DHFA - Artigos em Revistas Internacionais / Articles in International Journals
Permanent URI for this collection
Artigo ou um editorial publicado numa revista científica.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
Pesquisar Copyright
Browse
Browsing DHFA - Artigos em Revistas Internacionais / Articles in International Journals by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 28
Results Per Page
Sort Options
- A imaginação e a criatividade na teoria piagetiana do desenvolvimento intelectualPublication . Luz, José Luís Brandão daO programa piagetiano de uma análise epistemológica do desenvolvimento da inteligência encontra na ideia de equilíbrio o apoio decisivo para evitar as explicações que o situa quer no prolongamento dos dados imediatos da percepção, quer também da intervenção do quadro estático dos esquemas de assimilação do sujeito. O significado deste percurso não se encontra apenas nos resultados terminais da constituição operatória da inteligência. Pelo contrário, procuramos chamar a atenção para o dinamismo que se manifesta em todas as fases do seu desenvolvimento, onde o poder criativo da imaginação se organiza à margem de exigências de teor lógico-matemático, dominantes no ulterior funcionamento operatório do pensamento. Neste contexto, procuramos sublinhar uma continuidade com o projecto kantiano em que a imaginação se torna decisiva para assegurar a apreensão ordenada do mundo.
- Ricoeur y la explicitacíon ontológica del postulado de la referencia. El ejemplo de Sócrates, filósofo y poetaPublication . Castro, Maria GabrielaPlatón presenta a Sócrates en el Fedón escribiendo poemas. (Cómo puede ser esta posible en el contexto de su pensamiento? Esta es la pregunta que está en el origen del presente artículo. Releemos a Platón, analizando el Fedón con la ayuda de la filosofía de Paul Ricoeur. Procedemos a través de la intersección de los conceptos de metáfora y poiesis, con el objeto de descubrir la génesis del discurso poético y argumentativo. El asunto central que explora este estudio es el problema de la referencia.
- "Para o socego e tranquilidade publica das Ilhas" : fundamentos, ambição e limites das reformas pombalinas nos AçoresPublication . Rodrigues, José DamiãoEste artigo apresenta uma reinterpretação das reformas pombalinas no atlântico português, propondo como estudo de caso os Açores. As reformas de 1766 são perspectivadas no contexto da crise fiscal do Estado e analisadas segundo a tradição cameralista, à luz dos conceitos de “razão de Estado” e de “polícia”, comentando-se os objetivos e os limites do programa reformista no quadro das relações centro-periferia.
- Como cada momento do mundo é mais rico e complexo do que o anterior: Agostinho da Silva e Henri BergsonPublication . Costa Carvalho, MagdaO artigo pretende relacionar o pensamento de Agostinho da Silva com a filosofia de Henri Bergson, tendo em conta que a obra do autor francês consistiu numa das mais lidas por Leonardo Coimbra e pela geração dos seus discípulos. Agostinho da Silva não foi propriamente um discípulo do ideário leonardino e, consequentemente, é certo que as suas reflexões não foram tão permeáveis às teses bergsonianas como aconteceu com outros nomes da filosofia portuguesa contemporânea. Porém, tendo estudado em Paris no início dos anos 30, Agostinho teve com certeza um contacto directo com a grande repercussão filosófica da obra do pensador francês. Ainda que defenda um modelo essencialmente físico de leitura do real - ao contrário da orientação biológica de Bergson -, é possível encontrar algumas afinidades entre os dois, nomeadamente no desenvolvimento de alguns dos principais conceitos que orientam as suas obras.
- Um arquipélago de geometria variável: representações dos Açores no período moderno (séculos XVI-XVIII)*Publication . Rodrigues, José DamiãoNo presente artigo, tendo como objecto de estudo as ilhas dos Açores no período moderno (séculos XVI-XVIII), procuramos demonstrar, a partir da análise de fontes açorianas e estrangeiras (crónicas, histórias, descrições, relatórios) que não existia uma representação espacial única do arquipélago tal como o conhecemos. As identidades territoriais e as representações espaciais correspondentes são indissociáveis de um determinado percurso histórico e das relações e actividades que se desenvolvem no quadro de um espaço concreto. Nos Açores modernos, diversos factores, entre os quais a descontinuidade geográfica e o “poder do lugar”, contribuíram para impedir a construção de uma concepção de região à escala do arquipélago.
- The Flight of the Eagle: an Island Tribute to the Universal Iberian Monarchy at the End of the Sixteenth CenturyPublication . Rodrigues, José DamiãoNo século XVI, um dos momentos axiais na reflexão e produção de utopias em torno da monarquia universal e do tópico da "translatio imperii" foi a União Ibérica, processo que, de um modo geral, não tem sido suficientemente considerado no quadro de uma teorização sobre os impérios. Assim, pensamos ser pertinente apresentar um texto do cronista e sacerdote açoriano Gaspar Frutuoso que, no final do século XVI, após a integração de Portugal na Monarquia Hispânica e após a conquista da ilha Terceira, em 1583, comparou as expansões ibéricas e elogiou a monarquia universal de Filipe II, que uniu os dois impérios.
