Repository logo
 
Publication

Tradição, modernidade e crise nas transições para o mundo do trabalho : persistências e transformações entre os jovens açorianos

dc.contributor.authorDiogo, Fernando
dc.contributor.authorSilva, Osvaldo
dc.contributor.authorPalos, Ana Cristina
dc.date.accessioned2017-05-29T09:44:22Z
dc.date.available2017-05-29T09:44:22Z
dc.date.issued2016
dc.descriptionIª Conferência Ibérica de Sociologia da Educação, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 9 a 11 de Julho de 2015.pt_PT
dc.description.abstractA experiência escolar dos jovens tem mudado, não só sendo mais prolongada, mas também marcada pela competição, pelo cálculo e pelas estratégias, configurando uma relação dos jovens com a escola de natureza utilitarista (Dubet, 1991) ou instrumental (Barrère, 1997). Esta torna-se um denominador comum na multiplicidade de experiências escolares dos jovens, que, por seu turno, continuam a ser fortemente estruturadas por desigualdades educativas (Duru-Bellat, 2003; Teese et al., 2007; Zanten, 2005), em contínua reconfiguração, no quadro de uma oferta de ensino crescentemente complexa e concorrencial. Em Portugal, onde as desigualdades são um problema estrutural, a situação de crise dos últimos anos, agudizada a partir de 2008, aumentou o desemprego e a precarização do emprego, intensificando a incerteza dos jovens relativamente ao futuro. Contudo, não são, ainda, bem conhecidos os seus efeitos ao nível da experiência escolar. Nesta comunicação iremos analisar alguns indicadores relativos à experiência escolar dos jovens dos Açores, uma região mesclada de modernidade e de tradição, de uma forma especialmente vincada. São analisados os jovens açorianos numa faixa etária mais alargada (15-34 anos) e a partir de uma amostra representativa dos Açores (N = 1485) (Gonçalves et al., 2010). Recorre-se à análise das correspondências múltiplas, complementada por análise de clusters, identificando os principais eixos que estruturam os percursos escolares dos jovens e, com base nestes, construiu-se uma tipologia, com perfis distintos. Mostra-se que os jovens agrupados nos diversos perfis atribuem sentidos diferentes à escolarização, remetendo para referências culturais e valores distintos. Assim, são valorizados sentidos de natureza mais instrumental, mas também significados que se inscrevem em universos culturais pós-materialistas (Inglehart, 1995 cit. por Ramos, 2000). Entre estes dois pólos mais definidos, encontram-se os jovens que aderem à escolaridade de uma forma desimplicada.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The school experience of young people has been changing, not only being longer, but also being marked by competition, calculation and strategies, setting up a relationship of young people to the school of utilitarian nature (Dubet, 1991) or instrumental (Barrere, 1997). This becomes a common denominator in the multitude of school experiences of young people who, in tum, continue to be highly structured by educational inequalities (Duru-Bellat, 2003; Teese et al., 2007; Zanten, 2005), in continuous reconfiguration in the context of an increasingly complex and competitive educational opportunities. ln Portugal, where the inequalities are a structural problem, the last crisis, worsened from 2008, increased unemployment and job insecurity, increasing the uncertainty of young people regarding the future. However, its effects on the school experience of young people aren't yet well known. ln this communication we will examine some indicators on school experience of young people in the Azores, a region marked by modernity and tradition, in a particularly stark way. Azorean youngsters as a broader age group (15-34 years) are analyzed from a representative sample of the Azores (N = 1485) (Gonçalves et al., 2010). We use multiple correspondences analysis, complemented by cluster analysis, identifying different profiles and youth subprofiles about the relationship to schoollife. It is shown that the various profiles ascribe different meanings to schooling referring to cultural references and distinct values. So, meanings of more instrumental nature are valued, together with meanings placed in post-materialist cultural universes (Inglehart, 1995 cit. by Ramos, 2000). Between these two more specific poles, some young people are joining education in a unengaged way.en
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationDiogo, Fernando; Silva, Osvaldo; Palos, Ana C. (2016). "Tradição, modernidade e crise nas transições para o mundo do trabalho: persistências e transformações entre jovens açorianos". In Mariana Gaio Alves… [et al.] (eds.), Iª Conferência Ibérica de Sociologia da Educação «A educação na europa do sul. Constrangimentos e desafios em tempos incertos», Lisboa: FSCH-UNL, pp. 689-712.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-678-412-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/4187
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherFaculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.aps.pt/cms/docs_prv/docs/DPR45f990cfec622_1.pdfpt_PT
dc.subjectPerfis de Jovenspt_PT
dc.subjectSentidos Atribuídos à Escolapt_PT
dc.subjectTrajetórias Escolarespt_PT
dc.subjectAçorespt_PT
dc.subjectMeanings Ascribed to Schoolpt_PT
dc.subjectSchool Trajectoriesen
dc.subjectYouth Profilesen
dc.subjectAzoresen
dc.titleTradição, modernidade e crise nas transições para o mundo do trabalho : persistências e transformações entre os jovens açorianospt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/UID%2FSOC%2F04647%2F2013/PT
oaire.citation.conferencePlaceLisboa, Portugalpt_PT
oaire.citation.endPage712pt_PT
oaire.citation.startPage689pt_PT
oaire.citation.titleI.ª Conferência Ibérica de Sociologia da Educaçãopt_PT
oaire.fundingStream5876
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isProjectOfPublication4484854b-ac26-43a5-b489-765e7acc0393
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery4484854b-ac26-43a5-b489-765e7acc0393

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
1aCISE_FD_OS_ACP_2015.pdf
Size:
14.18 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Capa+Indice I Conferencia Iberica Sociologia Educacao.pdf
Size:
633.99 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: