Browsing by Author "Serpa, Sandro Nuno Ferreira"
Now showing 1 - 10 of 17
Results Per Page
Sort Options
- Autonomy in leadership : a case study of the founder's role in establishing an organizationPublication . Serpa, Sandro Nuno FerreiraThe extent of a leader’s autonomy in establishing organizational culture is a complex issue in organizational studies. The present research analyzed the actions of the founding leader of Asilo de Infância Desvalida da Horta from 1858 to 1879 to determine the extent of his autonomy during his administration using documents in organization archives, local newspaper articles of the period and papers on this topic. The results revealed that the leader’s actions did not occur in isolation but were influenced by the sociohistorical environment. Establishing legitimacy as a leader was a complex, multidimensional process that required consideration of the social, legal, regulatory, political and religious aspects of his actions. Although the current research is a case study, the findings suggest that autonomy based on legitimacy is a key element contributing to founder success.
- Challenges of schooling : some questions about the role of school from the parental perspectivePublication . Serpa, Sandro Nuno FerreiraAt a time when the legitimacy of School as an educational social universe is under discussion, the present paper seeks to reflect on parents’—especially those from socially deprived contexts—positions on the matter. Based on the results of an empirical study, we conclude that there is a multiplicity of meanings currently ascribed to School, which suggests the need for an active mobilization of educational actors in a participatory and contextualized construction of School that belongs to all and that is meant for all. Such a construction would better respond to the idiosyncratic reality of students and their families through the process of the permanent (re)legitimization of the School’s role in contributing to greater social justice.
- O contributo do conceito de instituição total para uma leitura empírica de um contexto educativoPublication . Serpa, Sandro Nuno FerreiraTratando-se o conceito de instituição total um clássico da sociologia, este trabalho procura discutir a sua aplicação a nível empírico num contexto educativo de internato de crianças e jovens – o Asilo de Infância Desvalida da Horta – focando, para o efeito, alguns episódios de desarmonia na socialização organizacional acontecidos com algumas Diretoras Regentes e, também, com uma internada. Para esse fim, serão mobilizadas informações obtidas através de recolha de documentação encontrada no arquivo desta organização referentes ao período desde a sua fundação (1858) até 1910. Conclui-se que, neste tipo de organizações, verifica-se um grande condicionamento da ação dos seus membros que, contudo, não determina as margens de liberdade de cada ator, pelo menos no estudo realizado. Mesmo em situações extremas, os atores organizacionais descobrem ou criam espaços de (alguma) autonomia, nos quais exercem a sua (mesmo que muito regulada) liberdade para além da estrutura da organização, facto reconhecido pelo próprio Goffman.
- Dinâmicas nas (re)configurações da cultura organizacional : a Casa de Infância de Santo António (1858-2008)Publication . Serpa, Sandro Nuno Ferreira; Lima, Jorge Manuel Ávila deA presente investigação tem por objectivo estudar as dinâmicas presentes nas (re)configurações da cultura organizacional de uma unidade coletiva de acolhimento de crianças e jovens desprotegidas – a Casa de Infância de Santo António – para, deste modo, compreender a sua existência desde há um século e meio. Para esse efeito, analisam-se a formação, consolidação, conservação e transformação da cultura organizacional, através de elementos tais como pressupostos, crenças, valores, estrutura organizacional, normas, funcionamento, ocupação dos espaços, símbolos, celebrações, artefactos e ligações internas e com o exterior. Esta pesquisa, que abarca um período temporal de 1858 a 2008, foi sustentada por um estudo documental, com consulta do arquivo da Casa de Infância de Santo António, de periódicos locais e de documentação de enquadramento político, jurídico e social. Verifica-se que a cultura desta organização sofreu reconfigurações, por vezes de uma forma não linear, para as quais concorreram, ao longo do tempo, quer os contactos estabelecidos com o exterior, a três níveis: na procura de recursos, na tentativa de (re)legitimação das