Browsing by Author "Melo, Helena Sousa"
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- 10 de abril : o centésimo dia do anoPublication . Melo, Helena SousaNeste artigo faz-se referência à matemática grega e a sua forma de representar o número, bem como, o seu significado. Apresentam-se alguns problemas envolvendo potências de base 10.
- Os 13 sólidos ArquimedianosPublication . Melo, Helena SousaNeste artigo são tratados os 13 sólidos Arquimedianos que são poliedros semirregulares, suas denominações, o número de vértices, arestas e faces, bem como a sua composição por polígonos regulares.
- As abelhas trabalhadorasPublication . Melo, Helena SousaNeste artigo apresenta-se a matemática das abelhas e algumas informações referentes.
- Amigos na MatemáticaPublication . Melo, Helena SousaNeste artigo faz-se referência aos números amigos, estudados desde a antiguidade, e como podemos encontrá-los, bem como uma referência aos números sociáveis.
- A aprendizagem de conceitos matemáticos fundamentados na sua etimologia e morfologiaPublication . Melo, Helena SousaMuitos conceitos matemáticos podem ser aprendidos e compreendidos utilizando a sua própria designação, ou seja, utilizando o conhecimento etimológico das palavras que o compõe. [...].
- Avaliação de monografias: uma proposta para maior objectividade.Publication . Mendes, Armando B.; Sousa, Áurea; Melo, Helena Sousa
- Behaviors and attitudes in the teaching and learning of geometryPublication . Melo, Helena Sousa; Martins, Maria do CarmoThis paper presents a case study about teaching and learning topics of Geometry that are part of the syllabus of high school courses. Internationally the teaching of Geometry has been the subject of several studies. Nevertheless, research continues to reveal that Geometry is still quite absent from the classrooms, especially in the early years; Geometry is disliked by most students, is misunderstood, and its notation is totally ignored. One of the reasons for this failure is that these issues are addressed superficially in the curriculum of the training teachers of Geometry. This paper describes the experience of teaching Geometry to a class with 90 students in academic year 2014-2015, enumerates some difficulties and behaviors faced by students and teachers, and exposes the results of the academic success.
- Bertrand Russell e a sua requintada amplitude de interessesPublication . Melo, Helena Sousa; Martins, Maria do CarmoBertrand Russell foi um dos mais influentes filósofos, lógicos e matemáticos do século XX. Como político liberal e divulgador da filosofia, a sua postura em diversos temas era polémica. Bertrand Arthur William Russell nasceu no dia 18 de maio de 1872, País de Gales. Filho de aristocratas ingleses, Bertrand foi criado pelos avós paternos devido à morte da mãe, quando ele tinha dois anos, e do pai, aos quatro. Bertrand e o irmão Frank, sete anos mais velho, foram viver com o avô e depois desse morrer, ficaram com a avó. Apesar de ser uma mulher de fortes convicções morais e religiosas, com influência sobre Bertrand até à adolescência, este acabou por rejeitar muitos dos seus princípios. Russell interessou-se pela ciência muito cedo e o seu despertar intelectual ocorreu aos 11 anos quando descobriu a Geometria de Euclides que lhe foi apresentada pelo irmão. […].
- Uma breve história do cálculo avançado : a Era de ArquimedesPublication . Melo, Helena SousaEste artigo relata uma breve história do inicio do cálculo diferencial com os contributos de Arquimedes de Siracusa.
- Breves notas sobre as normas programáticas nas escolas açorianas no século XIX que abarcam a disciplina de matemáticaPublication . Melo, Helena SousaNuma busca às raízes do ensino de matemática no Arquipélago dos Açores, observamos que o mais relevante ocorre no século XIX. No início do seu povoamento a principal preocupação era a sobrevivência. Foi com a chegada dos franciscanos, dos jesuítas e dos gracianos, para as necessidades espirituais, que a instrução começou a se desenvolver. Em 1760 ocorreu o encerramento dos estabelecimentos jesuítas por ordem do Marquês de Pombal que, na sua reforma escolar, anunciava algumas criações nas ilhas açorianas. Apesar da intenção, esta reforma da instrução não se fez sentir muito no arquipélago. Do panorama das aulas, existentes até ao aparecimento do constitucionalismo, destacamos na ilha Terceira a criação, por decreto de 1797, de uma Aula de Matemática para instrução preparatória dos oficiais da organização militar estabelecida no Castelo de São João Batista de Angra, que abriu apenas em 1805.