DEDU - Parte ou Capítulo de um Livro / Part of Book or Chapter of Book
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing DEDU - Parte ou Capítulo de um Livro / Part of Book or Chapter of Book by Subject "Aprendizagem"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Gestão da sala de aula : perspetiva psicoeducacionalPublication . Veiga, Feliciano Henriques; Caldeira, Suzana Nunes; Melo, MadalenaA informação que aparece sistematizada neste capítulo tem como finalidade o estudo da gestão da sala de aula pelos professores, apresentando perspetivas teóricas e investigações empíricas que permitam a sua compreensão e promoção, à luz de contributos situados, sobretudo, no âmbito da Psicologia da Educação. Depois de uma primeira parte a incidir na teoria, apresenta-se uma segunda parte dedicada à investigação e uma terceira parte de aplicação prática. Na primeira parte, as competências de gestão da sala de aula são consideradas na sua multi-dimensionalidade, gestão de conteúdos, gestão de comportamentos e gestão de conflitos. Competências comunicacionais na gestão da sala de aula são descritas no âmbito do Modelo Comunicacional Eclético (MCE), dado que este modelo fornece conceitos, procedimentos e estratégias que, pela sua abrangência e facilidade de aplicação, agilizam a compreensão dos processos que caraterizam as interações na sala de aula. Competências de organização dos espaços e dos tempos aparecem também contempladas, no âmbito da teorização apresentada. Na segunda parte, descreve-se um conjunto de investigações acerca da gestão da sala de aula, diferenciadas em estudos de caraterização e de avaliação, estudos sobre a gestão da sala de aula como variável independente, e estudos sobre a gestão da sala de aula como variável dependente. Na terceira parte, incluem-se propostas de atividades mais práticas e, ainda, sugestões de leitura de aprofundamento do tema gestão da sala de aula, bem como indicações de recursos online.
- Particularidades na construção de sistemas de categorias em resolução de problemasPublication . Serpa, Margarida Damião; Caldeira, Suzana Nunes; Gomes, CarlosO trabalho subjacente à reflexão agora efectuada respeita a uma pesquisa mais ampla não conceptualizada no âmbito da sistémica qualitativa relacional. A pesquisa em referência reporta-se ao projecto APPLE, destinado a aprofundar questões relacionadas com a aprendizagem através da resolução de problemas em contexto escolar, junto de alunos, educadores de infância e professores dos 1° e 2° Ciclos Ensino Básico.