DED - Teses de Doutoramento / Doctoral Thesis
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Também documentos cujo grau seja igual ou mais elevado que TESE DE DOUTORAMENTO, mas não siga a Convenção de Bolonha, são colocados nesta categoria.
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Recent Submissions
- Turismo e governança urbana na cidade de Ponta DelgadaPublication . Rodrigues, Dora Cristina Ribeiro Cabete de Noronha; Silva, Francisco José Ferreira; Teixeira, João Carlos Aguiar; Vieira, José António CabralO Turismo alcançou uma dimensão e importância de tal envergadura para a Região Autónoma dos Açores, designadamente para a cidade de Ponta Delgada, ao que se torna necessário acompanhar cuidadosamente a evolução e os seus efeitos, sejam eles positivos ou negativos. Ponta Delgada, apesar de ser uma cidade que já oferece algumas atrações turísticas, muito provavelmente ainda carece de algum investimento no sentido de balizar ameaças externas que prejudiquem o desenvolvimento do segmento do turismo urbano. Neste sentido, é importante compreender melhor a perceção que os intervenientes no setor turístico, nomeadamente os proprietários e/ou responsáveis pelas unidades de alojamento, têm no que concerne às políticas de governança urbana no turismo aplicadas na Região. Para melhor perceção foi aplicado um questionário exclusivamente aos referidos intervenientes do setor turístico, todos do concelho de Ponta Delgada, com o objetivo de trabalhar posteriormente estes dados através de uma estatística descritiva e com a criação do modelo Probit Ordenado. É possível perceber que os stakeholders inquiridos apontam positivamente para um potencial da cidade em captar o segmento de Turismo Urbano. Os mesmos inquiridos consideram que a cidade possui oferta turística capaz de satisfazer as necessidades desta tipologia de turista. Não obstante, no mesmo estudo foi possível identificar algumas lacunas a nível da gestão da atividade turística na cidade em estudo, designadamente, a falha na procura por uma maior intervenção por parte de todos os stakeholders, elementos fundamentais para o bom desenvolvimento da atividade. Os resultados obtidos apontam para a necessidade de ouvir os stakeholders, principais intervenientes afetados no setor turístico, como forma de alcançar uma boa governança que permita a todos os intervenientes analisar os impactos internos e externos, e os benefícios da atividade. Deste modo, os resultados alcançados levam-nos a refletir sobre a efetividade e aplicabilidade da taxa turística aprovada em Decreto Legislativo Regional nº 16/2022/A, e com efeitos a partir de 1 de janeiro de 2023.
- Estratégias colaborativas para o desenvolvimento do cluster do turismo nos AçoresPublication . Canto, Antónia Silva Melo Tavares; Couto, João Pedro AlmeidaO turismo tem contribuído, de forma significativa, para o progresso da economia portuguesa. Nesse sentido, é fundamental acompanhar a sua evolução e analisar os impactos da adoção de estratégias colaborativas para o desenvolvimento do cluster de turismo. A presente dissertação contribui para a literatura existente desenvolvendo e testando um modelo conceptual que analisa o papel que a cooperação e a colaboração desempenham no turismo. A investigação empírica passou pela elaboração de um questionário e de uma entrevista, aplicada aos dirigentes do turismo dos Açores e aos representantes do setor público e do setor associativo local, de modo a compreender as suas perceções sobre a importância atribuída à adoção de estratégias colaborativas para o desenvolvimento do cluster turístico açoriano. A análise dos resultados demonstrou, em termos globais, um interesse elevado na cooperação entre os empresários entrevistados, contudo, a sua predisposição a colaborar depende da localização, do tipo de parceiros, das medidas económicas propostas, da fonte de financiamento e da atitude cooperativa. No entanto, a idade e a dimensão das empresas, o ramo de atividade a que se dedicam e a postura competitiva não influenciam a importância atribuída à adoção de estratégias colaborativas.
