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Emanuel Cunha Teixeira, Ricardo

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  • Experiências na construção e gestão de materiais pedagógicos inspirados no Método de Singapura na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
    Publication . Abreu, João Cristiano Figueira; Dinis, Raquel José de Jesus Vigário; Teixeira, Ricardo Cunha
    A adequada utilização de recursos didáticos ou materiais pedagógicos no processo de ensino-aprendizagem tem associado um vasto conjunto de vantagens fundamentais para a formação integral das crianças/alunos, contribuindo para a qualidade educativa. Os pressupostos científico-pedagógicos subjacentes ao modelo curricular do ensino da Matemática em Singapura, que serviu de inspiração ao trabalho apresentado neste artigo, evidenciam a importância de, desde os primeiros anos, o ensino da matemática requerer grande intencionalidade, contextualização e integração de práticas. Neste cenário, impõem-se a necessidade de haver um extremo cuidado científico e didático na elaboração e implementação de quaisquer materiais pedagógicos que se pretendam adequados. Neste artigo, apresentamos e analisamos o potencial científico-pedagógico evidenciado por um conjunto de materiais que estruturaram experiências de aprendizagem desenvolvidas no decorrer de Estágios Pedagógicos no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade dos Açores. Assim, a partir da abordagem aos pressupostos científico-pedagógicos enunciados em literatura da especialidade e com base na nossa experiência, refletimos sobre boas práticas nos processos de conceção e gestão de materiais didáticos visando, intencionalmente, a promoção de aprendizagens integradas e significativas no ensino da Matemática nos primeiros anos.
  • Os Princípios Orientadores do Método de Singapura e a Aprendizagem da Matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico
    Publication . Dinis, Raquel José de Jesus Vigário; Teixeira, Ricardo Cunha; Pacheco, Sónia Melo
    Neste artigo, analisamos o potencial científico-pedagógico evidenciado por um conjunto de experiências de aprendizagem desenvolvidas no decorrer de um Estágio Pedagógico no 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade dos Açores. As experiências de aprendizagem dinamizadas demonstram o elevado potencial da abordagem concreto-pictórico-abstrato no ensino da Matemática, em articulação com as demais teorias edificadoras do currículo de Singapura, com destaque para o papel central que deve ser atribuído à Resolução de Problemas. Esta abordagem revelou-se motivadora para as crianças, favorecendo o estabelecimento de conexões e a mobilização de conhecimentos, condições fundamentais à compreensão relacional de conceitos, procedimentos e processos matemáticos, ao desenvolvimento de atitudes positivas face à Matemática e ao investimento na metacognição ao incutir nos alunos o hábito de pensarem sobre aquilo que aprenderam e, de uma maneira geral, sobre os seus próprios processos de pensamento.
  • Áreas e perímetros no 1.º ciclo do ensino básico
    Publication . Carvalho, Alda; Santos, Carlos Pereira; Teixeira, Ricardo Cunha
    A aprendizagem de conceitos fundamentais relativos a áreas e perímetros no 1.º Ciclo do Ensino Básico pede uma didática cuidada. O tópico tem alguma sofisticação, nomeadamente quando se pensa na relação entre áreas e perímetros de figuras planas, relação essa que não é, de forma alguma, direta. Uma boa didática relativa a esta temática pode incidir sobre recortes, enquadramentos, composições e decomposições, entre outras dinâmicas, e a maneira como esses procedimentos afetam as áreas e os perímetros das figuras planas. Neste trabalho, apresenta-se uma análise de alguns modelos utilizados no cotado Singapore Math.
  • Da localização espacial às figuras planas e aos sólidos geométricos : explorações no 2.º ano de escolaridade
    Publication . Silva, César; Cordeniz, Conceição; Rainha, Filomena; Martins, Helena; Silva, Luísa; Areias, Maria de Fátima; Teixeira, Ricardo Cunha
    Este artigo apresenta propostas de tarefas com vista à exploração de temas chave de Geometria do 2.º ano de escolaridade, centrados na localização espacial, nas figuras planas e nos sólidos geométricos, tendo por base o trabalho desenvolvido desde o ano letivo de 2016/2017 no âmbito da implementação do Projeto Prof DA do Programa «ProSucesso — Açores pela Educação» e da oficina de formação «Matemática Passo a Passo: Estratégias de superação de dificuldades para o 1.º Ciclo do Ensino Básico». A implementação no terreno das tarefas resultou de um trabalho colaborativo entre os Prof DA e os professores titulares de turma.
