Browsing by resource type "conference object"
Now showing 1 - 10 of 770
Results Per Page
Sort Options
- 1º Simpósio Internacional de Luta Biológica em Ilhas Europeias : programa, resumos e participantesPublication . Schanderl, Henrique; Tavares, João; Frias, António M. de Frias; Simões, Nelson; Soares, António O.; Oliveira, Luísa; Garcia, Patrícia; Ribeiro, Carlos; Vieira, VirgílioEntre os dias 23 e 29 de Setembro de 1995, cerca de 100 participantes, nacionais e internacionais, reuniram-se em Ponta Delgada, ilha de São Miguel - Açores, no 1º Simpósio Internacional de Luta Biológica em Ilhas Europeias, organizado pelo Centro de Luta Biológica do Departamento de Biologia da Universidade dos Açores. Durante este estimulante evento, tiveram lugar a apresentação de 7 palestras, comunicações orais e posters sobre a Luta Biológica em Ilhas Europeias, abordando em várias sessões as áreas científicas de Coccinelídeos em Luta Biológica, a Lagarta das Pastagens nos Açores, o Escaravelho Japonês na ilha Terceira, o Combate à Mosca da Fruta, a Luta Biológica contra os Gastrópodes, os Crisopídeos e os Sirfídeos, os Parasitas Oófagos e Larvares, os Predadores Entomófagos, a Bioecologia de Pragas, os Agentes Patogénicos: Distribuição, Ecologia e uso em Controlo Biológico.
- 7Be as a tracer on the investigation of upper tropospheric dispersion of Saharan dust during the mid-winter 2000 storm events (Azores).Publication . Rodrigues, A. F.; Holmes, Charles; Pio, Casimiro; Marot, Marci; Fialho, Paulo7Be is a nuclide that acts like a tracer of input from the stratosphere and upper troposphere, where it is produced by spallation processes of light atmospheric nuclei such as nitrogen 14, oxygen 16 and carbon 12, with protons and neutrons (Zanis et al. 2000). By measuring the activity of beryllium isotopes attached to submicrometer aerosol particles, information on the mechanisms of exchange between the stratosphere and troposphere is obtained. […].
- À conquista : Tempo criativo na academiaPublication . Caldeira, Suzana Nunes; Soares, Sara Medeiros; Amaral, Sandra Cristina Machado; Moreno, Elisa; Correia, Maria José da Silveira Feijó; Sousa, Marina; Carvalho, CéliaSavickas (2008, cit. in Carvalho & Taveira, 2012) define a decisão vocacional como um processo evolutivo que ocorre ao longo de vários estádios de desenvolvimento e que resulta do conjunto de decisões que a pessoa toma à medida que se desenvolve, constituindo-se num processo exploratório, contínuo e subjetivo. Esta decisão torna-se, por vezes, difícil visto representar um processo complexo que envolve a exploração de alternativas, assim como a definição, clarificação e implementação de escolhas (Carvalho & Taveira, 2012). A aposta em oportunidades de exploração que fomentem o desenvolvimento pessoal, permite promover nos jovens o conhecimento acerca de si e do mundo que o rodeia, impulsionando a construção de uma visão mais diferenciada da realidade e incrementando o grau de consciência acerca das suas decisões (Jordaan, 1963, cit. in Königstedt & Taveira, 2010). Deste modo, desenvolver atividades de experimentação, investigação, procura e questionamento (Taveira, 2005, cit. in Taveira, Cunha & Faria, 2009) mostra-se relevante, podendo resultar na diminuição de sentimentos de incerteza quanto à decisão vocacional (Krumboltz & Thoresen, 1964, cit. in Taveira et al., 2009). Foi neste enquadramento que se concebeu o programa À Conquista que procurou contribuir para o desenvolvimento de perspetivas futuras e para a realização de boas escolhas vocacionais, através da exploração de talentos pessoais e do fomento da iniciativa e do juízo crítico.
- Accumulation of metals in Fucus spiralis subject to increased temperature and acidity.Publication . Wallenstein, Francisco; Torrão, Daniel F.; Neto, Ana I.; Wilkinson, Martin; Rodrigues, Armindo
- Acolhimento, integração e envolvimento académico : um estudo das perceções de estudantes universitários à entrada do ensino superiorPublication . Silva, Osvaldo; Caldeira, Suzana Nunes; Sousa, Áurea; Mendes, MariaEste trabalho tem o intuito de ajudar a compreender o processo de entrada no Ensino Superior (ES), com base nas características sociodemográficas dos estudantes, nas suas experiências de integração e acolhimento, e no seu envolvimento. […]. Os dados foram analisados utilizando testes não paramétricos e a Análise em Componentes Principais Categórica (CatPCA). No mapa percetual resultante da CatPCA, a 1ª dimensão evidencia a oposição entre os estudantes com menores níveis de envolvimento académico (sobretudo na dimensão afetiva), participação, integração e acolhimento, e os restantes. Por outro lado, a 2ª dimensão opõe os mais novos, os que concordam mais com o papel da praxe a nível da integração académica e os que revelam menores níveis de envolvimento na dimensão cognitiva, aos mais velhos, que tendencialmente não valorizam tanto o papel da praxe e apresentam maiores níveis de envolvimento na dimensão cognitiva.
