DED - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
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Dissertação de Mestrado. Nível intermédio de uma dissertação (4 ou 5 anos de estudo). Contempla também dissertações do período pré-Bolonha para graus académicos que agora são reconhecidos como grau de mestre.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
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Browsing DED - Dissertações de Mestrado / Master Thesis by advisor "Alvares, Daniela Fantoni"
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- Empreender nos Açores: Oportunidades e desafiosPublication . Costa, Rodrigo Botelho; Alvares, Daniela Fantoni; Couto, João Pedro AlmeidaNos últimos anos, os Açores têm vindo a se projetar no cenário internacional, ganhando maior visibilidade e cativando o interesse não só de visitantes, mas também de vários investidores, que percecionam a região como um local privilegiado para se empreender. A presente investigação foi elaborada com o propósito de identificar as oportunidades e desafios de se empreender nos Açores, com o intuito de compreender como é empreender nesta região. Neste âmbito, foi desenvolvida uma análise do ecossistema empreendedor açoriano, identificando singularidades e idiossincrasias. Este estudo, de natureza exploratória e descritiva, seguiu o método de investigação qualitativo, com dados obtidos através de entrevistas semiestruturadas. Foram elaborados cinco casos de estudo, resultantes de entrevistas a cinco empreendedores, que optaram por sediar as suas empresas na Região Autónoma dos Açores. Procurou-se abranger entrevistados com diferentes perfis para que se contemplasse diversas perspetivas. Verifica-se alguma homogeneidade nas opiniões dadas pelos empreendedores entrevistados, muitos partilhando da mesma ideia sobre oportunidades e desafios. Os resultados obtidos apontam para oportunidades de negócio disponíveis, existindo fatores benéficos como é o caso dos apoios públicos ao investimento com elevadas taxas de incentivo a fundo perdido, a elevada qualidade das matérias-primas e dos produtos açorianos, a qualidade de vida existente, o destaque da região a nível internacional, a localização geográfica, o fuso-horário e os benefícios fiscais. No que concerne aos desafios, é fortemente destacado, pelos empreendedores, a escassa mão de obra disponível, o excesso de burocracia, a insularidade e a baixa cultura empreendedora dos açorianos. Conclui-se, então, que os empreendedores entrevistados ressaltam o potencial económico da região, em que as oportunidades superam os desafios e, em comum acordo, recomendam os Açores como o sítio indicado para se investir e empreender.
 - Fomento ao turismo cinematográfico nos Açores: Um projeto concebido com a participação de stakeholders regionaisPublication . Chagas, Miguel Nobre; Alvares, Daniela FantoniO presente estudo tem por objetivo desenvolver um trabalho de projeto, concebido de forma participada com stakeholders regionais do setor cinematográfico/vídeo, para o fomento do turismo cinematográfico na Região Autónoma dos Açores (RAA), com o intuito de potencializar os benefícios deste segmento no arquipélago. Os procedimentos metodológicos adotados foram os seguintes: partiu do enquadramento teórico e da identificação dos stakeholders regionais dos setores cinematográfico/videográfico: Atores, Produtores, Realizadores, Escritores/Guionistas, Técnicos de Som/Luz, Encenador e Diretor. Na sequência, aplicou-se o método do design thinking, a partir da realização de entrevistas com 12 stakeholders regionais e da promoção de oficina de planeamento com 7 stakeholders. A partir das ideias e sugestões destes, assim como dos insights surgidos das questões abordadas por estes, foi elaborado um projeto de turismo cinematográfico a ser desenvolvido nos Açores. As propostas apresentadas no projeto são (i) criação de um website que apresente o destino Açores e seu potencial para a indústria cinematográfica; (ii) elaboração de uma curta-metragem para atrair realizadores de cinema/vídeo para os Açores; (iii) conceção de roteiros turísticos com foco no turismo cinematográfico; (iv) definição de linhas mestras para programas de qualificação de recursos humanos e (v) elaboração de propostas governamentais de atração. O presente projeto pode ser utilizado como ferramenta para incremento do turismo cinematográfico na RAA, além de ser um aliado para a aproximação de stakeholders regionais do cinema/vídeo e potenciais investidores externos. Desta forma, este projeto tem potencial para contribuir com o desenvolvimento regional dos Açores, a partir da dinamização deste segmento turístico e incremento do setor cinematográfico.