  • A multiplicação e a divisão em imagens : explorações no 2.º ano de escolaridade
    Publication . Carreiro, Cláudia; Correia, Eduarda; Patrício, João; Santos, Carlos Pereira; Teixeira, Ricardo Cunha
    Este artigo apresenta uma abordagem às operações de multiplicação e divisão, através de imagens, que espelha o trabalho desenvolvido no ano letivo de 2016/2017 no âmbito da implementação do Projeto Prof DA do Programa "ProSucesso - Açores pela Educação", nas turmas do 2.º ano de escolaridade da EBI de Ribeira Grande, São Miguel, Açores. As atividades desenvolvidas tiveram por base as orientações emanadas da oficina de formação "Matemática Passo a Passo: Estratégias de superação de dificuldades para o 1.º Ciclo do Ensino Básico". A implementação no terreno das atividades resultou de um trabalho colaborativo entre os Prof DA e os professores titulares de turma.
  • O modelo de barras como uma representação pictórica de apoio à resolução de problemas no 1.º ciclo do ensino básico
    Publication . Barbosa, Elisabete; Marques, Elsa; Rodrigues, Leonor; Pereira Santos, Carlos; Teixeira, Ricardo Cunha
    O modelo de barras é uma marca do conhecido método de Singapura, que tem sido amplamente aplicada em muitos países. Neste artigo, procura-se explicitar o potencial didático do modelo de barras na promoção da compreensão de conceitos e procedimentos fundamentais da Matemática Elementar, no contexto da resolução de problemas aritméticos, ou seja, de problemas que se baseiam nas quatro operações aritméticas. Através da construção de um esquema de barras, os alunos podem representar, por intermédio de um registo pictórico, as quantidades conhecidas e desconhecidas e perceber as relações entre essas quantidades, de modo a ganhar uma melhor compreensão do problema, o que estimula o desenvolvimento do raciocínio matemático e a destreza na resolução de problemas. Apresenta-se, ao longo do artigo, uma sequência de aprendizagem do modelo de barras, com progressivo aumento do grau de dificuldade ao longo do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
  • Do desafio das pizzas ao teorema de Pitágoras
    Publication . Teixeira, Ricardo Cunha
    Neste texto, parte-se de um desafio envolvendo tamanhos de pizzas como pretexto para fazer uma breve viagem pela nossa história, recuando à Babilónia, ao Antigo Egito e à Grécia Antiga, e explorar o teorema de Pitágoras, um exemplo notável de um resultado matemático que, passados milénios desde a sua descoberta, continua a ter impacto em termos das suas aplicações práticas.
  • i de Imaginário
    Publication . Teixeira, Ricardo Cunha
    Os números complexos assumem um papel fundamental na ciência contemporânea, em particular na Matemática e na Física. No cerne do conceito de número complexo está a unidade imaginária, a raiz quadrada de -1, representada usualmente pela letra i. A introdução da unidade imaginária permitiu expandir o conjunto dos números reais para um conjunto mais amplo constituído pelos números complexos (que inclui os números reais e os números imaginários). Com este texto, pretende-se aludir à história dos números imaginários desde as suas origens até ao presente, realçando algumas curiosidades e aplicações.
  • Números de identificação com check digit: do certificado de matrícula ao cartão da ADSE
    Publication . Teixeira, Ricardo Cunha
    Quando escrevemos um texto por meios eletrónicos e o enviamos a alguém, pode acontecer que essa pessoa não receba o texto exatamente como nós pretendíamos. Isto porque no decorrer da escrita pode ter sido cometido algum erro (por exemplo, devido à troca de letras consecutivas de uma palavra ao premirmos as teclas correspondentes por ordem errada ou porque o corretor ortográfico optou por uma palavra diferente da que pretendíamos e não nos apercebemos). Mesmo assim, no caso de uma palavra, o erro pode ser facilmente detetado por quem recebe a mensagem: ou a palavra em causa não faz parte do dicionário ou o sentido da frase é suficiente para identificar o erro. Contudo, se o erro for cometido numa sequência de algarismos e se o recetor não conhecer o número em causa, ele não tem forma de identificar esse erro. Assim, a ocorrência de erros em números no contexto da transmissão de informação pode ter implicações muito desagradáveis, em particular se os erros forem cometidos em números de identificação (como sejam os números que identificam pessoas ou bens). Por este motivo, de alguns anos a esta parte, foi introduzido um algarismo de controlo (check digit) no final da sequência de algarismos de números relevantes. O check digit não tem informação específica, apenas permite identificar a ocorrência de erros na escrita desses números, mediante a aplicação de um determinado algoritmo. Existem números de identificação com diferentes algoritmos. Neste texto, analisa-se o algoritmo aplicado para o número de beneficiário da ADSE e para o número do certificado de matrícula, também conhecido por DUA (Documento Único Automóvel).
  • As simetrias das calçadas da ilha Graciosa
    Publication . Teixeira, Ricardo Cunha
    Neste texto, analisam-se as simetrias de alguns padrões em calçada da ilha Graciosa e apresenta-se a respetiva classificação em rosáceas e frisos.