DPSI - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
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Dissertação de Mestrado. Nível intermédio de uma dissertação (4 ou 5 anos de estudo). Contempla também dissertações do período pré-Bolonha para graus académicos que agora são reconhecidos como grau de mestre.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
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Recent Submissions
- Diversidade humana em contexto empresarial : perspectivas de empresários e gestores locaisPublication . Massa, Sónia Marília Ferreira; Ornelas, José Henrique Pinheiro; Caldeira, Suzana NunesO presente estudo “diversidade humana em contexto empresarial: perspectivas de empresários e gestores locais” de natureza descritiva e exploratória, tem como principal objectivo conhecer o pensamento dos responsáveis pelas empresas privadas micaelenses sobre a diversidade humana em contexto laboral. Este trabalho está organizado em duas partes. A componente teórica compreende três capítulos. O primeiro relativo a abordagens e perspectivas sobre diversidade humana, o segundo diz respeito aos factores que condicionam o desenvolvimento da diversidade nas empresas e o terceiro relativo às influências que a diversidade exerce nas empresas. As dimensões da diversidade humana abordadas nesta pesquisa são: a raça/etnia, a nacionalidade/país de origem, o género, a idade, a orientação sexual, a condição social, o repatriamento, o passado criminal, o consumo de álcool, o consumo de drogas ilícitas, a deficiência e a doença mental. O estudo empírico envolveu 63 gestores e empresários, homens e mulheres, cuja escolaridade varia entre o 1º ciclo do ensino básico e o ensino superior. As empresas representadas divergem quanto à sua dimensão e sector de actividade. Para a recolha de dados foi elaborado um questionário que permite identificar as perspectivas dos gestores/empresários sobre a diversidade humana nas empresas, bem como, vulnerabilidades e potencialidades do contexto empresarial para a inclusão de pessoas geralmente discriminadas pelo mercado regular de trabalho, com particular destaque para as pessoas com deficiência. A análise dos resultados sugere maior tolerância face à raça/etnia, à orientação sexual e ao género do que relativamente a outras dimensões da diversidade tais como, o consumo de drogas ou a doença mental. A partilha de conhecimento e o aumento da produtividade revelam-se como alguns dos principais benefícios da diversidade. No que diz respeito aos obstáculos os empresários/gestores destacam a dificuldade em medir os efeitos da diversidade humana nas empresas. Quanto aos apoios necessários para o desenvolvimento da diversidade humana nas empresas, os empresários referem ser preciso promover formação em gestão da diversidade. Conclui-se que parece haver maior tolerância às diferenças culturais do que ao consumo de drogas e à doença mental. Relativamente à deficiência, os gestores apontam a necessidade de qualificar as pessoas e referem possuir pouca informação sobre as capacidades profissionais das mesmas. Neste estudo são referidos limites da pesquisa e apresentam-se algumas reflexões para futuras investigações.
- Factores condicionantes do envolvimento do aluno na escola : perspectivas de alunos e suas famílias : um estudo na escola Rui Galvão de CarvalhoPublication . Gaipo, Nélia Maria Leite da Ponte; Caldeira, Suzana NunesAtravés deste estudo, realizado junto de alunos e das suas famílias, pretendeu-se conhecer factores que, na perspectiva daqueles, possam concorrer para situações de mal-estar e de falta de envolvimento escolar. Espera-se que o acesso a esse conhecimento possa servir de pista para futuras intervenções, no sentido da minimização de obstáculos ao bem-estar e da criação de condições de adaptabilidade e sentimento de pertença dos estudantes em relação à escola e à sua aprendizagem. A relevância do estudo prende-se sobretudo com o facto de o envolvimento ser visto como um indicador positivo para o sucesso académico e como factor protector relativamente ao absentismo e abandono escolar. Participaram neste estudo de 20 sujeitos, 10 alunos da escola Rui Galvão de Carvalho, conselho de Ribeira Grande, e 10 Encarregados de Educação. Os 10 alunos que foram tomados para integrar o grupo de estudo foram seleccionados de entre os que se encontravam, no ano lectivo 2010/2011 matriculados nos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, em risco de desistência. Quanto à metodologia utilizada neste estudo, optou-se por uma pesquisa de cariz qualitativo, uma vez ser o nosso propósito conhecer a riqueza e a diversidade de dados provenientes das perspectivas dos alunos e suas famílias acerca do envolvimento dos primeiros na escola. De acordo com os dados emergentes, foi clara a imensa dificuldade em responder de forma inequívoca às questões de partida, tendo em conta a ambiguidade nos discursos dos participantes (alunos e famílias), nomeadamente no que se refere ao envolvimento afectivo. Em relação ao envolvimento comportamental e cognitivo, sobressaiu nos discursos dos alunos e suas mães uma maior consistência, nas suas assunções de não comprometimento, como por exemplo, o não cumprimento das normas e o desuso de estratégias metacognitivas e de auto-regulação. Estes resultados poderão, em todo o caso, ser interpretados como uma ausência de ligação e de compromisso por parte daqueles para com a escola. Quanto à perspectiva dos alunos e suas famílias acerca dos factores contextuais, os dois grupos de participantes descreveram os primeiros (os alunos) como pouco envolvidos, tanto ao nível do contexto escolar como familiar, o que se afigurou num importante leque de pistas e focos de intervenção a ser implementadas pela escola, não fosse este o objectivo primeiro deste estudo.