- The bio-philosophical "insufficiency" of Darwinism for Henri Bergson's metaphysical evolutionismPublication . Costa Carvalho, Magda; Patrão Neves, Maria do CéuThe main goal of Henri Bergson’s philosophy of nature is to offer a dynamic understanding of living phenomena. It is in this context that we maintain that the author left us a “bio-philosophy”, that is, an interpretation which, by adopting a positive model of biology as a cognitive paradigm, describes the essential character of living activity as time or duration (durée). Bergson’s positive metaphysics, which brings scientific positivity to the metaphysical field and provides an inner perspective of the vital principle, consolidated itself in the study of evolutionary theories like Darwinism. However, the specificity of the perspective Bergson presents to us lies in the fact that he positions himself as a philosopher and not as a man of science: he does not seek a merely positive explanation of reality, but an integral vision that allows us to give scientific evolution a metaphysical reading. Thus, when Bergson upholds the insufficiency of pure Darwinism, and proposes a true evolutionism, it is because he considers that the only way to understand the evolutionary nature of life is by overcoming a strictly mechanistic perspective. For Bergson, such an interpretation results from the artificial way in which our intellectual functions deconstructs reality and leads to an incomplete and fragmented reading of the evolution of organisms. As a philosopher he seeks an explanatory level which, being positively based, is not restricted to the physico-chemical limits of reality. For that reason, Bergson claims that the inner cause of evolution is an activity where growth and division occur as a natural result of the divergence of life’s tendencies.
- Geopolítica e migrações no contexto de Utrecht: Colonos portugueses no Brasil meridionalPublication . Rodrigues, José DamiãoEn este trabajo abordaremos las negociaciones entre España y Portugal en torno a la Colonia de Sacramento y las consiguientes emigraciones portuguesas que tuvieron lugar hacia allí entre 1715 y 1750, fechas de los tratados de Utrecht y de Madrid. Finalizada la Guerra de Sucesión en España, Portugal recuperó la Nueva Colonia de Sacramento, consiguiendo que dicha colonia fuese reconocida por el rey Felipe V como el punto más meridional del dominio portugués en América, debido también a la presión británica ejercida por el embajador inglés en Utrecht y en Madrid, respectivamente. Con todo, la restitución de la plaza y el territorio de Sacramento en 1716 no significó el final de lo que serían unas dilatadas negociaciones entre las dos coronas ibéricas. Además, ante la necesidad de preservar su soberanía en estas regiones sur-brasileñas, la monarquía portuguesa promovió la ocupación estratégica de estos territorios, utilizando colonos provenientes de sus territorios europeos, en concreto de Trás-os-Montes y de las islas Azores.
- Para a defesa de uma Ética Ambiental AntropocentradaPublication . Costa Carvalho, MagdaOs debates produzidos pelas éticas ambientais contemporâneas tendem a recusar, na sua maioria, qualquer abordagem de fundo antropocêntrico, identificando esta postura com uma desvalorização da natureza em detrimento dos interesses humanos. Para além disso, é comum entenderem-se os interesses da espécie humana como uma instrumentalização abusiva do ambiente, sobretudo com a finalidade de produzir bem-estar social e económico. A presente reflexão pretende contestar estas posições, promovendo uma distinção entre a legítima percepção e valorização da natureza a partir do ponto de vista humano e uma ilegítima atitude de desvalorização e instrumentalização do meio ambiente. Procuraremos defender uma atitude que tem sido caracterizada entre os especialistas como um antropocentrismo fraco ou moderado, cujo alcance e potencialidades éticas não nos parecem ter recebido ainda a devida atenção.
- Comentário à Entrevista de Tere de la Garza : a luz que irradia dos bons exemplosPublication . Costa Carvalho, MagdaA entrevista a Tere de la Garza publicada no n. 1 da “Pensar Juntos”, a renovada Revista Iberoamericana de Filosofía para Niños, constitui uma peça fundamental para a compreensão do processo de disseminação da Filosofia para Crianças na América Latina, sobretudo no México. A descrição, na primeira pessoa, dos obstáculos encontrados para a divulgação do Programa de Matthew Lipman e de Ann Margaret Sharp, assim como das formas encontradas para superar esses mesmos obstáculos, apresenta-se de grande relevância e atualidade. O presente artigo constitui um comentário à entrevista de Tere de la Garza, bem como uma reflexão sobre a Filosofia para Crianças no contexto português.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »