Browsing by Author "Rocha, Carla"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Educação afetivo-sexual e prevenção de abusos sexuais em lares de acolhimento de menoresPublication . Rocha, Carla; Ponte, Solange; Caldeira, Suzana NunesCrianças e jovens em situação de acolhimento apresentam uma história de vida caraterizada por situações de risco psicossocial que, tendencialmente, aumentam a vulnerabilidade individual. As Instituições de acolhimento têm como função a educação, mas também a proteção desses menores, face a qualquer forma de violência, nomeadamente a de abuso sexual. Neste trabalho apresenta-se um Projeto de intervenção, ainda em curso, em Instituições de acolhimento de crianças e jovens que visa contribuir para diminuir vulnerabilidades e promover capacidades na área da educação sexual, como forma de prevenir o abuso sexual. A intervenção ocorre por meio de um programa de formação e desenvolvimento de competências com oito crianças dos 8 aos 11 anos, com atividades lúdico-pedagógicas na área da Educação Sexual com todas as crianças acolhidas e por uma formação breve sobre sexualidade e sexualidade infantil para ajudantes de lar. A avaliação da intervenção das oito crianças, em termos de ganhos na capacitação para o estabelecimento de relações saudáveis, é realizada através de instrumentos psicológicos; dados sobre efeitos das atividades lúdico-pedagógicas são obtidos com base em registos dos profissionais da Instituição; a formação breve é avaliada através de questionário.
- Métodos para aprender e estudar : projeto MAEPublication . Ponte, Solange; Rocha, Carla; Caldeira, Suzana Nunes; Rebelo, VeraObjetivo do estudo: o projeto visa dotar mães adolescentes de métodos de estudo e gestão de tempo, de modo a facilitar a sua reinserção e permanência na escola. Coloca à disposição das participantes princípios, estratégias e atividades que permitem alcançar maior qualidade no seu desempenho, não só escolar, como também pessoal, conciliando os estudos com o novo papel que agora desempenham: ser mãe.
- A relação entre os jovens e a rede social FacebookPublication . Rocha, Carla; Ponte, Solange; Caldeira, Suzana NunesEste capítulo apresenta resultados de um trabalho com população juvenil que envolveu a construção coletiva de duas páginas de facebook. A criação destas páginas teve como objetivo propiciar o sentimento de pertença ao grupo, facilitar a comunicação regular entre os membros do grupo e estimular a participação cívica, a partir da partilha experiências e discussão de assuntos atuais. O grupo de jovens insere-se num Projeto de Promoção e Desenvolvimento de Competências para a Vida.
- Testimonios de jóvenes universitarios de primer año sobre la adaptación a la enseñanza superiorPublication . Caldeira, Suzana Nunes; Rocha, Carla; Martínez Rodriguez, MartaEl presente estudio pretendió conocer las perspectivas y vivencias del alumnado de primer año de una institución de enseñanza superior portuguesa, en relación a su adaptación a la enseñanza universitaria, así como analizar factores facilitadores y no facilitadores de este proceso. A partir de entrevistas abiertas, se obtuvieron testimonios de 29 estudiantes de primer año, matriculados en el año lectivo 2018/2019, sobre temas y ocurrencias que, desde su punto de vista, han ayudado o complicado su transición y adaptación a este nivel de enseñanza. Los resultados fueron analizados obedeciendo a los presupuestos de Bernal (2018), de acuerdo con la metodología de análisis de contenido y la técnica de análisis categorial. A partir del análisis de los testimonios del estudiantado se obtuvieron resultados que indican que el apoyo psicosocial, en cuanto a variable contextual, y las expectativas de los alumnos, en cuanto a variable individual, resultaron facilitadoras en relación a la adaptación a la enseñanza superior. En cambio, las diferencias observadas entre la enseñanza secundaria y la enseñanza superior no resultaron facilitadoras de la adaptación. Estos resultados, en general, apoyan datos previos, más enfocados en el estudio de las novatadas, recogidos a través de cuestionario en la misma escuela de enseñanza superior donde las relaciones de amistad fueran indicadas como un punto fuerte hacia la adaptación. En base a estos resultados, se buscan ideas para beneficiar las condiciones de entrada de los y las jóvenes en la universidad.
- Violência no namoro : relato de uma experiênciaPublication . Rocha, Carla; Ponte, Solange; Caldeira, Suzana NunesEm Portugal, a violência no namoro integra a tipologia legal da Violência Doméstica e é criminalizada desde 2007, através da alínea b) do artigo 152.º do Código Penal, após alteração pela Lei nº59/2007 que "Quem, de modo reiterado ou não, infligir maus tratos físicos ou psíquicos, incluindo castigos corporais, privações da liberdade e ofensas sexuais: b) A pessoa de outro ou do mesmo sexo com quem o agente mantenha ou tenha mantido uma relação análoga à dos cônjuges, ainda que sem coabitação". A expressão "relação análoga à dos cônjuges, ainda que sem coabitação", indicava já a inclusão de relações que, embora não estivessem sob um contrato de casamento ou numa relação de união de fato, mantinham uma relação de intimidade. A Lei n.º19/2013 veio integrar de forma mais explícita a violência nas relações de namoro: "A pessoa de outro ou do mesmo sexo com quem o agente mantenha ou tenha mantido uma relação de namoro ou uma relação análoga à dos cônjuges, ainda que sem coabitação", (CPP,2009).