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- Reflexos da cisão luterana em legislação diocesana católica?Publication . Conde, Antónia Fialho; Lalanda, Margarida Sá Nogueira[…]. Propusemo-nos procurar em Constituições portuguesas fruto do Concílio de Trento eventuais ecos da Reforma protestante. Escolhemos para tal as de dois bispados portugueses aparentemente nada similares: Évora e Angra. A diocese de Évora, que já o era em tempos dos Romanos e que se caracteriza por um espaço terrestre contínuo, foi elevada em 1540 à dignidade de arquidiocese com jurisdição sobre todo o Alentejo e como metrópole da diocese algarvia de Silves e da marroquina de Tânger; a cidade era uma das maiores e mais importantes de Portugal, com uma forte concentração de altas autoridades eclesiásticas e com a presença frequente e por temporadas dos próprios reis e da corte. Angra foi criada como diocese em 1534, na novíssima cidade homónima da ilha Terceira, com jurisdição sobre as nove ilhas dos Açores e ficando sufragânea da arquidiocese do Funchal até 1550 e de então até hoje da de Lisboa; além de se caracterizar por ser um bispado totalmente atlântico e arquipelágico, geograficamente muito difícil de controlar, distante da corte e de qualquer autoridade central continental, era no século XVI uma próspera e verdadeira placa giratória entre três continentes e, por isso, muito frequentada não só por viajantes católicos como também, mesmo que oficialmente não assumidos como tal, por anglicanos, luteranos e calvinistas de diversos países e regiões. Das características comuns a ambas as dioceses salientamos as duas com maior impacto na prática religiosa dos seus habitantes na segunda metade de Quinhentos: a esclarecida e empenhada participação destes seus antístites na realização de sínodos e na publicação das Constituições aí discutidas, as quais se dirigem ao clero secular e aos fiéis; em termos de clero regular, co-responsável na prática pela doutrinação e pela assistência religiosa à sociedade, a omnipresença da Ordem de S. Francisco, muitíssimo mais numerosa nestes espaços do que qualquer outra. […]
- Estudar a cognição humana na Universidade dos AçoresPublication . Gil, Ana Cristina Correia, dir.; Fialho, Adolfo Fernando da Fonte, ed.
- Fluor : um bom ou mau amigo? Desfazer os mitosPublication . Linhares, Diana P.[…]. Nos Açores, e na ilha de São Miguel em particular, a fluorose dentária era endémica em freguesias como a Ribeira Quente, as Sete Cidades e o Porto Formoso. Porque e que isto acontecia? Porque as aguas subterrâneas destas regiões com atividade vulcânica são naturalmente enriquecidas em flúor, devido à lenta dissolução dos sais minerais das rochas e dos gases vulcânicos. Uma vez que, só na década de 90 do século passado, foi estabelecido um conjunto de normas de qualidade relativas a agua para consumo humano (Decreto-Lei 236/98), muitas populações consumiam água com concentrações de flúor muito acima dos limites máximos recomendados (ex: a nascente da Lobeira que abastecia parte da freguesia da Ribeira Quente apresentava concentrações médias de flúor de 5.09 mg/L antes do seu encerramento). Aliado a exposição natural ao flúor por conta da atividade vulcânica da ilha, a exposição total diária ao flúor pode ser consideravelmente superior ao desejado devido ao tipo de práticas, como, por exemplo, o consumo excessivo de chá, que é uma planta biocaumuladora de flúor. […].
