Browsing by Author "Silva, Osvaldo"
Now showing 1 - 10 of 117
Results Per Page
Sort Options
- About hazing In higher educationPublication . Bauer, Raposo Benjamin Yvo; Nunes, Caldeira Suzana; Martins, Maria J.; Mendes, Maria; Botelho, Susana P.; Silva, OsvaldoNot a year goes by that we don't hear of another hazing scandal in a higher education institution. Many researchers took interest in this issue in order to understand its causes and consequences. They provided definitions and lead to prevent it. We found hazing in many social groups around the world, with different names, and under specific forms. This paper aims to better understand hazing and its actors, with a specific focus on hazing in higher education. We presented three definitions to offer several perspectives on hazing, and facilitate its apprehension. Our method was to analyze the relevant scientific literature with the intention of reflecting on its roots and representation among individuals. Results are an exposition of motivations from hazing's actors, recommendations about how to define it and how to prevent derivations. Our main conclusions assume hazing is usually depicted as a deviant behavior, but it would appear to be a norm. Also, its core purpose would be the progression from newcomer to a group member. A lack of structure or meaning could lead to its misuse and facilitate outrageous events. In higher education, hazing seems to be used as a tool to integrate freshmen in their new institutional world. Scandals including violence, sexual and alcohol abuse could be a symptom of something deeper from hazing's environment.
- Acesso à formação profissional e espaço de oportunidade : um estudo na Região Autónoma dos AçoresPublication . Lalanda-Gonçalves, Rolando; Caldeira, Suzana Nunes; Silva, OsvaldoNesta comunicação propomo-nos pôr em evidência os perfis relativos à formação profissional dos jovens açorianos tendo em conta as principais variáveis e indicadores das suas trajetórias escolares e laborais. Com efeito o sistema de formação profissional, estruturado através de uma rede de escolas de formação profissional de base concelhia, proporciona um conjunto de oportunidades e também de constrições que são percecionadas pelos jovens no contexto das suas trajetórias escolares e laborais. […]. Assim, o principal objetivo desta comunicação é o de caracterizar as lógicas sociais inerentes à frequência ou não de cursos de formação profissional na Região Autónoma dos Açores e o seu significado no contexto do sistema de educação/formação na Região Autónoma dos Açores. Para tal, a partir de um inquérito por questionário, realizado em 2010 a uma amostra representativa dos jovens açorianos de 15 a 34 anos composta por 1485 indivíduos procedeu-se a uma análise em correspondências múltiplas ACM tendo em vista estudar as associações entre as categorias das diversas variáveis qualitativas nominais e das variáveis que foram recodificadas em qualitativas nominais diretamente ligadas à compreensão tanto das trajetórias escolares e laborais na sua relação com a frequência ou desejo de frequentar cursos de formação profissional. […].
- Acolhimento, integração e envolvimento académico : um estudo das perceções de estudantes universitários à entrada do ensino superiorPublication . Silva, Osvaldo; Caldeira, Suzana Nunes; Sousa, Áurea; Mendes, MariaEste trabalho tem o intuito de ajudar a compreender o processo de entrada no Ensino Superior (ES), com base nas características sociodemográficas dos estudantes, nas suas experiências de integração e acolhimento, e no seu envolvimento. […]. Os dados foram analisados utilizando testes não paramétricos e a Análise em Componentes Principais Categórica (CatPCA). No mapa percetual resultante da CatPCA, a 1ª dimensão evidencia a oposição entre os estudantes com menores níveis de envolvimento académico (sobretudo na dimensão afetiva), participação, integração e acolhimento, e os restantes. Por outro lado, a 2ª dimensão opõe os mais novos, os que concordam mais com o papel da praxe a nível da integração académica e os que revelam menores níveis de envolvimento na dimensão cognitiva, aos mais velhos, que tendencialmente não valorizam tanto o papel da praxe e apresentam maiores níveis de envolvimento na dimensão cognitiva.
- Adaptation of some mathematical activities of the 1st cycle of basic education to special education of children and adultsPublication . Silva, Osvaldo; Cabral, João; Sousa, Áurea; Cardoso, CátiaMathematics develops numerous competences in children, namely stimulates discovery, develops autonomy,makes easier everyday life, that is, helps them in various activities, such as: counting coins and identifying the geometrical shapes of the objects. Mathematics even contributes to development of rationality in children and helps them to concentrate. In everyday life children get in touch with Mathematics unconsciously, whereby the motivation for learning Mathematics of 1st Cycle of Basic Education is of crucial importance. This work had as a starting point the analysis of various exercises from Mathematics textbooks (from 1st to 4th year) of the 1st cycle of Basic Education which refer to the topic “Numbers and Operations”, in order to adapt them to make easier learning for children and adults (for example, adults who can’t read) with special educational needs. Special educational needs which can be found in children are many, from motor needs (as for example, difficulties in the level of fine motor skills), difficulty of vision, to the problems like attention deficit, whereby the education strategies should be personalized in accordance with different needs. Some of the adapted activities, in the process of this work, for special education, not only for children but also for adults, are related with objects grouping (for example: joining 5 pens), ordinal numerals, establishing relations between numbers, using symbology >, <, =. The activities in this context consisted of conducting some games (some of which can be done using a computer) and using objects (e.g., pens, rubbers, pencils, cars) instead of usual work sheets. Both for children and adults, the games is the best way to learn, since everybody likes playing. Using computers also contributes to motivation of children. The activities done this way are more attractive and stimulate usage of various senses (vision, touch and hearing) in them. The implemented strategies in the context of interactive board which is adapted to children and adults with special needs, aim to improve the teaching-learning process at a level of 1st cycle of basic education, contributing to reduction of discrimination and success and motivation of students.
