Browsing by Author "Sousa, Francisco"
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- Alguns obstáculos à construção de projectos curriculares promotores da equidadePublication . Sousa, FranciscoÉ hoje claro que nem a uniformidade curricular, que começou a ser sistematicamente criticada em Portugal há quase vinte anos (Formosinho, 1991, 1993), nem a diferenciação curricular estratificadora – isto é, associada a uma lógica de atribuição de diferentes valores a diferentes tipos de conhecimento e de controlo do acesso aos diferentes estratos de currículo resultantes dessa atribuição (Young, 1998, pp. 14-21) – promovem a equidade nos sistemas educativos. O desenvolvimento de formas não estratificadoras de diferenciação curricular parece, portanto, o único caminho possível para a construção de um currículo respeitador do princípio da equidade. Mas há obstáculos à assunção dessa abordagem. Numa tentativa de contribuir para a compreensão dos mesmos, recorre-se, nesta comunicação, a um estudo empírico através do qual se procurou caracterizar o pensamento e a prática de docentes do ensino básico relativamente à diferenciação curricular. Tendo os resultados relativos à dimensão individual dessa problemática sido já apresentados e discutidos (Sousa, 2007, 2008), focar-se-á agora uma dimensão organizacional, sendo esse foco subordinado a dois objectivos específicos do já referido estudo empírico: - Compreender até que ponto os órgãos de gestão intermédia da escola estudada organizavam o seu trabalho numa lógica de diferenciação curricular; - Identificar representações da diferença (entre estudantes) subjacentes a esse mesmo trabalho. A metodologia assentou sobretudo em três técnicas de recolha de dados: entrevistas com directores de turma, observação de reuniões de conselhos de turma e análise dos documentos processados por esses órgãos. Os resultados do estudo evidenciam que os referidos documentos foram usados mais para efeitos de cumprimento de obrigações burocráticas do que para efeitos de gestão curricular, o que denuncia uma tendência para a burocratização, que tem vindo também a ser assinalada pela investigação sobre projectos curriculares de turma e que se manifesta sobretudo na produção de muita informação de caracterização das turmas que acaba por não ser mobilizada na prática pedagógica (Freire, 2005). Nesta comunicação será sugerido que, mais do que resultar de uma simples atracção pela lógica burocrática, a dificuldade de construção de projectos curriculares de turma que funcionem como instrumentos de gestão curricular ao serviço da equidade radica, em grande parte, numa representação da diferença em que esta última tende a ser considerada como sinónimo de défice, estreitando-se assim o leque de oportunidades de exploração de dimensões da diferença entre estudantes não associadas a dispositivos de estratificação.
- Alimentação mediterrânica e perceção sobre alimentos funcionais em estudantesPublication . Oliveira, Leandro; Sousa, Francisco; Silveira, Maria da GraçaO Padrão Alimentar Mediterrânico (PAM) é um modelo cultural, histórico e de saúde reconhecido pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade. O PAM tem associada a si uma série de características promotoras de saúde, entre as quais o elevado consumo de alimentos funcionais (AF), ou seja, alimentos que têm um efeito fisiológico benéfico para a saúde e/ou redução dos riscos de doenças crónicas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a adesão ao PAM e perceção sobre AF dos estudantes do terceiro ciclo do ensino básico da ilha Terceira.
- Azorean children's engagement with rural communities in the age of globalization: Folklore, resistance or global citizenship on a small scale?Publication . Palos, Ana Cristina Pires; Sousa, FranciscoFindings from the first stage of the study show that, according to the participant teachers' discourse, knowledge about the local territory should be taught for reasons that vary between (1) the usage of local data for exemplifying phenomena whose study is required by the national curriculum and (2) the potential of that knowledge for promoting pupils' involvement in the socioeconomic dynamics of the local community. Accordingly, in the second stage, we have studied pupils' engagement with local communities from their own perspective. This paper highlights aspects of the Azorean pupils' discourse that can be related to issues of global citizenship. We interviewed 30 pupils in Azorean primary schools. The analysis of the interviews was organized around four main categories: pupils' overall representations of the village; their representations of other places; their perspectives on the extent to which the implemented curriculum conveys knowledge about the local territory; and their perspectives on their right to participate in decisions taken in the school and in the family. Disaggregation of those categories into 14 sub-categories has helped us sort out the most meaningful pieces of the children's discourse in terms of E5GGC, especially their statements on community problems and on ways of addressing them. All the interviewees valued their village and were able to identify some problems affecting it. In most cases the responsibility of finding solutions for those problems was assigned to the local authority. Their representations of other places, especially cities, tend to be based on the recognition of services frequently provided in them. They identified problems in those places only occasionally. Most of the pupils suggested that they were learning less in school about the local territory than what they would like to. They rarely acknowledged that the adults listen to them and take their positions into consideration when making decisions. While many interviewees complain about their exclusion from decision making, they also exclude themselves and other local actors from efforts to solve the identified problems. Hearing that the community's problems should be solved by "the president" suggests issues of citizenship that could be further explored in the schools we have visited.