- TourExponomy : a influência das experiências turísticas na imagem do destino turístico AçoresPublication . Melo, Helena Maria Pascoal; Moniz, Ana Isabel Arruda; Silva, Francisco José Ferreira; Santos, Carlos Alberto da Silva MeloO turismo é um setor experience intensive. Com o aumento da competição, o desenvolvimento de experiências turísticas únicas, memoráveis e personalizadas, que atendam às necessidades e desejos dos consumidores contemporâneos, são um fator crítico de sucesso para os destinos turísticos. As experiências turísticas e a imagem do destino são reconhecidas como antecedentes importantes do comportamento dos turistas. Com base na revisão da literatura foi criado um modelo conceptual sobre a relação entre a experiência turística e a imagem do destino. Sete hipóteses foram geradas. Foram inquiridos 384 turistas dos principais mercados emissores para os Açores. A pesquisa empírica foi realizada na Ilha de São Miguel, com base na metodologia quantitativa, sobre a opinião dos turistas considerando a perceção inicial e in loco. Os resultados do estudo confirmam, parcialmente, que: (1) algumas motivações influenciam a experiência; (2) algumas fontes de informação influenciam a experiência; (3) a imagem inicial do destino turístico influencia a experiência; (4) a experiência influencia a imagem in loco do destino turístico; (5) a experiência influencia a satisfação do turista; (6) a experiência influencia a memória; e (7) a experiência turística influencia a intenção de regressar/e ou recomendar o destino turístico. A investigação integra duas vertentes fundamentais da pesquisa sobre a experiência turística (i.e., a perspetiva económica adaptada ao turismo, e a perspetiva emocional) em comunhão com a imagem do destino turístico, colmatando, assim, três lacunas neste domínio: (1) o estudo da imagem in loco; (2) o estudo da experiência turística no destino e a sua influência na imagem; e (3) o estudo da influência das experiências emocionais no comportamento do consumidor.
- The extraordinary adventure tourism experience : idealizing supreme excellencePublication . Ponte, João Crispim Borges da; Couto, Gualter Manuel Medeiros; Pimentel, Pedro Miguel Silva Gonçalves; Sousa, Áurea Sandra ToledoO turismo de aventura é uma das grandes tendências atualmente (ATTA – Adventure Travel Travel Association, 2018a), através da qual turistas procuram escapar à vida quotidiana (Beames, et al., 2019). Este segmento tem crescido a taxas superiores ao mercado global do turismo (ATTA, 2013; 2018a), criando novos desafios às empresas. O mercado tem-se alterado rapidamente, trazendo novos perfis de turistas e um grande aumento da concorrência (Cloutier, 2003; Buckley, 2010a). A competitividade, mas também a tecnologia, a procura por viagens transformadoras (ATTA, 2018a), e a dificuldade em fornecer experiências a turistas com expetativas irrealistas (Lindberg & Østergaard, 2015; Lindberg & Eide, 2016) têm evidenciado a necessidade de desenvolver novos produtos e modelos de negócio. A natureza liminar e escapista das experiências extraordinárias de aventura (Arnould & Price, 1993), bem como o intenso significado pessoal que delas advém (Pomfret, 2012) parecem apropriadas para responder àquelas exigências do mercado. Contudo, o lado comercial do turismo de aventura tem sido pouco investigado (Buckley, 2006a; Cheng, et al., 2018). O presente estudo visou a verificação da existência de diferenças entre as idealizações, motivações, e preferências dos turistas de aventura, e as perceções que os profissionais de turismo de aventura têm desses fatores. Questionários aplicados a turistas e a profissionais de turismo permitiram a recolha de dados quantitativos e a aplicação de métodos estatísticos, enquanto entrevistas a profissionais do setor, bem como a observação direta e a participação em experiências de aventura originaram dados qualitativos. Como conclusão geral, é possível referir que os profissionais de turismo necessitam compreender melhor os seus clientes, mas nota-se, também, que os turistas têm expetativas irrealistas que afetam as suas experiências e como os produtos estão a ser estruturados. Porém, parece consensual que o desejo de escape dos turistas favorece a transição para um mundo liminar de aventura, onde um diferente contacto com a natureza, experiências de pico, e emoções contrastantes criam momentos de elação e grande satisfação. Utilizando a Economia da Experiência (Pine & Gilmore, 1999), e considerando a variáveis de mercantilização de Cloke e Perkins (2002), empresas de animação turística podem ter ferramentas para orquestrar experiências que perdurem na memória dos seus clientes, enquanto mantêm eficiência, segurança, e grande satisfação.
