Browsing by Issue Date, starting with "2019-09-13"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Potencialidades e dificuldades das aprendizagens individual e em grupo na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Borges, Filipa Teixeira Gaipo; Serpa, Margarida DamiãoO presente Relatório de Estágio, intitulado Potencialidades e Dificuldades das Aprendizagens Individual e em Grupo na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, reporta-se às práticas educativas e pedagógicas desenvolvidas nas unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento sintetiza todo o trabalho realizado ao longo dos dois estágios e tem como principal intenção apresentar uma análise e reflexão sistemáticas sobre as intervenções realizadas, ponderando autores da especialidade. Inclui, igualmente, um estudo sobre as perspetivas dos alunos, educadores e professores sobre a aprendizagem realizada de modo individual e em grupo restrito e alargado. Para a recolha dos dados, foram aplicadas 56 fichas que reuniram a opinião dos alunos da turma de estágio no 1.º ciclo do ensino básico em relação ao modo como foi concretizado o trabalho (individualmente, a pares e em grande e pequeno grupo) e realizadas sete entrevistas a educadores e professores com o intuito de recolher os seus testemunhos sobre a utilização destas formas de organização do trabalho na sua prática letiva diária. Os dados foram tratados mediante análise de conteúdo, dando esta lugar a alguns procedimentos quantitativos. Assim, procurou-se implementar, durante os dois estágios, diversidade de atividades que promovessem tanto o trabalho individual como a interação e cooperação entre os alunos, no sentido de serem desenvolvidas competências sociais. Com o estudo efetuado concluiu-se que, para os professores, o trabalho em grupo apresenta-se como uma modalidade reconhecida e aceite pelos professores, capaz de promover as aprendizagens dos alunos e que o trabalho individual é o mais utilizado como forma de avaliar os conhecimentos dos alunos. O discurso das crianças em Educação Pré-Escolar valoriza o trabalho individual como sendo o mais satisfatório e no 1.º Ciclo os alunos referiram haver grande aceitação das opiniões dadas aquando da realização de trabalhos em grupo.