- A aprendizagem da profissão docente e as suas metamorfoses : o estágio pedagógico como lugar de (trans)formação do Educador de Infância e do Professor do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Lopes, Marisa Stella Moreira; Fialho, Adolfo Fernando da FonteO presente Relatório de Estágio tem como principal finalidade refletir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas nos contextos das unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e Estágio Pedagógico II, que são parte integrante do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico, oferecido pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade dos Açores. Relativamente à escolha da temática deste trabalho, esta partiu da necessidade de se refletir sobre as nossas experiências de estágio, tendo em conta as aprendizagens que o mesmo nos proporcionou, sem esquecer o papel dos orientadores cooperantes e o lugar que eles ocupam em todo este processo de (trans)formação. Neste sentido, à luz das investigações sobre a formação inicial de professores, que nos demonstram que a profissão docente é uma profissão “inacabada” em termos de aprendizagens, procurámos, ao longo dos dois Estágios, perceber essa dinâmica de aprendizagem permanente, convertendo este saber literário em práticas pedagógicas inovadoras e reflexivas. Desta forma, as nossas reflexões giraram em torno das nossas práticas, bem como na forma como as mesmas influenciavam a nossa própria aprendizagem e a aprendizagem das crianças. Neste seguimento, traçámos um cenário que envolveu os diferentes momentos e dinâmicas da ação educativa desenvolvida, tendo em conta as características que se esperam de um futuro profissional do ensino. Para uma melhor compreensão desta formação inicial de Educadores e Professores, tendo em conta o Estágio Pedagógico, enquanto cenário de aprendizagens e partilhas profissionais, realizámos um estudo empírico através de inquéritos por questionário a todos os nossos colegas de turma e a colegas de duas turmas diferentes, no total de 71 inquiridos, com o intuito de conhecermos as suas conceções relativamente ao tema em análise, nomeadamente o lugar que os seus orientadores cooperantes ocuparam no desenvolvimento dos seus Estágios Pedagógicos. Também foram inquiridos 26 orientadores cooperantes, entre Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico para, de um modo semelhante, aferirmos as suas conceções acerca da sua importância nos diferentes momentos dos estágios dos seus orientandos, comparando-se, assim as respetivas respostas. Concluímos que não existe concordância entre os colegas de estágio e os orientadores cooperantes. Os primeiros tendem a atribuir uma menor importância ao papel dos segundos, apesar destes últimos se assumirem úteis e relevantes em todo o processo formativo. Apesar de cada estagiário entender e avaliar o seu percurso com o seu orientador cooperante, mediante os diferentes cenários e desafios com os quais se deparou, encontrámos respostas muito semelhantes em ambos os níveis de ensino, colocando os orientadores cooperantes numa posição, por vezes, algo fragilizada. Tais resultados convidam-nos a uma atitude de constante reflexão, numa clara antecipação daqueles que serão os nossos contextos profissionais, presentes e futuros, como aprendizes e como mestres.
- Potencialidades e dificuldades das aprendizagens individual e em grupo na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Borges, Filipa Teixeira Gaipo; Serpa, Margarida DamiãoO presente Relatório de Estágio, intitulado Potencialidades e Dificuldades das Aprendizagens Individual e em Grupo na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, reporta-se às práticas educativas e pedagógicas desenvolvidas nas unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento sintetiza todo o trabalho realizado ao longo dos dois estágios e tem como principal intenção apresentar uma análise e reflexão sistemáticas sobre as intervenções realizadas, ponderando autores da especialidade. Inclui, igualmente, um estudo sobre as perspetivas dos alunos, educadores e professores sobre a aprendizagem realizada de modo individual e em grupo restrito e alargado. Para a recolha dos dados, foram aplicadas 56 fichas que reuniram a opinião dos alunos da turma de estágio no 1.º ciclo do ensino básico em relação ao modo como foi concretizado o trabalho (individualmente, a pares e em grande e pequeno grupo) e realizadas sete entrevistas a educadores e professores com o intuito de recolher os seus testemunhos sobre a utilização destas formas de organização do trabalho na sua prática letiva diária. Os dados foram tratados mediante análise de conteúdo, dando esta lugar a alguns procedimentos quantitativos. Assim, procurou-se implementar, durante os dois estágios, diversidade de atividades que promovessem tanto o trabalho individual como a interação e cooperação entre os alunos, no sentido de serem desenvolvidas competências sociais. Com o estudo efetuado concluiu-se que, para os professores, o trabalho em grupo apresenta-se como uma modalidade reconhecida e aceite pelos professores, capaz de promover as aprendizagens dos alunos e que o trabalho individual é o mais utilizado como forma de avaliar os conhecimentos dos alunos. O discurso das crianças em Educação Pré-Escolar valoriza o trabalho individual como sendo o mais satisfatório e no 1.º Ciclo os alunos referiram haver grande aceitação das opiniões dadas aquando da realização de trabalhos em grupo.
- Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico : programa de desenvolvimento e de cidadania ativa "Psicidadania+"Publication . Pires, Flávia Cabral; Fonseca, Josélia Mafalda Ribeiro; Medeiros, Maria Teresa Pires deAs características da sociedade global do século XXI impõem que se eduque para a cidadania ativa, preconizando um processo formativo que aposte no cidadão participativo, crítico e atuante dos tempos modernos. É também no dealbar século XXI que surge um ramo da Psicologia dedicado ao estudo do funcionamento ótimo das pessoas – a Psicologia Positiva–, através de uma perspetiva interventiva concentrada nas emoções positivas (significativas de bem-estar) e nas características individuais positivas (as forças/virtudes) com implicações na educação. O presente Relatório, focado na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, assenta nos princípios de Cidadania Ativa e da Psicologia Positiva na Educação, nestes níveis de ensino. O mesmo, tem como principal estratégia educativa uma educação positiva e cidadã, focada no desenvolvimento das crianças/alunos, através da planificação, execução e reflexão de atividades pedagógicas e da relação positiva professor-aluno e aluno-aluno. No grupo do Pré-Escolar desenvolveram-se atividades de educação para os valores e de Psicologia Positiva. No 1.º Ciclo do Ensino Básico criámos e implementámos um Programa de Psicologia Positiva e de Cidadania Ativa, intitulado Psicidadania +. Trata-se de uma ferramenta pedagógica para uma prática educativa positiva, que no caso presente, aplicámos no 3.º ano de escolaridade. O Psicidadania + integra oito sessões, inseridas na prática pedagógica, e pode ser aplicado por qualquer docente deste nível de ensino. As atividades focam-se no desenvolvimento de forças/virtudes e na promoção de competências de Cidadania Ativa, (e.g. atividades promotoras de ensinar a pensar, ensinar a ser pessoa, ensinar a conviver), contribuindo para tornar o ato educativo mais consciente e significativo. Adentro de uma prática investigativa e reflexiva, através de um plano de investigação quasi-experimental, procurou-se avaliar o impacto do Programa Psicidadania +, (avaliação pré e pós aplicação), medindo variáveis ligadas à cidadania e ao autoconceito, na turma do 3.º ano de escolaridade. Conclui-se que o Programa Psicidadania + teve um impacto positivo em relação ao autoconceito e cidadania nos alunos, tornando o ambiente em sala de aula consciente e significativo, onde as crianças/alunos desenvolveram competências emocionais e adquiriram maior autonomia e responsabilidade perante a aprendizagem. Recomenda-se, no entanto, a aplicação do Programa ao longo de, pelo menos, um ano letivo. Com o trabalho desenvolvido neste Relatório de Estágio, incluindo a criação e implementação do Programa Psicidadania +, a estagiária desenvolveu competências pessoais e profissionalizantes assentes numa prática educativa investigativa e reflexiva.
- As expressões artísticas na valorização dos costumes e tradições açorianas : uma reflexão no âmbito do Estágio Pedagógico na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Raposo, Ana Beatriz Viveiros; Fialho, Adolfo Fernando da FonteO presente Relatório de Estágio, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tem como temática As Expressões Artísticas na valorização dos costumes e tradições açorianas: uma reflexão no âmbito do Estágio Pedagógico em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, e como finalidade relatar e aprofundar o que foi vivenciado pela estagiária, no contexto dos seus estágios pedagógicos, assumindo uma atitude reflexiva e construtiva sobre o papel que estes tiveram na sua aprendizagem profissional. Para além de funcionar como um espaço de reflexão sobre a ação educativa que desenvolvemos, este trabalho visa um aprofundamento, devidamente fundamentado, da área curricular das Expressões, mais propriamente, no que respeita ao seu papel como veículos de transmissão da nossa cultura e das nossas tradições. Conscientes do papel e do lugar que estas áreas têm vindo a ocupar no currículo, nacional e regional, nem sempre exploradas e valorizadas pelos profissionais do ensino, entendemos ser essencial uma reflexão mais aprofundada sobre esta matéria, até pelas suas naturais relações com o tema que decidimos aprofundar no presente Relatório. Para além disso, não sendo este um tema muito debatido em trabalhos desta natureza, carece de uma pesquisa da nossa parte no que toca às potencialidades e cumplicidades pedagógicas das conexões que se podem explorar a partir dele. Apresentaremos ainda os resultados de um estudo empírico que realizámos, que convocou as opiniões e representações de Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, acerca das conexões em causa, na tentativa de compreendermos de que forma é que a exploração das Expressões pode contribuir para um maior e melhor conhecimento e valorização dos costumes e tradições açorianas por parte das gerações vindouras. Foram entrevistadas, no total, 10 docentes (5 Educadoras de Infância e 5 Professoras do 1.º Ciclo do Ensino Básico), de diversas ilhas do arquipélago e em diferentes fases da sua carreira profissional, que nos deram conta de atividades por elas desenvolvidas neste contexto, bem como das suas potencialidades educativas, que entenderam ser muito benéficas, quer no contexto da sua ação educativa diária, quer pelas competências que promovem nas crianças que lhes são confiadas.
