Departamento de Informática
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Departamento de Informática by Title
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- Brincando com Zeros e Uns: Uma Viagem ao Mundo do Sistema BinárioPublication . Ribeiro, IsauraPensa nas palavras que usas para descrever o último filme que viste, ou para dizer o teu nome e a tua morada. Analisa também como contas o dinheiro para fazer uma compra, ou cantas a tua música preferida. Agora, imagina fazer tudo isso usando apenas os números 0 e 1. Esta linguagem especial, chamada sistema binário, é o código que os computadores usam para comunicar e processar informações.
- As cidades das coisas ligadasPublication . Mendes, Armando B.O aumento da urbanização mundial, com previsões para 60% da população mundial viver em grandes cidades até 2050, leva as cidades a tornarem-se tecnologicamente mais avançadas. Assim, são desenvolvidas as cidades inteligentes com o objetivo de melhorar a comunicação entre cidadãos e autoridades decisoras e pela criação de serviços mais dirigidos às necessidades e preocupações das populações. reduzindo ainda os custos globais. Mas o que se entende por cidade inteligente?
- Contributos das Tecnologias da Informação e Comunicação para a Educação InclusivaPublication . Tavares, Hélder Luís Botelho; Santos, Ana Isabel; Dinis, Raquel; Guerra, HéliaO presente relatório de estágio, denominado “Contributos das Tecnologias da Informação e Comunicação para a Educação Inclusiva”, teve por objetivo explorar o papel das TIC como promotoras da Educação Inclusiva, proporcionando uma análise das práticas pedagógicas que valorizam a diversidade de capacidades, perfis culturais e socioeconómicos dos alunos. A inclusão na educação baseia-se na adaptação dos conteúdos e estratégias pedagógicas para atender às diferentes necessidades de aprendizagem. As TIC mostram-se facilitadoras nesse processo, ao permitir a personalização dos conteúdos e a acessibilidade em diversos formatos (texto, áudio, vídeo), promovendo maior motivação, envolvimento e participação dos alunos e estimulando uma aprendizagem equitativa. A intervenção pedagógica realizada nos diferentes níveis de ensino destacou-se pela aplicação de metodologias diversificadas, estratégias inovadoras que promoveram o desenvolvimento de competências em pensamento computacional, robótica educativa e tecnologias digitais. As atividades planeadas e adaptadas atenderam às necessidades específicas dos alunos, consolidando os conceitos teóricos por meio de estratégias inclusivas e alinhadas ao currículo e aos contextos educativos. O estudo sobre as representações de educadores de infância e professores dos Ensinos Básico e Secundário sobre as TIC e a sua relação com a Educação Inclusiva realça a importância das TIC na criação de ambientes aprendizagem inclusivos, onde são reconhecidas como essenciais para uma prática pedagógica acessível. No entanto, foram identificadas barreiras, como a falta de formação contínua dos professores e de recursos tecnológicos adequados, apontando a necessidade de investimentos em infraestrutura tecnológica escolar. Além disso, o estudo evidencia o potencial das tecnologias emergentes, como a Inteligência Artificial e a Robótica Educativa, para enriquecer as estratégias pedagógicas inclusivas, incentivando o desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico nos alunos. Conclui-se, portanto, que, para uma Educação Inclusiva de qualidade, são essenciais o investimento em formação contínua e o apoio pedagógico para superar os desafios encontrados. Os resultados indicam que, embora os professores dos primeiros ciclos do Ensino Básico se sintam mais preparados para utilizar as TIC, os educadores de infância e os professores do Ensino Secundário manifestam a necessidade de maior apoio e formação nesta área.
- Descoberta de conhecimento em dados de mobilidade urbana: um exemplo de inteligência urbanaPublication . Alves, Carlos; Mendes, Luís; Costa, José; Machado, José; Machado, RicardoNos Açores, tal como em Portugal Continental, as cidades inteligentes (as conhecidas smart-cities) continuam a enfrentar enormes desafios. Estes incluem a melhoria da infraestrutura tecnológica e da sua governança, que visa aumentar o envolvimento e a inclusão dos cidadãos e das instituições. Um dos principais desafios é a promoção da mobilidade dos cidadãos para melhorar a sua qualidade de vida e fomentar o seu desenvolvimento social, económico e cultural.
- Matemática : de Oito ao InfinitoPublication . Mendes, Armando B.; Sousa, Áurea; Melo, Helena Sousa; Nunes, Jerónimo; Cabral, João; Martins, Maria do Carmo; Silva, Osvaldo; Medeiros, PauloEsta obra de divulgação científica, da autoria de oito professores da Universidade dos Açores, resulta da compilação de textos originalmente publicados no jornal Correio dos Açores, que se enquadram em temas tão diversos como: Ciência dos dados, Estatística e Análise de dados, Antologia Matemática, Métodos de Ensino da Matemática, Codificação da Informação, Números e Cálculo Matemático. Tem como objetivo sensibilizar o público em geral para a importância da ciência na sociedade e estimular o interesse pela atividade científica.