- COESÃO SOCIAL, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADEPublication . Palos, Ana Cristina; Diogo, Ana Matias; Martin, Claude; Ribeiro, Fernando Bessa; Diogo, Fernando; Sousa, Francisco; Ávila de Lima, Jorge; Serpa, Margarida; Botenho, Maria do Carmo; Nunes, Nuno; Lalanda, Piedade; Mauritti, Rosário; Silva, Sara Franco; Serpa, Sandro; Diogo, Fernando; Diogo, Ana MatiasEste livro procura evidenciar os reptos e as permanências que atravessam as sociedades atuais, em que as transformações sociais desafiam a coesão social e, concomitantemente, as permanências demonstram a sua perenidade. Com foco especial na realidade açoriana, esta obra é constituída por sete capítulos que abordam temas como o futuro do capitalismo e respetivas implicações, a análise dos regimes de bem-estar social, as desigualdades e a coesão social, a relação entre pobreza e escolaridade, as perspetivas dos pais e das crianças sobre os centros de atividades de tempos livres (CATL), culminando na temática do divórcio nos Açores. Este livro pretende contribuir para uma ação informada, enformada por uma ciência inclusiva e socialmente partilhada, através do envolvimento cívico da sociedade açoriana nestes domínios.
- Concepções de professores sobre currículo e culturaPublication . Silveira, Maria Cristina de Oliveira; Sousa, FranciscoA incorporação dos termos “cultura” e “currículo” no discurso dos docentes não garante que estes concebam toda a amplitude que essas palavras abarcam, tão pouco percebam claramente, e com sentido crítico, as relações que medeiam o diálogo entre os dois conceitos. A presente comunicação debruça-se sobre um pequeno estudo cujo objetivo foi compreender concepções de currículo veiculadas por professores e sobre as influências mútuas entre currículo e cultura reconhecidas pelos próprios. A metodologia do estudo assentou em entrevistas. Foram entrevistados 42 professores brasileiros dos ensinos fundamental, médio e superior, que lecionam nas redes pública e privada. Após uma breve discussão sobre a noção de currículo e de cultura, à luz da Teoria Curricular, é feita a apresentação e análise do discurso dos professores. Os resultados sugerem que, embora o Brasil tenha avançado bastante nos Estudos Curriculares, produzindo materiais de reconhecida importância nesse campo de estudo, esse conhecimento não chega de forma efetiva, ampla e democrática aos professores, o que sugere que alguns aspetos da formação de professores devem ser repensados, de modo a favorecer uma profissionalidade mais consciente das questões curriculares.
- Concepções de professores sobre currículo e culturaPublication . Silveira, Maria Cristina de Oliveira; Sousa, FranciscoA incorporação dos termos “cultura” e “currículo” no discurso dos docentes não garante que estes concebam toda a amplitude que essas palavras abarcam, tampouco percebam claramente, e com sentido crítico, as relações que medeiam o diálogo entre os dois conceitos. O presente artigo debruça-se sobre um pequeno estudo cujo objetivo foi compreender concepções de currículo veiculadas por professores e sobre as influências mútuas entre currículo e cultura reconhecidas pelos próprios. A metodologia do estudo assentou em entrevistas. Foram entrevistados 42 professores brasileiros dos ensinos Fundamental, Médio e Superior, que lecionam nas redes pública e privada. Após uma breve discussão sobre a noção de currículo e de cultura, à luz da Teoria Curricular, é feita a apresentação e análise do discurso dos professores. Os resultados sugerem que, embora o Brasil tenha avançado bastante nos estudos curriculares, produzindo materiais de reconhecida importância nesse campo de estudo, esse conhecimento não chega de forma efetiva, ampla e democrática aos professores, o que sugere que alguns aspectos da formação de professores devem ser repensados, de modo a favorecer uma profissionalidade mais consciente das questões curriculares.
