino: o impacto da desigualdade de género na construção da situação de sem-abrigo na ilha de São MiguelPublication . Dias, Joana Paiva; Medeiros, Pilar Damião de; Soares, Daniela Almeida de Medeiros de SousaEsta investigação tem como objetivo estudar a realidade das mulheres em situação de sem-abrigo na ilha de São Miguel, numa perspetiva de género. Ao longo desta investigação notou-se que existe uma bibliografia extensa sobre o fenómeno da situação de sem-abrigo numa escala generalizada, contudo esta não dá tanta ênfase à questão de género, uma vez que o perfil de uma pessoa em situação de sem-abrigo é masculino. Deste modo, considerou-se pertinente estudar a realidade destas mulheres, não só porque a sua realidade é menos conhecida, invisível e mais vulnerável comparativamente aos homens, onde o peso da desigualdade de género merece e deve ser investigado, como também existe uma lacuna de estudos nos Açores sobre a realidade das mulheres em situação de sem-abrigo e sobre a forma como a desigualdade de género poderá conduzi-las a esta situação. A teoria central desta investigação é a Teoria do Reconhecimento na perspetiva de Nancy Fraser, uma vez que a autora relaciona reconhecimento e género. A abordagem metodológica utilizada é de foco qualitativo com recurso à entrevista e com enfoque nas trajetórias e experiências de vida das entrevistadas.
- Digital Branding Co-Creation in the Airline IndustryPublication . Almeida, Fernando Emanuel Lopes de; Tiago, Flávio Gomes Borges; Tiago, Maria Teresa Pinheiro de Melo BorgesOs responsáveis de marketing detiveram, durante muitos anos, o controlo exclusivo sobre a marca. Mas, na atualidade, as comunidades onde os utilizadores expressam as suas opiniões sobre as marcas criam um paradigma onde o consumidor assume um papel ativo na criação da imagem da marca. Através da expressão das suas opiniões em diversos fóruns online, de atuação simultânea dos dois tipos de interveniente, produz-se um processo de cocriação. Apesar do interesse no tema da cocriação da personalidade da marca, são escassos os estudos no setor da aviação comercial, procurando este trabalho contribuir de forma exploratória para o conhecimento deste processo neste setor. A avaliação da imagem cocriada online é efetuada a partir das avaliações expressas no TripAdvisor, utilizadas para a aplicação do modelo de personalidade de Aaker, para identificar as dimensões da personalidade que caracterizam as companhias aéreas. Foram selecionadas seis das dez companhias mais bem classificadas pelo SKYTRAX e recolhidas as avaliações efetuadas pelos clientes, entre janeiro de 2018 e agosto de 2023, posteriormente analisadas com recurso à aplicação WordStat 9.0. A dimensão Sinceridade surge como a mais relevante na globalidade das companhias e ao longo do período selecionado. Quando isolada a classe de viagem, a dimensão Sofisticação assumiu o maior relevo para os clientes a viajar em Primeira Classe. Estes resultados sugerem que a personalidade da marca pode ser comunicada de forma diferente e coloca às companhias aéreas o desafio de avaliarem a imagem e identidade da marca e alinhá-las. A adoção do Google-Bard neste trabalho não só pode ser percebida como uma limitação, mas também pode levantar questões sobre o papel que a inteligência artificial pode desempenhar na cocriação das marcas no futuro.