finalidades e actividades aí desenvolvidas e, também, nas influências exercidas nos membros da organização, tudo isto em diferentes contextos sociais, quer, ainda, os contactos acontecidos na organização entre os atores individuais e coletivos. Estas (re)configurações acontecem em contextos nos quais ocorrem alterações das representações sociais e políticas das crianças e jovens socialmente desfavorecidas e, consequentemente, das respetivas soluções a implementar. Por outro lado, a redução quantitativa do número dessas meninas e, ainda, a abertura de outras valências na organização contribuíram para que a cultura de acolhimento (sob diversas formas e fundamentações) tenha, em determinados momentos, vindo a reduzir a sua centralidade relativa e a sua visibilidade quer interna, quer externa. No final do percurso investigativo, identificamos cinco diferentes configurações da cultura organizacional, resultantes de dinâmicas da articulação de elementos novos com elementos antigos, atendendo às transformações dos contextos, quer internos, quer externos à organização que, incessantemente, foram acontecendo e que se enquadram numa dimensão espaço-temporal socio-histórica. Deparámo-nos com realidades complexas, cuja singularidade idiossincrática tem de ser considerada e verificada empiricamente e que advém da co-existência, com fronteiras fluidas entre si, de cultura, culturas, subculturas, contraculturas presentes na organização conforme o período considerado, com variações ao longo do tempo. Podemos concluir, então, que a cultura organizacional mais que um estado é um processo consubstanciado num equilíbrio híbrido e precário de coordenação colectiva, resultante do conjunto de relacionamentos individuais e de relações coletivas, internas e externas à organização, com maior ou menor intencionalidade, e, em consequência, em permanente redefinição e reconstrução.
- A doença e a exclusão social. Um contributo para a compreensão da experimentação e das representações dos doentes de Machado-Joseph numa situação de ruptura das dinâmicas e processos de estruturação identitária.Publication . Soares, Daniela; Serpa, Sandro Nuno FerreiraPartindo do pressuposto de que, ao contrário da ideia dominante no senso comum, de facto, a saúde e a doença representam sempre a articulação de realidades físicas com definições e representações sociais, sendo a doença uma realidade também socialmente construída, procuramos reflectir sobre a situação dos doentes de Machado-Joseph, na tentativa de apresentar os principais factores envolvidos na reconstrução identitária destes doentes que vivem um processo de erosão biográfica, na ilha de São Miguel, Açores, Pode-se concluir que a Doença de Machado-Joseph, vista como uma doença das classes mais desfavorecidas, com a sua degeneração corporal a um nível muito elevado e consequente redução das capacidades relacionais e de resposta às expectativas sociais, implica uma auto-imagem negativa, uma desestruturação do controlo sobre a vida e uma redução drástica da rede de contactos familiares, profissionais e sociais por parte do doente, a tal ponto intensa que podemos falar de isolamento social.
- A formação em competências transversais e a empregabilidadePublication . Sá, Maria José; Serpa, Sandro Nuno FerreiraÀ escala mundial, o mercado de trabalho encontra-se, em setores mais tradicionais, bloqueado e, simultaneamente, em mutação acelerada e, até certo ponto, incerta, com o surgimento de novas áreas profissionais. Neste contexto, a formação, quer inicial, quer contínua, deve acompanhar esta tendência, preparando os indivíduos para uma empregabilidade exigente e incerta que requer, desde já e cada vez mais, novos processos de aprendizagem de competências transversais que tem a particularidade de serem transferíveis para qualquer área do conhecimento e que se constituem como centrais para o sucesso no mercado de trabalho. As competências transversais constituem um tópico atual na presente arena educativa mundial e da própria União Europeia. Podem ser consideradas enquanto a combinação de habilidades e atitudes especificas, cognitivas e não cognitivas, que, mobilizadas, permitem a capacidade de concretizar na prática uma dada tarefa complexa. De entre estas competências transversais destacam-se a autonomia, a responsabilidade, a proatividade, a adaptabilidade, a resiliência e a transferência de competências, as competências digitais, a interação social, a criatividade e a liderança, para mencionar apenas algumas. […].
