DLLC - Parte ou Capítulo de um Livro / Part of Book or Chapter of Book
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- A Babel literária de José do CantoPublication . Silva, Leonor Sampaio da[…]. Esta reflexão centrar-se-á numa interpretação dos números que refletem a presença de obras literárias no espólio de José do Canto, contextualizada no cenário intelectual do século XIX português. A partir de uma metodologia de trabalho interdisciplinar que se iniciou com a orientação de uma dissertação de mestrado, procedeu-se à interpretação de dados estatísticos e ao seu cruzamento com leituras diversas. Espera-se demonstrar quer a riqueza deste legado quer a sua importância para conhecermos, através dele e, em particular, das obras literárias que o constituem, a imagem que o bibliófilo desejava projetar de si, da região e do país. […].
- A cantiga é uma arma”? : A canção americana na segunda metade do século XX e a intervenção cívicaPublication . Ventura, Carlos M. CravoFoi através da música popular urbana que os jovens encontraram o seu sentido de comunidade, foi ao compasso da sua batida que marcharam para reclamar os direitos de cidadania há muito devidos (pelo menos, desde 1865) a uma parte significativa dos seus concidadãos, foram as palavras cantadas pelos seus trovadores que lhes deram ânimo a desafiarem a autoridade estabelecida. A canção popular urbana é, por isso, um documento histórico valioso para a construção de uma memória da época, mesmo que as histórias que conta nem sempre se pautem por uma visão esclarecida e imparcial dos acontecimentos. Mas, ainda que esclarecido, haverá discurso histórico que não tenha a sua quota-parte de parcialidade?
- Estudo de caso em Literatura : O romance Mau tempo no Canal de Vitorino Nemésio : abordagem com PythonPublication . Simas, Rosa NevesNesta secção utilizamos a linguagem de programação Python para efetuar uma análise quantitativa ao texto literário "Mau Tempo no Canal", que já vai em mais de dez edições, desde a sua publicação em 1944. Alguns dos scripts desenvolvidos no capítulo anterior são aqui reutilizados ou adaptados ao que se pretende estudar, nomeadamente para criar dicionários, pesquisar por palavras, obter contextos de palavras. Dadas as caraterísticas do texto, foi acrescentado um novo script para pesquisar notas de rodapé. À semelhança do que fizemos no capítulo anterior, cada script é apresentado com um breve resumo, um diagrama explicativo das principais funções utilizadas, blocos de código e exemplos da sua execução e da janela interativa do Python (shell). A condição sine qua non é dispor do romance em ficheiros de texto (identificados pela extensão .txt).
- Falar com a escrita : o "chat" em PortuguêsPublication . Miguel, Maria Augusta CavacoNeste artigo, discute-se a natureza linguística da escrita no CHAT e nas mensagens escritas (SMS), e o seu possível impacto na escrita tradicional. Também se fazem alguma especulações acerca das possíveis vantagens destes mecanismos de comunicação global, na interacção interpessoal.
- L’île chez Éric Chevillard : entre utopie et dystopiePublication . Faria, DominiqueLe stéréotype de l’île en tant qu’espace isolé, désertique et vierge fait partie de l’imaginaire littéraire d’Éric Chevillard. Une analyse attentive de ses textes permet d’identifier trois grands domaines dans lesquels l’île joue un rôle central. Le premier a rapport à la question de l’identité auctoriale: au fil des années, dans des textes de nature très diversifiée, Chevillard représente la figure de l’auteur comme un homme sur une île déserte ; plus récemment, dans ses textes autofictionnels, l’île est envisagée comme une caractéristique de cet auteur mi-fictionnel, mi-biographique, qui se dit être « très île ». Le deuxième domaine est celui du langage imagé, puisque très souvent Chevillard utilise des figures de style, notamment des métaphores, ayant pour point de départ l’île déserte. Le troisième est celui du motif narratif, l’île étant au centre d’un grand nombre de ses micro-récits.