- Composição química e atividades biológicas dos metabolitos secundários de Cryptomeria japonica (L.f.) D.Don sobre a lagarta da pastagem Pseudaletia unipuncta Haworth (Lepidoptera: Noctuidae)Publication . Rodrigues, Ana Carolina Serpa; Lima, Elisabete Maria de Castro; Oliveira, LuísaNa presente tese foram avaliadas, pela primeira vez, as atividades biológicas (ovicida, larvicida, efeitos subletais, efeito antialimentar, efeito de inibição de crescimento e repelência) dos óleos essenciais (OEs) e de extratos orgânicos de Cryptomeria japónica (espécie florestal mais relevante dos Açores) sobre a lagarta das pastagens Pseudaletia unipuncta, uma das principais pragas agrícolas da Região com consequências graves para a economia local. Os extratos vegetais a testar (OEs e extratos orgânicos) foram obtidos da ramada de C. japonica oriunda da ilha de São Miguel (Açores). O OE foi obtido por hidrodestilação (OE-HD) e por arraste de vapor (OE-AV). Os extratos orgânicos foram obtidos por maceração a frio com acetona e por extração com Soxhlet usando, sequencialmente, solventes orgânicos de polaridade crescente (hexano, diclorometano e metanol). Tendo-se observado a formação de duas fases heterogéneas nos 4 extratos orgânicos obtidos, procedeu-se à sua separação antes da concentração total, resultando assim oito amostras de extratos orgânicos. No ensaio ovicida, à concentração de 10 mg ml-1, o ACE-Sol (parte sólida do extrato de acetona) e o HEX-FrSol (fração solúvel do extrato de hexano) foram os que apresentaram uma maior atividade inibitória seguido do MET-Res (parte resinosa do extrato de metanol), com valores de 78,6, 66,8 e 55,2%, respetivamente. Em relação à dose letal (DL50 e DL90) de inibição de eclosão de ovos, os valores (em mg ml-1) mais baixos foram observados em ACE-Sol (6,58 e 28,16), DIC-Res (parte resinosa do extrato de diclorometano) (9,55 e 24,41) e HEX-FrSol (8,94 e 28,84), respetivamente. No ensaio larvicida (por contacto, fumigação e ingestão) só foi detetada toxicidade por ingestão, sendo o OE-HD o tratamento mais ativo, originando 12% de mortalidade, seguido pelos OE-AV, HEX-FrIns (fração insolúvel do extrato de hexano) e HEX-FrSol com 6% de mortalidade. Os efeitos subletais em larvas eclodidas no ensaio da atividade ovicida foram monitorizados. Verificou-se uma diminuição significativa na duração do ovo provocada pelo OE-HD de menos 0,3 dias comparando com o controlo e foi também o responsável pelo aumento da mortalidade das pupas juntamente com o MET-Res. O OE-AV teve influência na percentagem de larvas mortas e de adultos deformados. A duração larvar e longevidade dos adultos, bem com número de ovos postos pelas fêmeas obtidas dos ovos anteriormente tratados, não foram afetadas pelo efeito dos tratamentos. Os extratos HEX-FrIns, MET-Res, HEX-FrSol e DIC-Res apresentaram influência na duração das pupas. O ACE-Sol foi o que reduziu mais o peso das pupas. Os extratos ACE-Ole (parte oleosa do extrato de acetona), MET-Res e DIC-Res originaram uma redução significativa no número de fêmeas o que levou a uma redução no valor do sex ratio da população. Relativamente ao efeito na nutrição e metabolismo das larvas de P. unipuncta no 4º estado larvar, todos os OEs e extratos testados reduziram significativamente, tanto o alimento consumido como o peso ganho, com o DIC-Res, o ACE-Sol e o OE-HD a provocarem o decrescimento mais pronunciado no comportamento