- As competências profissionais na área da contabilidade : aplicação de um modelo genérico ao caso portuguêsPublication . Covas, Ana Cristina Dias; Soares, Vasco Jorge Salazar; Pimentel, Pedro Miguel Silva GonçalvesNo contexto atual, marcado pela globalização, pela competitividade, pela complexidade, pela incerteza e pelas rápidas mudanças do ambiente empresarial, a valorização crescente das competências, quer técnicas quer transversais, exigidas aos profissionais de contabilidade, bem como a transição do mundo académico para o mundo profissional, faz refletir sobre como seguir novos caminhos no ensino da contabilidade conducentes a uma diferente preparação para a prática profissional. Por um lado, os modelos de simulação empresarial associados a metodologias PBL (problem-based learning) e, por outro, a frequência de um estágio curricular, que visam a aproximação dos estudantes à realidade empresarial. É neste âmbito que se enquadra a presente tese de doutoramento, tendo como objetivo geral aferir sobre o contributo da licenciatura em contabilidade para a aquisição e/ou desenvolvimento do conjunto de competências apresentado, utilizando como base o modelo de Cheetham & Chivers (2005). Assim, esta investigação engloba, então, as perceções dos estudantes que frequentaram o último ano da licenciatura em contabilidade, no ano letivo 2015/2016, nas Instituições de Ensino Superior em Portugal com habilitação reconhecida pela Ordem dos Contabilistas Certificados. Neste sentido pretende-se, também, fornecer contributos para o aumento do conhecimento do impacto da licenciatura em contabilidade na aquisição e/ou no desenvolvimento de competências, nomeadamente ao nível da frequência do estágio curricular e da simulação empresarial, bem como aferir a aplicação de um modelo teórico genérico de competências profissionais à área específica da contabilidade, nomeadamente, no caso português, contribuindo para a evolução do modelo teórico em estudo. As principais conclusões que decorrem desta investigação mostram que os primeiros lugares do ranking das competências mais desenvolvidas pela frequência da licenciatura em contabilidade são ocupados pelas competências éticas, não se verificando diferenças significativas pela frequência do estágio curricular ou da simulação empresarial. Por outro lado, salienta-se que ao nível do modelo em estudo foi possível concluir que as metacompetências/transcompetências têm um efeito positivo significativo nas competências cognitivas, funcionais, comportamentais e éticas; que apenas as competências cognitivas e o feedback exercem influência positiva e significativa nos resultados; os resultados, por sua vez, têm um efeito positivo significativo na reflexão; e que apenas as competências cognitivas se apresentam como uma variável mediadora entre as metacompetências/transcompetências e os resultados. Com esta investigação é possível concluir que a questão da competência profissional não se resume à reunião de um conjunto de competências, uma vez que se trata de um conceito complexo e abrangente, não se esgotando num conjunto de capacidades e conhecimentos, sendo também influenciada por outros fatores.
- As companhias aéreas de baixo custo e o turismo nos Açores : perfis dos visitantes e a estrutura dos gastosPublication . Câmara, Gualter Fernandes Martins; Vieira, José Cabral; Silva, Francisco José Ferreira; Santos, Carlos Alberto da Silva MeloAs companhias aéreas, pela sua influência na mobilização de recursos e pessoas, são passíveis de gerar impactos a vários níveis na economia. As companhias de baixo custo, em particular, geraram uma nova procura de tráfego aéreo, aumentaram a frequência das viagens e potenciaram novos destinos turísticos. Assim, atendendo ao atual paradigma e à importância das companhias aéreas, esta tese visa analisar os determinantes da escolha do tipo de companhia de transporte aéreo por parte dos visitantes dos Açores e o efeito da entrada destas companhias no espaço aéreo dos Açores nos determinantes do perfil de gastos, no número de dormidas e na escolha da tipologia de alojamento. Para o efeito, foram utilizados diferentes métodos de análise estatística que serviram de base para o estudo empírico. Os resultados revelam, em primeiro lugar, que as características socioeconómicas como idade e a nacionalidade são determinantes da escolha do tipo de companhia aérea, por parte dos viajantes. Ao considerar a escolha do viajante em função de três tipos de voo, os resultados indicam que a entrada de companhias aéreas de baixo custo (CBC) gera um aumento e diversificação do tipo de viajantes. Em segundo lugar, foram encontradas evidências que os determinantes das despesas dos turistas variam em função da entrada de CBC, o que permite, desde logo, concluir que estas companhias potenciam um novo perfil de turista. Em terceiro lugar, os resultados comprovam que os turistas que viajam para os Açores em CBC tendem a permanecer menos dias no destino, e que estes podem deter outras características que os predispõem a estadias mais curtas. Por último, os resultados sugerem que as características relacionadas com a viagem são variáveis determinantes na escolha do tipo de alojamento.