- Metade da verdade : Mário Mesquita em focoPublication . Silva, Leonor Sampaio da[…]. Nascido no tempo certo para participar ativamente na preparação de um novo país e de uma nova geração de jornalistas, Mário Mesquita, nos textos e contextos das suas diversas intervenções, revela fundir-se com desusado à-vontade com o universo a que escolhe pertencer, na tripla condição de jornalista, crítico e professor. Em todas estas qualidades, há nele um posicionamento intelectual que se mobiliza com particular entusiasmo em face quer de escritas potencialmente inconformistas e irreverentes, quer perante questões políticas e éticas suscetíveis de produzir alterações sociais — dois campos, aliás, interligados, como tão bem argumentou Bertrand Russell em "Human Society in Ethics and Politics". Bastaria a profundidade do conhecimento que Mário Mesquita possui do seu campo de ação e a excelência do trabalho que aí desenvolveu para dificultar a tarefa de escrever sobre a pessoa, o seu percurso e as características da obra que produziu. Mas, além disso, a diversidade de papéis que foi assumindo no cenário jornalístico, político, intelectual e cívico português fascina e perturba a ambição de sintetizar, em poucas páginas, o conteúdo da homenagem que lhe é devida. […].
- On the TranslationPublication . Silva, Leonor Sampaio daNota da tradução, onde se apresenta a versão inglesa do "Roteiro Cultural dos Açores".
- Partidas de um discurso amoroso : os diálogos ocultos num guião de um filmePublication . Silva, Leonor Sampaio daEste texto apoia-se em duas obras: o livro de Roland Barthes intitulado "Fragmentos de um discurso amoroso" (1.ª ed. 1977) e o filme "Mulholland Drive" (2001), realizado por David Lynch, em concreto duas cenas que apresentam, no interior deste filme, um texto que é um fragmento de outro filme. Para melhor organização dos conteúdos (e talvez por influência do caráter fragmentário das duas obras), o artigo será dividido em cinco partes (ou seis, se contarmos com esta antevisão).
- Regência de núcleos vaziosPublication . Miguel, Maria Augusta CavacoO Português europeu apresenta uma variação paramétrica que consiste na supressão de vogais em determinadas condições fonológicas. Nesses núcleos vazios, verifica-se um padrão de alternância da vogal [i] com [ø], em obediência à Regência Fonológia, à Adjacência e ao OCP. Em núcleos postónicos, a Autorização constitui uma explicação mais razoável para a não interpretação fonética de dois núcleos vazios, adjacentes na sua projecção. Uma minuciosa análise de exemplos explica a aplicação destes Princípios no Português europeu.
- Representações da mulher na imprensa regional açoriana : o caso do "Açoriano Oriental" e do "Correio dos Açores"Publication . Gil, Ana Cristina Correia; Faria, DominiqueRefletir sobre "a vez e a voz" da mulher na sociedade contemporânea deve passar também pela análise das representações do feminino nos vários sistemas culturais em que estas são veiculadas: a Alta Cultura, a Cultura Popular e a Cultura de Massas. Partindo desta última, mais concretamente das imagens veiculadas pela Comunicação Social, esta comunicação apresenta uma reflexão sobre o modo como a mulher é representada na imprensa regional açoriana, mais especificamente nos jornais "Açoriano Oriental" e "Correio dos Açores", os títulos com maior tiragem na Região Autónoma dos Açores. Abrangendo o período de 15 de Fevereiro a 15 de Abril de 2013, a análise incidirá exclusivamente sobre géneros informativos (notícias, perfis, entrevistas, reportagens), tendo sido excluídos artigos de opinião e editoriais, uma vez que estes veiculam perspectivas essencialmente individuais. O objetivo deste estudo é averiguar qual o espaço que é concedido à figura da mulher em cada um destes jornais, com especial incidência na forma como ela é representada: a que tipo de notícias surge tendencialmente associada, quais as características que são postas em destaque, etc. O método de trabalho consistiu no levantamento dos artigos dos jornais em questão que fazem referência a mulheres, no tratamento dos dados estatísticos e na análise das notícias (análise do discurso e das imagens) e do seu enquadramento no jornal em que foram publicadas (secção, destaque, etc.).