Logo do repositĂłrio
 
A carregar...
Miniatura
Publicação

ViolĂȘncia no namoro : relato de uma experiĂȘncia

Utilize este identificador para referenciar este registo.
Nome:Descrição:Tamanho:Formato: 
Violencia no Namoro_Sinapses.pdfPoster446.17 KBAdobe PDF Ver/Abrir

Orientador(es)

Resumo(s)

Em Portugal, a violĂȘncia no namoro integra a tipologia legal da ViolĂȘncia DomĂ©stica e Ă© criminalizada desde 2007, atravĂ©s da alĂ­nea b) do artigo 152.Âș do CĂłdigo Penal, apĂłs alteração pela Lei nÂș59/2007 que "Quem, de modo reiterado ou nĂŁo, infligir maus tratos fĂ­sicos ou psĂ­quicos, incluindo castigos corporais, privaçÔes da liberdade e ofensas sexuais: b) A pessoa de outro ou do mesmo sexo com quem o agente mantenha ou tenha mantido uma relação anĂĄloga Ă  dos cĂŽnjuges, ainda que sem coabitação". A expressĂŁo "relação anĂĄloga Ă  dos cĂŽnjuges, ainda que sem coabitação", indicava jĂĄ a inclusĂŁo de relaçÔes que, embora nĂŁo estivessem sob um contrato de casamento ou numa relação de uniĂŁo de fato, mantinham uma relação de intimidade. A Lei n.Âș19/2013 veio integrar de forma mais explĂ­cita a violĂȘncia nas relaçÔes de namoro: "A pessoa de outro ou do mesmo sexo com quem o agente mantenha ou tenha mantido uma relação de namoro ou uma relação anĂĄloga Ă  dos cĂŽnjuges, ainda que sem coabitação", (CPP,2009).

Descrição

1.Âș Congresso Internacional de Educação, Psicologia e NeurociĂȘncias: Sinapses, Educar no SĂ©culo XXI. Vila Franca do Campo: 30 de março e 1 de abril.

Palavras-chave

Namoro ViolĂȘncia

Contexto Educativo

Citação

Rocha, C., Ponte, S. & Caldeira, S. N. (2016). "ViolĂȘncia no namoro: relato de uma experiĂȘncia". 1.Âș Congresso Internacional de Educação, Psicologia e NeurociĂȘncias: Sinapses, Educar no SĂ©culo XXI. Vila Franca do Campo: 30 março - 1 abril (Poster).

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

FascĂ­culo