- O género e a fratria nas estratégias educativas e investimento escolar de famílias desfavorecidas: um estudo com progenitores com a Doença de Machado-JosephPublication . Serpa, Sandro Nuno FerreiraEste artigo procura identificar possíveis diferenças parentais nas estratégias educativas e de investimento escolar, atendendo ao género e à posição na fratria das(os) filhas(os) de famílias desfavorecidas. Dos resultados obtidos através de dez entrevistas a doentes de Machado-Joseph, nos Açores, encontrámos situações em que, sem colocar em causa a importância da escola na estruturação da vida futura ou a existência de percursos escolares de sucesso, as famílias retiram filhos(as) da escola por necessidades económicas ou de apoio doméstico, entrecruzando-se, deste modo, justificações económicas com justificações de género e de posição na fratria. Conclui-se que se torna essencial compreender as lógicas educativas parentais subjacentes ao lugar da criança que é atribuído nestas famílias, de forma a possibilitar uma intervenção preventiva na criação de condições para uma trajectória escolar bem sucedida destas crianças, enquanto condição essencial para o seu futuro.
- The mobilization of the formal normative rules in an educational institution : a sociological study in PortugalPublication . Serpa, Sandro Nuno FerreiraThe formal dimension can greatly condition the operation of an organization. The present article aims to study the mobilization of organizations’ formal structures within educational institutions. To achieve this goal, I analyze the situations between 1858 and 1913 in which the bylaws and/or regulations of the Disadvantaged Children’s Shelter of Horta (Asilo de Infância Desvalida da Horta-AIDH), the Azores, Portugal, are explicitly noted with different chairmen and administrations through documents found in the organization’s archives. We find that these formal instruments are mobilized not only by the chairman and the administration but also by the governance, whether to justify the shelter’s operation, legitimize decisions already made, or refer to the importance of these formal official normative guidelines. As a result, we find that this formal dimension is of the utmost importance, not only as a potential guiding framework but also for legitimizing action, even though it does not necessarily reflect the operations of an organization.
- The non-sharing of organizational culture : a case study examining the management perspectivePublication . Serpa, Sandro Nuno FerreiraThe degree to which cultural elements are shared by members of an organization is a commonly discussed topic in organizational culture. This research contributes to that discussion by analyzing elements that shape the concrete situations of cultural non-sharing or even conflict, diachronically examining a social and educational organization. A case study of a shelter organization for unprotected children and young female boarders was conducted by examining the organization’s archival documents to discern the perspective of its boards of directors over time. The results demonstrate that the sharing of culture in this organization is not absolute: situations include formal rather than real sharing as well as disagreement, which is understandable considering the functional autonomy of employees and the relationships of the organization with the exterior (both with the State and with the surrounding community). Although the boards of directors sought to control these countercultural elements by establishing a dominant culture, their actions were conditioned by internal and external factors, both intentional and contingent. Thus, one implication of this qualitative research is that successful organizational leaders must be aware that they operate in complex and somewhat unpredictable contexts that influence the management of organizational culture.
- Organization as an analytical level for investigation organizational culturePublication . Serpa, Sandro Nuno FerreiraThis research seeks to show what the mobilization of the concept of organization refers to at an analytical level of differentiated inquiry which should be clarified in each investigation with an interdisciplinarity between sociology and history. To this end, a brief conceptual discussion that seeks to illustrate our position, exemplified by the organizational culture of institutionalization in a boarding school will be conducted. It is concluded that organizational culture is found in perpetual transformation. This results from a combination of factors both internal and external to the organization with the actor whether individual or collective playing a given role in this socio-historical process. What emerges is a relative cultural cohesion in which expressions of consent or resistance always arise and a perfect cultural integration never exists.