 - Impacto das políticas públicas de turismo: O caso dos AçoresPublication . Pacheco, Mafalda da Silva; Alvares, Daniela FantoniA presente dissertação tem como objetivo analisar políticas públicas de turismo implementadas na Região Autónoma dos Açores, sublinhando a relevância do setor turístico como motor fundamental para o desenvolvimento socioeconómico da região. O crescimento turístico acentuado suscita a necessidade de estratégias bem delineadas, que maximizem o potencial turístico da região e estejam em consonância com o desenvolvimento sustentável. Esta investigação exploratória de base quantitativa, com a realização de caso de estudo, partiu da revisão de literatura e análise documental, seguida da realização de inquérito por questionário a residentes nos Açores, totalizando 101 respondentes. Foram analisadas duas iniciativas: o programa "Viver os Açores", que visa promover o turismo interno e fomentar a economia regional, e a "Tarifa Açores", que torna o transporte aéreo mais acessível para residentes. Além disso, procedeu-se a uma reflexão sobre o Plano de Ordenamento Turístico da Região Autónoma dos Açores (POTRAA), que estabelece diretrizes para o desenvolvimento sustentável; e o Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores (PEMTA), que define estratégias para qualificar e expandir a oferta turística. Esta pesquisa permitiu evidenciar os impactos económicos e sociais resultantes das iniciativas implementadas, sendo que a "Tarifa Açores" foi a política que teve um maior impulso na mobilidade interna, evidenciando um efeito positivo na coesão regional. Somado ao programa "Viver os Açores", o qual também demostrou resultados positivos, embora alguns inquiridos tenham sugerido melhorias relativas à acessibilidade do programa, assim como a diminuição da burocracia. Os dados demonstram que as políticas públicas têm contribuído para o crescimento do turismo e a recuperação pós-pandemia. Por fim, destaca-se que a análise de políticas públicas implementadas nos Açores permite avaliar a eficácia das medidas adotadas, com a proposição de recomendações para direções futuras, visando não apenas o crescimento do setor do turismo, mas também a sua viabilidade a longo prazo. Contudo, permanece crucial monitorizar e ajustar as estratégias para assegurar que todas as ilhas se beneficiem de forma equilibrada destas iniciativas.
 - A promoção turística dos destinos no contexto pós-pandémicoPublication . Costa, Alexandre Miguel Botelho da; Alvares, Daniela Fantoni; Tiago, Maria Teresa Pinheiro de Melo BorgesA pandemia de Covid-19 desencadeou uma série de medidas de precaução a nível mundial, incluindo quarentenas que restringiram as deslocações. O setor do turismo, intrinsecamente dependente da mobilidade de pessoas, enfrentou um desafio inédito, que exigiu, consequentemente, adaptação e evolução de toda a indústria associada. As DMOs (Destination Marketing Organization), que lideram o marketing dos destinos, foram impelidas a ajustar a sua estratégia de formas distintas, mas com o mesmo intuito. Procuraram cativar os turistas, fomentando a vontade de viajar e cultivando a esperança de explorar novos destinos, quando as restrições de viagem fossem extintas. Este estudo procurou compreender as diferenças entre os elementos das campanhas turísticas, criadas pelas DMOs, comparando campanhas semelhantes de vídeo, publicadas em ambas as fases, do pré-Covid e pós-Covid-19, em destinos sem e com certificações sustentáveis diferentes. Para se compreender melhor que evolução comunicacional, foram analisadas as imagens, as palavras-chave e nível emocional do conteúdo existente nas páginas oficiais. Os resultados mostram que a comunicação passou a conter mais material publicitário, como logotipos das organizações e parceiros, bem como texto promocional. A estes acrescem mais elementos relacionados com a hotelaria. Contudo, poucas alterações se verificaram ao nível dos elementos de comunicação sustentável e de saúde e higiene. Denota-se, também, uma maior utilização de palavras-chave com conotação positiva nos canais próprios das DMOs. Porém alguns destinos apresentam conotações sentimentais negativas, devido a eventos históricos, como os países asiáticos, devido à origem chinesa do surto do Covid, e a Islândia, devido ao histórico de erupções vulcânicas. Este trabalho permite aos DMOs avaliaram o seu posicionamento, mas deixa por investigar algumas áreas que poderão ser exploradas em futuros trabalhos.
 
