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- Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico : programa de desenvolvimento e de cidadania ativa "Psicidadania+"Publication . Pires, Flávia Cabral; Fonseca, Josélia Mafalda Ribeiro; Medeiros, Maria Teresa Pires deAs características da sociedade global do século XXI impõem que se eduque para a cidadania ativa, preconizando um processo formativo que aposte no cidadão participativo, crítico e atuante dos tempos modernos. É também no dealbar século XXI que surge um ramo da Psicologia dedicado ao estudo do funcionamento ótimo das pessoas – a Psicologia Positiva–, através de uma perspetiva interventiva concentrada nas emoções positivas (significativas de bem-estar) e nas características individuais positivas (as forças/virtudes) com implicações na educação. O presente Relatório, focado na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, assenta nos princípios de Cidadania Ativa e da Psicologia Positiva na Educação, nestes níveis de ensino. O mesmo, tem como principal estratégia educativa uma educação positiva e cidadã, focada no desenvolvimento das crianças/alunos, através da planificação, execução e reflexão de atividades pedagógicas e da relação positiva professor-aluno e aluno-aluno. No grupo do Pré-Escolar desenvolveram-se atividades de educação para os valores e de Psicologia Positiva. No 1.º Ciclo do Ensino Básico criámos e implementámos um Programa de Psicologia Positiva e de Cidadania Ativa, intitulado Psicidadania +. Trata-se de uma ferramenta pedagógica para uma prática educativa positiva, que no caso presente, aplicámos no 3.º ano de escolaridade. O Psicidadania + integra oito sessões, inseridas na prática pedagógica, e pode ser aplicado por qualquer docente deste nível de ensino. As atividades focam-se no desenvolvimento de forças/virtudes e na promoção de competências de Cidadania Ativa, (e.g. atividades promotoras de ensinar a pensar, ensinar a ser pessoa, ensinar a conviver), contribuindo para tornar o ato educativo mais consciente e significativo. Adentro de uma prática investigativa e reflexiva, através de um plano de investigação quasi-experimental, procurou-se avaliar o impacto do Programa Psicidadania +, (avaliação pré e pós aplicação), medindo variáveis ligadas à cidadania e ao autoconceito, na turma do 3.º ano de escolaridade. Conclui-se que o Programa Psicidadania + teve um impacto positivo em relação ao autoconceito e cidadania nos alunos, tornando o ambiente em sala de aula consciente e significativo, onde as crianças/alunos desenvolveram competências emocionais e adquiriram maior autonomia e responsabilidade perante a aprendizagem. Recomenda-se, no entanto, a aplicação do Programa ao longo de, pelo menos, um ano letivo. Com o trabalho desenvolvido neste Relatório de Estágio, incluindo a criação e implementação do Programa Psicidadania +, a estagiária desenvolveu competências pessoais e profissionalizantes assentes numa prática educativa investigativa e reflexiva.