Dissertação de Mestrado. Nível intermédio de uma dissertação (4 ou 5 anos de estudo). Contempla também dissertações do período pré-Bolonha para graus académicos que agora são reconhecidos como grau de mestre. (Aceite; Publicado; Actualizado).
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Browsing DHFA - Dissertações de Mestrado / Master Thesis by Subject "Acção"
Publication . Macías, Julián; Carvalho, Magda Costa; Kohan, Walter Omar
Esta dissertação procura rever a metodologia do programa Filosofia para Crianças com base na noção de natalidade desenvolvida por Hannah Arendt em A Condição Humana. A hipótese de onde partimos é que a forma como o programa Filosofia para a Criança apresenta na sua proposta programática um método em formato curricular, que inclui materiais (manuais de apoio aos professores juntamente com romances filosóficos) e indicações destinadas directamente àqueles que coordenam ou orientam as comunidades de investigação filosófica, condiciona fortemente a forma como professores e
crianças se relacionam com o currículo e com a própria proposta.
Dentro deste quadro, dois objectivos motivam este documento. Por um lado, (a) rever a proposta programática iniciada por Lipman e Sharp, tomando o conceito de método como seu eixo. Por outro lado, é também um objectivo (b) avançar numa proposta que mantenha as potencialidades e possibilidades de um método, sem cair nos problemas levantados à sua volta. Esta proposta, a que chamamos acuarelas filosóficas, poderia ser uma forma de articular as tensões existentes entre a prática filosófica e a necessidade de estabelecer um método para a desenvolver como uma prática educacional e académica.
[...].