Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 7 of 7
  • The gastronomy essence in cultural valorization : the case of Slow Food in the Azores
    Publication . Viveiros, Carolina da Conceição Matos; Moniz, Ana Isabel Arruda; Mendes, Armando B.
    O Slow Food é um movimento internacional que valoriza os produtos alimentares tradicionais, artesanais e locais. Privilegia a culinária na sua origem, relacionando-a com os hábitos e cultura de um povo. Preserva a biodiversidade e a sustentabilidade do mundo rural, defendendo o prazer de uma experiência gastronómica. É um movimento que surge como expressão alternativa do fast food, mas ainda sem registo nos Açores. Este projeto promove a sua implementação nesta Região, com o aproveitamento dos recursos naturais, culturais, gastronómicos e tradicionais que tanto a valorizam. Tem por base a incrementação do valor da identidade gastronómica e cultural do arquipélago, potenciando o seu sector turístico. Foram efetuados inquéritos a Chefs, empresários, outros agentes e pessoas singulares ligadas à restauração e à gastronomia local, para complementar o estudo de implementação deste conceito nos Açores. Os resultados demonstram que a maioria dos inquiridos já tem algum conhecimento da filosofia Slow Food, abordam o tema com entusiasmo e reconhecem ser uma experiência diferenciadora que valorizará a oferta turística. O Slow Foodvisa atingir um nicho de mercado sensibilizado pela procura de produtos turísticos naturais, representando simultaneamente uma fuga aos destinos massificados, na procura do sossego e tranquilidade que a natureza pode oferecer.
  • Ser Humano em plena revolução industrial 4.0
    Publication . Mendes, Armando B.
    […]. Um recente relatório da Deloitte intitulado “Forces of Change: Industry 4.0” descreve a Indústria 4.0 como: “promessa de uma nova revolução industrial que combina técnicas avançadas de produção e operações com tecnologias digitais inteligentes para criar uma empresa digital que não só é ligada e autónoma, mas também pode comunicar, analisar e usar dados para impulsionar a inteligência, usada como a capacidade de compreender o cliente e de decidir em função do conhecimento adquirido, conduzindo à ação no mundo físico”. O aspeto principal da Indústria 4.0 é a fusão de dois mundos: o físico e o digital. O mundo da Indústria 4.0 traduz-se na manutenção preditiva, otimização de inventário, garantia de qualidade e otimização da cadeia logística. […].
  • Temas cruzados : pensamentos interligados
    Publication . Mendes, Armando B.; Sousa, Áurea; Melo, Helena; Nunes, Jerónimo; Martins, Maria do Carmo; Silva, Osvaldo; Medeiros, Paulo
    Esta obra de divulgação científica, da autoria de sete professores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade dos Açores, resulta da compilação de textos originalmente publicados no jornal Correio dos Açores, que se enquadram em variados temas: Robôs, indústria 4.0, blockchain, sistemas de recomendação e privacidade, O ensino, a aprendizagem e a utilização da Estatística: da teoria à prática, Números admiráveis, Origem e evolução da Internet, Mulheres na Matemática: do preconceito à igualdade intelectual, À descoberta do interesse da Estatística no nosso dia a dia e Fotografias que mudaram o mundo. Tem como objetivo sensibilizar o público em geral para a importância da ciência na sociedade e estimular o interesse pela atividade científica.
  • Facebook vs Moodle no apoio ao ensino fora das aulas
    Publication . Mendes, Armando B.; Rego, Isabel Estrela; Gomes, Luís Mendes; Guerra, Hélia
    […]. Neste trabalho pretendemos compreender o papel do Facebook e do Moodle, como ferramentas de apoio as atividades de aprendizagem fora da sala de aula. Para isso, conduzimos um estudo por inquérito com uma amostra de estudantes das licenciaturas de Informática - Redes e Multimédia e de Psicologia da Universidade dos Açores. Escolhemos estes cursos de licenciatura na expectativa de encontrar diferenças significativas nas formas e na frequência da utilização das ferramentas para as atividades de aprendizagem, tendo em conta as respetivas áreas científicas de formação. […].
  • Três por sete : três temas, sete pensamentos
    Publication . Mendes, Armando B.; Sousa, Áurea; Melo, Helena; Nunes, Jerónimo; Martins, Maria do Carmo; Silva, Osvaldo; Medeiros, Paulo
    Esta obra de divulgação científica, da autoria de sete professores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade dos Açores, resulta da compilação de textos originalmente publicados no jornal Correio dos Açores, que se enquadram em temas diversificados: Os dados de todas as coisas, A Estatística e as Tecnologias de Informação e Comunicação no âmbito da investigação Científica, Geometria – arte e criatividade, A segurança informática, A versatilidade da Matemática, A relevância da Estatística nas Ciências Sociais e Humanas e A Matemática e a fotografia. Tem como objetivo sensibilizar o público em geral para a importância da ciência na sociedade e estimular o interesse pela atividade científica.
  • Influência da política de combate às alterações climáticas no rendimento do agricultor açoriano
    Publication . Mendes, Armando B.; Silva, Emiliana; Rosa, Henrique José Duarte
    As mudanças climáticas, bem como a segurança alimentar são alvos da politica ambiental da União Europeia para os próximos anos. A recente proposta de política agrícola visa a integração e implementação da política ambiental e acrescenta uma nova medida: o “greening”. Esta medida quantifica as áreas de diversidade, como floresta e de pastagem permanente. […]. As diferentes politicas em discussão na europa, estudadas por Perez Dominguez et al. num trabalho apresentado em 2012), conduzem todas elas a elevadas reduções nas emissões de metano. Para Portugal, a aplicação de uma taxa por tonelada de emissão, seria a medida com maior impacto económico. O trabalho descrito neste texto apoia-se nestes resultados para avaliar as consequências de tais reduções no rendimento do produtor de leite na RAA. […].
  • Uso de Ontologias num Repositório de OAs sobre o Mar
    Publication . Mendes, Armando B.; Cascalho, José Manuel; Behr, André
    A aprendizagem digital, apoiada em diferentes tecnologias e metodologias, permite o uso e reuso de elementos de ensino ou recursos de aprendizagem a que chamamos Objetos de Aprendizagem (OAs). Este tipo de recursos digitais tem tido um aumento de procura e utilização ao longo dos anos, em especial nestes tempos de pandemia e ensino a distância. Os OAs podem ser usados em vários contextos e combinados ou modificados para gerar um OA totalmente novo. Para que estejam acessíveis e facilmente pesquisáveis, são geralmente catalogados em Repositórios de Objetos de Aprendizagem (ROAs) como e exemplo o REDA (reda.azores.gov.pt), desenvolvido pelo governo regional, ou a escola digital (escoladigital.org.br), uma federação de repositórios no Brasil. Este movimento de partilha de elementos de aprendizagem digitais, que podem ser criados e utilizados por todos, baseia-se nos velhos conceitos de código aberto e desenvolvimento colaborativo. […].