alimentar. Os parâmetros nutricionais feeding deterence index e a inibição de crescimento foram influenciados principalmente pelos DIC-Res e ACE-Sol. Estes extratos também apresentaram um efeito negativo no processo de assimilação e conversão do alimento em massa corporal, influenciando significativamente os índices eficiência de conversão do alimento digerido, eficiência de conversão do alimento ingerido e a taxa metabólica relativa causando um elevado custo metabólico. No que diz respeito à repelência através de teste com hipótese de escolha, à 1h e 2h de ensaio, o OE-AV foi o que se mostrou mais ativo, seguido pelo OE-HD. A partir dos resultados obtidos neste trabalho podemos concluir que existe potencial inseticida dos OEs e extratos orgânicos de C. japonica sobre P. unipuncta e que podem vir a ser usados no controlo desta praga. Os OEs apresentaram atividade de toxicidade por ingestão (OE-HD), diferentes efeitos subletais, antialimentares (OE-HD) e acentuada atividade repelente (OE-AV). Em relação aos extratos orgânicos verificamos, de uma forma geral, que ACE-Sol, HEX-FrSol e MET-Res mostraram atividade ovicida, efeitos subletais e antialimentares, para além do efeito repelente de DIC-Res e ACESol. Mais estudos terão de ser realizados de modo a otimizar a sua utilização.
- O planeamento de emergência em infraestruturas críticas : o caso do Centro de Saúde de Ponta DelgadaPublication . Ferreira, Nuno Miguel Rocha; Almeida, Rita Lúcio Carmo; Queiroz, Maria Gabriela Pereira da SilvaA consequente exposição de pessoas aos diversos perigos naturais, tecnológicos e sociais, evidencia a necessidade de criar e desenvolver uma cultura de prevenção e mitigação dos perigos a que estamos expostos, e desta forma surge a importância de planear em qualquer vertente de modo a reduzir impactos económicos e sociais consequentes de um desastre ou acidente grave. O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um plano de segurança interno de uma infraestrutura crítica, nomeadamente o edifício do Centro de Saúde de Ponta Delgada, sendo este elaborado de acordo com a regulamentação em vigor do Regime Jurídico e Regulamento Técnico de Segurança Contra Incêndio em Edifícios na Região Autónoma dos Açores. O plano de segurança interno apresenta como componentes principais o plano de prevenção e o plano de emergência interno, onde se identificaram os perigos internos e externos suscetíveis de afetar o edifício e se definiram as equipas de segurança e os procedimentos a adotar numa situação de emergência, particularmente em caso de sismos, erupções vulcânicas, incêndio, ameaça de bomba, entre outros.
- Aquacultura Multi-Trófica Integrada (IMTA) e as macroalgas marinhasPublication . Patarra, Rita F.O desenvolvimento intensivo da aquacultura nas últimas décadas, bem como a crescente pressão nas zonas costeiras suscitou, e continua a suscitar, muitas preocupações ambientais. O aumento destas monoculturas intensivas, bem como o incremento do cultivo de peixes carnívoros e de camarão, resultaram na utilização excessiva de recursos, na dependência de rações comerciais, bem como precipitaram o aumento de descargas de efluentes nas zonas costeiras. Com a atual tendência para o consumo de alimentos cultivados organicamente, provenientes de ambientes naturais não poluídos, uma aquacultura mais sustentável é, não só, desejável, como deverá ser o futuro a seguir pelo sector. […].