- O que é a IA?Publication . Gomes, M. M.; Gomes, L. M.A Inteligência Artificial (IA) nos últimos tempos ganhou uma enorme popularidade em todo o mundo. Todos falam nela: empresários, políticos, jornalistas, opinadores, médicos, advogados, engenheiros, professores, etc. Muitos discutem diferentes perspetivas sobre o papel e o impacto da IA na nossa vida pessoal e na nossa vida em sociedade. Estas perspetivas incluem avanços promissores na medicina, na utilização generalizada de automóveis e aviões com condução autónoma, no aparecimento de novas profissões e no desaparecimento de outras, e na produção de jogos de entretenimento cada vez mais reais. E empresas como a Meta, a Google, a Microsoft, a Apple e a Open.ai dominam a nossa vida diária.
- Ser Humano em plena revolução industrial 4.0Publication . Mendes, Armando B.[…]. Um recente relatório da Deloitte intitulado “Forces of Change: Industry 4.0” descreve a Indústria 4.0 como: “promessa de uma nova revolução industrial que combina técnicas avançadas de produção e operações com tecnologias digitais inteligentes para criar uma empresa digital que não só é ligada e autónoma, mas também pode comunicar, analisar e usar dados para impulsionar a inteligência, usada como a capacidade de compreender o cliente e de decidir em função do conhecimento adquirido, conduzindo à ação no mundo físico”. O aspeto principal da Indústria 4.0 é a fusão de dois mundos: o físico e o digital. O mundo da Indústria 4.0 traduz-se na manutenção preditiva, otimização de inventário, garantia de qualidade e otimização da cadeia logística. […].
- As Tecnologias da Informação e Comunicação como Instrumento Didático para o Desenvolvimento do Pensamento ComputacionalPublication . Ferreira, João Paulo Oliveira; Santos, Ana Isabel da Silva; Guerra, Hélia Marília Goulart Ferreira de OliveiraO presente Relatório de Estágio abrange o trabalho desenvolvido nas Unidades Curriculares de Estágio em Ensino da Informática, I, II, III e IV, que integram o plano de estudos do Mestrado em Ensino de Informática da Universidade dos Açores. Este documento tem como principal objetivo apresentar, fundamentar e analisar, de forma abrangente, as práticas pedagógicas realizadas ao longo destas unidades, refletindo o processo contínuo de formação e aplicação dos conhecimentos adquiridos na área do Ensino da Informática. O relatório explora a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em contexto de sala de aula como um instrumento didático para desenvolver competências de Pensamento Computacional (PC) nas crianças e alunos, abordando como estas tecnologias promovem ambientes de aprendizagem que ajudam a resolver problemas, abstrair conceitos e raciocínio lógico, competências essenciais do PC. Adicionalmente, foi realizado um estudo, visando analisar o impacto das estratégias implementadas pelos estagiários, com e sem o uso de tecnologias, na perspetiva dos professores cooperantes, focando-se no desenvolvimento de competências de PC nas crianças e nos alunos. Os resultados demonstram que as atividades realizadas não só promoveram estas competências, mas também influenciaram de forma positiva as práticas pedagógicas dos professores cooperantes. Este impacto levou-os a refletir sobre a importância de uma integração mais eficaz das TIC nas aulas. Além disso, os dados sugerem a necessidade de formação adicional para os professores cooperantes, com o objetivo de os capacitar para uma utilização mais consistente e estruturada das TIC, potenciando, assim, o desenvolvimento de competências de PC nas crianças e alunos.
- Temas cruzados : pensamentos interligadosPublication . Mendes, Armando B.; Sousa, Áurea; Melo, Helena; Nunes, Jerónimo; Martins, Maria do Carmo; Silva, Osvaldo; Medeiros, PauloEsta obra de divulgação científica, da autoria de sete professores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade dos Açores, resulta da compilação de textos originalmente publicados no jornal Correio dos Açores, que se enquadram em variados temas: Robôs, indústria 4.0, blockchain, sistemas de recomendação e privacidade, O ensino, a aprendizagem e a utilização da Estatística: da teoria à prática, Números admiráveis, Origem e evolução da Internet, Mulheres na Matemática: do preconceito à igualdade intelectual, À descoberta do interesse da Estatística no nosso dia a dia e Fotografias que mudaram o mundo. Tem como objetivo sensibilizar o público em geral para a importância da ciência na sociedade e estimular o interesse pela atividade científica.
- Três por sete : três temas, sete pensamentosPublication . Mendes, Armando B.; Sousa, Áurea; Melo, Helena; Nunes, Jerónimo; Martins, Maria do Carmo; Silva, Osvaldo; Medeiros, PauloEsta obra de divulgação científica, da autoria de sete professores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade dos Açores, resulta da compilação de textos originalmente publicados no jornal Correio dos Açores, que se enquadram em temas diversificados: Os dados de todas as coisas, A Estatística e as Tecnologias de Informação e Comunicação no âmbito da investigação Científica, Geometria – arte e criatividade, A segurança informática, A versatilidade da Matemática, A relevância da Estatística nas Ciências Sociais e Humanas e A Matemática e a fotografia. Tem como objetivo sensibilizar o público em geral para a importância da ciência na sociedade e estimular o interesse pela atividade científica.