- Adaptation of the Flipped Learning System to the B-Learning SystemPublication . Silva, Osvaldo; Nunes, Jerónimo; Sousa, Áurea; Cabral, JoãoThe fb-learning system, presented in 2015, as shown in Cabral and Nunes (2015), now suffers one improvement that can be applied to all ways of teaching that have distant learning on its core. On this work, we suggest the needed adaptations in a b-learning system in order to its optimization using the fb-learning system. We work, as an example, with a solution that can be implemented in Azores, an archipelago of nine islands of Portugal, since these islands are an ideal laboratory to test different teachings solutions, due to the recent investments that the Regional Government is making on the use of new technologies in teaching. However, the results, strategies and methodologies will be easily applied in other places, or structures, where is needed to apply a broadcast system of teaching. The system itself is structured in a cooperative way, and by this way the organization of the system allows Education stakeholders deliver knowledge to isolated groups, or persons, if they cannot have the possibility to have physical presence in school, a face-to-face teacher, due to problems emerging from territory discontinuity, moments of political crisis, limited access from students due to physical limitations, budget limitations, and so many other situations that can occur and can cause a teaching disruption. Since the model can be adapted to any level of education, our concerns in this work are mainly directed to the analysis of the structure and methodologies when we combine the power of Technology with a modern way of long distance teaching.
- Análise Classificatória de Dados de Natureza Complexa: Uma aplicação do Coeficiente de AfinidadePublication . Sousa, Áurea; Bacelar-Nicolau, Helena; Nicolau, Fernando C.; Silva, OsvaldoA Análise de Dados Simbólicos (ADS) é um domínio recente na área da descoberta do conhecimento e da gestão de dados. O seu primeiro passo consiste na extracção de informações úteis a partir de bases de dados de elevada dimensão, como em Data Mining, de modo a sumariar esses dados em termos dos seus conceitos mais relevantes. O segundo passo em ADS é aplicar novas ferramentas às informações extraídas, visando estender o Data Mining ao Knowledge Mining.O coeficiente de afinidade generalizado ponderado é uma medida de semelhança apropriada à Análise Classificatória (Cluster Analysis) de dados de natureza complexa (dados simbólicos), mesmo no caso de dados heterogéneos e de elevada dimensão. Neste trabalho, é dada uma atenção especial às medidas de proximidade entre objectos simbólicos, entre as quais o coeficiente de afinidade generalizado ponderado. É ilustrada a aplicação da Análise Classificatória Hierárquica Ascendente (ACHA) a dados de natureza complexa, retirados da literatura, com base no coeficiente de afinidade generalizado ponderado e em critérios de agregação clássicos e probabilísticos, estes últimos no âmbito da metodologia VL. Os resultados obtidos são comparados com os de outros autores.
- Análise de dados: do exercício da cidadania à sociedade do conhecimento.Publication . Mendes, Armando B.; Silva, Osvaldo; Nicolau, Fernando C."[…]. As metodologias estatísticas e de análise de dados apoiadas em aplicações informáticas, como os pacotes estatísticos e as aplicações de pesquisa de informação e conhecimento (data mining ), tornam possível a análise das situações cada vez mais complexas com que nos deparamos nas organizações. Por outro lado, existe um volume crescente de dados e informação que necessita de ser devidamente trabalhado, de forma a ser possível extrair o conhecimento, conduzindo ao objectivo de acrescentar valor ao serviço ou produto comercializado. […]".
- Análise dos perfis de consumo de cannabis pelos adolescentes de Ponta DelgadaPublication . Sousa, Áurea; Pereira, Hélder Rocha; Raposo, Sara; Silva, Osvaldo; Bacelar-Nicolau, HelenaA cannabis é a droga ilícita mais produzida e consumida na Europa e, embora seja uma “droga leve”, é reconhecido o seu impacto nas alterações de memória, nas sensações e nos comportamentos. Apresentam-se as principais conclusões obtidas, com base num questionário e em métodos de Análise de Dados (do univariado ao multivariado), com o objetivo de estimar a prevalência e determinar os perfis de consumo de cannabis por parte dos estudantes do Ensino Secundário do concelho de Ponta Delgada (Açores).
- Análise fatorial confirmatória : Escala de integração comunitária de adultos com problemas psiquiátricosPublication . Cabral, Joana; Carvalho, Célia; Silva, OsvaldoA Escala de Integração Comunitária de Adultos com Problemas Psiquiátricos (EIC-APP) é um instrumento de medida que foi construído com base num modelo multidimensional de integração comunitária. Para verificar a validade da referida escala numa amostra de 183 indivíduos açorianos, com problemas psiquiátricos, foi feita uma análise fatorial confirmatória com o software AMOS. Os resultados obtidos levaram à redução da escala de 34 para 16 itens, apontando alguns aspectos relevantes para o ajustamento do modelo teórico subjacente.
- Aplicação do Coeficiente de Afinidade a Dados de Natureza ComplexaPublication . Sousa, Áurea; Silva, Osvaldo; Bacelar-Nicolau, Helena; Nicolau, FernandoÉ ilustrada a aplicação da Análise Classificatória Hierárquica Ascendente a dados de natureza complexa, com base no coeficiente de afinidade generalizado ponderado e em critérios de agregação clássicos e probabilísticos, estes últimos no âmbito da metodologia VL.