- Conhecimento e consumo de alimentos promotores de saúde pelos alunos e encarregados de educação do 3.º ciclo do ensino básicoPublication . Oliveira, Leandro; Sousa, FranciscoContexto: Os alimentos promotores de saúde (APS) são alimentos que apresentam um efeito fisiológico benéfico para a saúde e/ou redução dos riscos de doenças crónicas, sendo que nos Açores são produzidos alimentos com estas propriedades ─ como, o ananás, o chá, o leite e derivados, os hortícolas, o atum, entre outros. Estes alimentos devem ser promovidos de modo a melhorar o estado de saúde das populações, e fomentar a agropecuária e o desenvolvimento económico. Objetivo: Este trabalho teve o intuito de avaliar os conhecimentos sobre os APS e seu consumo pelos alunos do 3º ciclo do ensino básico da ilha Terceira e respetivos encarregados de educação (EE). Metodologia: Utilizou-se um questionário de aplicação direta onde se colocaram questões para caracterização sociodemográfica, um questionário de frequência alimentar qualitativo (com referência a 42 e 46 alimentos para alunos e EE, respetivamente) e questões para avaliar os conhecimentos sobre os APS. O questionário foi aplicado a uma amostra não probabilística de 3 turmas do 3º ciclo do ensino básico por ano de escolaridade em 5 escolas da ilha Terceira (361 alunos e 320 EE). A análise estatística foi realizada através do SPSS 23.0. Resultados: Os alimentos mais consumidos pelos alunos e EE diariamente eram o leite (73,9% e 69,3%, respetivamente) e os iogurtes (27,8% e 41,2%, respetivamente). Os alimentos nunca consumidos ou consumidos com frequência inferior a uma vez por mês pelos alunos eram soja (71,5%) e sementes de linhaça (67,9%) e para os EE eram as bebidas fermentadas para redução do colesterol (83,9%) e soja (76,7%). A maioria dos EE consome produtos light, com reduzido teor de açúcar/gordura/sal, poucas vezes (36,5%) e produtos “ricos/ enriquecidos em”, “com elevado teor ou fonte de”, algumas vezes (47,5%). O grupo de questões para associar os alimentos aos compostos bioativos em que eram mais ricos foi o que teve menor percentagem de respostas certas pelos alunos (37,1%, dp=19,9%), enquanto para os EE foi o grupo para associar os alimentos às doenças/efemeridades que poderiam prevenir/retardar (54,4%, dp=22,1%). Em contrapartida, o grupo de questões para associar os compostos bioativos aos alimentos foi o grupo que obteve melhor percentagem de respostas certas por parte dos alunos (55,6%, dp=23,9%) e EE (74,9%, dp=22,6%). Discussão: Os alunos e EE pensam consumir APS no seu quotidiano, tendo-se verificado que estes realmente consomem APS. Ademais, os EE optam mais frequentemente por consumir produtos publicitados como “ricos/ enriquecidos em”, “com elevado teor/ fonte de”. Conclusões e recomendações: Deste modo, preconiza-se a intervenção nestes grupos da população, por exemplo, através de sessões de educação alimentar com vista a aumentar os conhecimentos sobre os alimentos promotores de saúde, para que possam realizar escolhas alimentares mais conscientes e informadas.
- Construção e validação de um questionário para avaliação da perceção sobre alimentos funcionaisPublication . Oliveira, Leandro; Poínhos, Rui; Sousa, Francisco; Silveira, Maria GraçaOs alimentos funcionais caracterizam-se pela sua capacidade de promover a saúde e bem-estar ou reduzir o risco de determinadas doenças. Apresentam um grande potencial para a saúde, que é aproveitado em campanhas de marketing. Sabendo que as alegações de benefícios para a saúde associadas à publicidade influenciam a intenção de compra dos consumidores, é importante a criação de ferramentas que avaliem a perceção destes em relação aos alimentos funcionais. Assim, o objetivo deste estudo é construir e validar um questionário de avaliação da perceção sobre alimentos funcionais. Após a realização de um pré-teste, aplicou-se a versão final do questionário a 257 indivíduos com uma média de idades de 41 anos (dp = 6), encarregados de educação de alunos do 3.º ciclo do ensino básico da ilha Terceira, Açores. Foi analisada a consistência interna e a validade de constructo. O Alfa de Cronbach (0,816) revelou uma boa consistência interna. A análise fatorial exploratória revelou uma boa adequação do modelo (KMO = 0,855). A análise do scree plot revela uma solução unifatorial, com o fator extraído a explicar 30,4% da variância total. Este estudo demonstra e certifica as capacidades deste questionário para a avaliação da perceção sobre os alimentos funcionais em adultos, sendo uma ferramenta útil para a investigação no âmbito do marketing e da educação alimentar na promoção de escolhas mais conscientes e informadas.
- "As crianças ainda são imaturas" - Perspetivas dos educadores de infância sobre a abordagem de temáticas ambientais nos jardins de infância dos AçoresPublication . Pacheco, Cidália; Sousa, Francisco; Gabriel, Rosalina
- CTD-0: Developing an online course on curriculum theory and studying how to do itPublication . Sousa, FranciscoCurriculum Design Research (CDR) is a branch of educational design research whereby the development of a curriculum or part of it is systematically studied, with a strong focus on the evaluation of successive prototypes of the product being developed. This paper discusses how CDR has been used to study the development of CTD-O, which is a course on Curriculum Theory and Development that started to be taught totally online in 2011/12 in an institution where the full virtualization of a course is still a rare phenomenon. I will describe and discuss the evaluation of prototype 1 (2011/12) and prototype 2 (2012/13) of CTD-O, which was very successful. Most students stated, via questionnaires, that, if they could move back in time and decide whether to take the course online or offline, they would take it online.