- Acomodação, Apego ou Evitamento? Risco sísmico percepcionado por açoreanos e governance do risco em fases de pré-ocorrênciaPublication . Rego, Isabel Estrela; Arroz, Ana Margarida Moura; Palos, Ana Cristina Pires
- Açores e Madeira : Percursos de memória e identidadePublication . Chaves, Duarte NunoEste livro de resumos tem como principal objetivo proporcionar a todos os participantes do Colóquio "Açores e Madeira: Percursos de memória e identidade" bem como a todos os interessados na temática em questão, o acesso a uma síntese dos trabalhos de investigação, apresentados no decorrer dos dias de trabalho, realizados em S. Jorge e S. Miguel, de 29 de Junho a 2 de Julho. O Colóquio “Açores e Madeira: Percursos de memória e identidade” ocorre na sequência da parceria mantida pela Universidade dos Açores, através do Centro de História d’Aquém e d’Além-Mar (CHAM) com a Santa Casa da Misericórdia das Velas (MV), tendo como resultado desta cooperação a concretização, desde 2011, de vários eventos culturais e científicos efetuados particularmente na ilha de S. Jorge, e de forma pontual em outras ilhas do arquipélago, como acontece na presente edição com uma atividade paralela a efetuar na ilha de S. Miguel. Para a edição de 2016 é proposta a debate uma temática que visa promover e aprofundar uma reflexão crítica em torno dos domínios da formação identitária dos Açores e Madeira. O encontro reúne um conjunto diversificado de comunicações que espelham a realidade insular, numa cronologia alargada, permitindo assim uma viagem no espaço e no tempo, reproduzindo um conjunto de memórias capazes de contribuir para o estudo dos processos identitários dos dois arquipélagos. O colóquio realizar-se-á nos dias 29 a 30 de junho, na sala do Cabide da Misericórdia de Velas, S. Jorge, contando com uma atividade paralela no dia 2 de julho, na Casa da Madeira nos Açores (CMA), em S. Miguel. Para além do CHAM e da MV este evento conta com a participação especial do Centro de Estudos de História do Atlântico (CEHA), instituição de investigação científica que tem por objetivo principal coordenar a investigação e promover a divulgação da história das Ilhas Atlânticas e ainda da Casa da Madeira nos Açores (CMA), organização comunitária que comemora em 2016 três décadas de existência e de participação na divulgação da cultura madeirense no arquipélago dos Açores.
- Os açorianos deportados pelos Estados Unidos da América : poder político e representações sociaisPublication . Borralho, ÁlvaroO documento pretende avaliar as representações sociais de pessoas deportadas pelos Estados Unidos. De facto, desde o final de 1980, a adoção de políticas mais restritivas de imigração levou a um aumento na expulsão de imigrantes para um quadro jurídico mais punitivo. Estes migrantes expulsos, deportados, não aceitam deportação e também construíram uma série de explicações para a expulsão e regressar a Portugal que lidam principalmente com as influências da sociedade norte-americana. Além disso, eles estavam sujeitos a um processo de construção de representações sociais facto sobre tudo, pelas autoridades dos Estados Unidos.
- Action and structure in school networksPublication . Lima, Jorge Manuel ÁvilaNetworks constitute a critical dimension of human life in contemporary societies. These entities have recently attracted the interest of a growing number of scholars from many distinct academic fields. In education, networks are increasingly being promoted as a solution for some of the most persistent and difficult-to-solve problems that educators face. Practitioners and policy makers have developed increasingly elaborate rationales for justifying the importance of teachers’ and schools’ involvement in networking processes. This paper critically reviews the literature and research that has been conducted on networks in education and elsewhere, with a particular focus on school networks. The critical appraisal that is performed in the paper emphasizes that, despite their clear potential for educational improvement and change, current thinking about school networks is fraught with myth and simplistic assumptions, including the idea that these networks are naturally educational communities. The paper makes a case for the need to conduct more in-depth research on these phenomena, focusing both on action issues and key structural features of school networks.
- Active aging and intergenerational cooperation in volunteer work: the T- Squads as a pilot intervention on termite pest control in the Azores (Portugal)Publication . Arroz, Ana Margarida Moura; São Marcos, Rita; Silva, Paulo Rogério; Neves, Isabel; Gabriel, Rosalina; Borges, Paulo A. V.Drywood termite is an insect pest that causes great damage by consuming an entire house wood infra-structure. In the Azores it is dangerously well established and its impacts are increased when combined with the region's regular seismic activity. The pest is mainly established in the historical city centers, mostly composed by old housing and inhabited by aged citizens with low socioeconomic, literacy and physical mobility resources.