Browsing by Issue Date, starting with "2018-12-23"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Experiências na construção e gestão de materiais pedagógicos inspirados no Método de Singapura na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Abreu, João Cristiano Figueira; Dinis, Raquel José de Jesus Vigário; Teixeira, Ricardo CunhaA adequada utilização de recursos didáticos ou materiais pedagógicos no processo de ensino-aprendizagem tem associado um vasto conjunto de vantagens fundamentais para a formação integral das crianças/alunos, contribuindo para a qualidade educativa. Os pressupostos científico-pedagógicos subjacentes ao modelo curricular do ensino da Matemática em Singapura, que serviu de inspiração ao trabalho apresentado neste artigo, evidenciam a importância de, desde os primeiros anos, o ensino da matemática requerer grande intencionalidade, contextualização e integração de práticas. Neste cenário, impõem-se a necessidade de haver um extremo cuidado científico e didático na elaboração e implementação de quaisquer materiais pedagógicos que se pretendam adequados. Neste artigo, apresentamos e analisamos o potencial científico-pedagógico evidenciado por um conjunto de materiais que estruturaram experiências de aprendizagem desenvolvidas no decorrer de Estágios Pedagógicos no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade dos Açores. Assim, a partir da abordagem aos pressupostos científico-pedagógicos enunciados em literatura da especialidade e com base na nossa experiência, refletimos sobre boas práticas nos processos de conceção e gestão de materiais didáticos visando, intencionalmente, a promoção de aprendizagens integradas e significativas no ensino da Matemática nos primeiros anos.
- A multiplicação e a divisão em imagens : explorações no 2.º ano de escolaridadePublication . Carreiro, Cláudia; Correia, Eduarda; Patrício, João; Santos, Carlos Pereira; Teixeira, Ricardo CunhaEste artigo apresenta uma abordagem às operações de multiplicação e divisão, através de imagens, que espelha o trabalho desenvolvido no ano letivo de 2016/2017 no âmbito da implementação do Projeto Prof DA do Programa "ProSucesso - Açores pela Educação", nas turmas do 2.º ano de escolaridade da EBI de Ribeira Grande, São Miguel, Açores. As atividades desenvolvidas tiveram por base as orientações emanadas da oficina de formação "Matemática Passo a Passo: Estratégias de superação de dificuldades para o 1.º Ciclo do Ensino Básico". A implementação no terreno das atividades resultou de um trabalho colaborativo entre os Prof DA e os professores titulares de turma.
- Recursos didáticos promotores do sentido de número no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Furtado, Ana Rosa; Duarte, João; Medeiros, Maria Paula; Faria, Zélia; Silva, Laudalina; Fonseca, Maria Hortense; Sousa, Paula; Teixeira, Ricardo CunhaNo contexto da implementação do Projeto Prof DA do Programa "ProSucesso - Açores pela Educação", da Secretaria Regional da Educação e Cultura do Governo dos Açores, e da Oficina "Matemática Passo a Passo: Estratégias de Superação de Dificuldades para o 1.º Ciclo do Ensino Básico", da Universidade dos Açores, os autores apresentam um leque de materiais idealizados e construídos com o objetivo de promover o sentido de número em crianças ao longo do 1.º Ciclo do Ensino Básico e analisam as potencialidades da implementação dos mesmos em contexto de sala de aula.