- Percursos de sucesso : concepções de alunos do ensino profissional : um estudo na Escola Profissional de CapelasPublication . Santos, Patrícia Maria Mestre; Rego, Isabel Estrela; Caldeira, Suzana NunesEste estudo pretende compreender o fenómeno do sucesso académico a nível do ensino profissional, especialmente o dos jovens que, ao entrarem neste tipo de ensino, trazem consigo um passado escolar de insucesso. Para tal, partiu-se das concepções de formandos e ex-formandos de uma escola profissional - Escola Profissional de Capelas - e procurou-se indagar que factores internos (atribuições, auto-eficácia, sentimento de comunidade e características desenvolvimentistas) e que factores externos (atribuições, eficácia e comunidade escolar) são privilegiados por estes jovens, na explicação do seu êxito. À semelhança da maioria das investigações no domínio das concepções, o presente trabalho enquadra-se no paradigma qualitativo, no qual a recolha de dados foi realizada através de entrevistas semi-estruturadas. Seleccionaram-se, para participar no estudo, 22 jovens, formandos e ex-formandos de cursos de nível 2, considerados casos de sucesso. Como procedimento de tratamento dos dados, realizou-se a análise de conteúdo, cujo propósito principal foi o de tentar responder à questão de investigação: Que factores estiveram presentes para que jovens, com percursos de insucesso no ensino regular, invertam o processo no ensino profissional? De acordo com os dados emergentes, verifica-se que as referências a factores internos como causas dos resultados de sucesso, obtiveram maior preponderância que as referências a factores externos. Contudo, o sucesso escolar não parece estar associado apenas a um factor mas sim à conjuntura e interacção entre os diferentes factores considerados. Assim, e analisando as categorias apuradas, aferiu-se que os formandos conferem o seu desempenho académico principalmente a atribuições de esforço. Este esforço, parece advir sobretudo do facto de sentirem mais maduros e nutrir maior interesse nos conteúdos do curso, o que transporta para a relevância das características desenvolvimentistas. A eficácia percebida parece ter aumentado sobretudo com as experiências de êxito que os formandos foram vivenciando no decurso da formação, sem descurar, no entanto, a importância de apreciações positivas ao seu desempenho. Também a escola, pelas suas características, parece desempenhar um valioso papel na obtenção de sucesso. Com efeito, a maioria dos entrevistados refere identificar-se com EPC, quer pelas necessidades que lá são ou irão ser satisfeitas, quer pelas condições e métodos de ensino, quer ainda pelas relações interpessoais que se foram desenrolando, considerando-a, assim, de especial.
- Estudo sobre a inteligência emocional no desporto : avaliação da influência da prática desportiva no desenvolvimento da inteligência emocionalPublication . Rodrigues, Joana Patrícia dos Santos; Carvalho, Célia Maria de Oliveira Barreto Coimbra; Condessa, IsabelO estudo da Inteligência Emocional (IE) em contexto desportivo é uma área relativamente recente e pouco estudada, mas que tem vindo a estabelecer uma relação positiva com dois sentidos, a prática desportiva parece incrementar a IE e a IE melhora a performance desportiva. Desta forma, a avaliação entre o desporto e a IE torna-se pertinente, sendo que, não só contribui para perceber como a IE pode melhorar a performance desportiva, como o contexto desportivo se pode estabelecer como um meio educativo das emoções. As investigações realizadas até agora nesta área, beneficiam o estudo da IE como fator preditor de uma melhor performance, negligenciando o papel que a prática desportiva pode ter como promotora da IE. Este estudo pretende ser um primeiro passo para colmatar esta lacuna ao nível da investigação nesta área, pretendendo abrir caminho para um melhor conhecimento da relação entre prática desportiva e IE. Para isto, revelou-se importante estabelecer o modelo teórico e os instrumentos de medida da IE a utilizar, uma vez que, até agora, este assunto não reuniu consenso entre os investigadores. Assim, adotou-se o modelo conceptual de IE de Mayer e Salovey (1997), tendo sido escolhidos os instrumentos de medida de habilidades emocionais (STEU-B e STEM-B). No entanto, como a maioria das investigações na área utiliza instrumentos de avaliação da IE de autorrelato, achou-se pertinente incluir também um instrumento de medida deste tipo no presente trabalho (TEIQue-SF). O presente estudo utilizou uma amostra total de 180 indivíduos, habitantes da ilha de São Miguel, a qual se encontra dividida em duas amostras mais pequenas: uma com 122 indivíduos, divididos em dois grupos (atletas e não atletas); e outra com 163 indivíduos, divididos em quatro grupos (não atletas, atletas de artes marciais, atletas de desportos individuais e atletas de desportos coletivos). Os resultados obtidos através dos instrumentos de medida da IE administrados aos participantes do estudo, revelaram não existirem diferenças estatisticamente significativas entre os atletas e não atletas, e entre os diferentes grupos de atletas, ao contrário do que vem sido defendido pelos estudos nesta área. Estes resultados também evidenciaram que as principais variáveis com valor preditivo da IE, medida pelos instrumentos de autorrelato, são os traços da personalidade e os sintomas de ansiedade, depressão e stress, enquanto, os instrumentos de habilidades não apresentaram variáveis com valor preditivo forte, de entre as variáveis presentes no estudo. Estes resultados podem apontar para a existência de diferenças ao nível da IE entre atletas profissionais e de elite e, atletas amadores e, levantar a questão, se não será a psicoeducação sobre as emoções associada à prática desportiva que promove a IE. O facto de os resultados do presente estudo não se encontrarem em consonância com a literatura nem serem concordantes entre os diferentes tipos de instrumentos de avaliação da IE utilizados, atestam a necessidade de mais investigações nesta área, que permitam compreender a relação entre a prática desportiva e a IE.