DPSI - Comunicações a Conferências / ConferenceItem
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Todo o tipo de documentos relacionados com uma conferência; ex.: artigos de conferências, relatórios de conferências, palestras em conferências, artigos publicados em proceedings de conferências, relatórios de abstracts de artigos de conferência e posters de conferências.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
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Browsing DPSI - Comunicações a Conferências / ConferenceItem by Author "Botelho, Susana P."
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- Olhares femininos sobre a praxe académicaPublication . Caldeira, Suzana Nunes; Silva, Osvaldo; Mendes, Maria; Botelho, Susana P.; Martins, Maria J.; Carvalho, CéliaA praxe académica tem estado sob a mira dos gestores das instituições de ensino superior, sendo apontada como causadora de danos severos na vida do estudante recém-chegado. A investigação apresenta dados controversos. Por um lado, dá a conhecer casos em que veteranos e caloiros afirmam as atividades da praxe promotoras da integração dos recém-chegados e da convivência entre estudantes. Por outro lado, dá a conhecer casos que corroboraram a ideia de práticas deliberadas do exercício da desigualdade de poderes. Esta última perspetiva surge mais entre o sexo feminino, situação que assume particular acuidade numa sociedade onde a violência de género ainda é um fenómeno marcante. O presente estudo visa contribuir para a compreensão desses acontecimentos iniciáticos na ótica de género. Comparam-se perceções sobre a relação com a praxe em estudantes do sexo masculino e feminino de uma instituição de ensino superior português. Participaram no estudo 247 estudantes, 91 do sexo masculino e 156 do sexo feminino, a frequentar o 1º Ciclo de Estudos. Os dados foram recolhidos através da escala de “Avaliação das situações de Bullying nas Praxes do Ensino Superior”, composta por 15 itens organizados em três dimensões: Relação Positiva com a Praxe, Relação Negativa com a Praxe e Dimensão Social. Os resultados obtidos com recurso a um conjunto de técnicas estatísticas apropriadas informam que na escala global existem diferenças significativas (U=4683.50; p=0.042< α=0.05) entre rapazes (mm=120.57) e raparigas (mf=102.69), com os rapazes a evidenciarem melhor relação com a praxe. Na análise por dimensões este dado é robustecido, pois os rapazes apresentam resultados significativamente mais elevados do que as raparigas na Relação Positiva com a Praxe (mm=126.88; mf=98.35; U= 4060; p=0.001 < α=0.05). Nas outras duas dimensões as diferenças observadas não têm significância estatística. Estes resultados parecem chamar a atenção para a importância do acolhimento, integração e socialização das estudantes, cuja tonalidade ainda aparece como menos positiva.
- Praxe no Ensino Superior : um estudo comparativo entre instituiçõesPublication . Botelho, Susana P.; Mendes, Maria; Caldeira, Suzana Nunes; Silva, Osvaldo; Martins, Maria J.; Carvalho, CéliaA praxe académica é um acontecimento iniciático que envolve estudantes veteranos e calouros. Este evento traduz-se numa prática académica simbólica que, aparentemente, tem como intuito auxiliar a integração do recém-chegado no meio académico, ajudando-o na sua adaptação. Porém, em Portugal, episódios violentos, humilhantes e com consequências graves têm sido reportados, sobretudo nestes últimos anos, reacendendo o debate sobre a praxe e o seu papel no âmbito da comunidade estudantil. Diante desta controvérsia, o atual estudo visa compreender o modo como estudantes de duas instituições de ensino superior português percepcionam a sua relação com a praxe académica. [...].
- O que pensam os estudantes de enfermagem sobre as praxes académicas?Publication . Martins, Maria J.; Caldeira, Suzana Nunes; Silva, Osvaldo; Mendes, Maria; Botelho, Susana P.As praxes académicas ocorrem anualmente no ensino superior português e pretendem, nas palavras dos seus principais promotores e atores, contribuir para a integração dos novos estudantes nas instituições de ensino superior. Contudo nos últimos anos a denúncia de praxes violentas e humilhantes e a revelação de acidentes graves, alegadamente decorrentes de atividades desenvolvidas no quadro das praxes, tem alertado a sociedade para a necessidade de compreender se de facto estas atividades contribuem para a integração e socialização dos estudantes ou se se limitam apenas a humilhações e abusos de natureza física e psicológica, aproximando-se mais de condutas de bullying do que de condutas de integração e convivência social. Esta investigação pretende identificar o grau de envolvimento nas praxes dos estudantes dos 3 primeiros anos dos cursos de enfermagem do Instituto Politécnico de Portalegre e da Universidade dos Açores; conhecer o modo como os estudantes caraterizam as praxes, de modo a clarificar se são de tonalidade predominantemente positiva, negativa ou ambivalente; e pretende ainda comparar o envolvimento nas praxes dos estudantes de Portalegre com os dos Açores, bem como o modo como as caraterizam.
- Representações e opiniões dos estudantes de licenciatura sobre as praxes no ensino superiorPublication . Martins, Maria J.; Caldeira, Suzana Nunes; Silva, Osvaldo; Mendes, Maria; Botelho, Susana P.As praxes no ensino superior são uma constante que se repete anualmente e pretendem, nas palavras dos seus principais promotores e atores, contribuir para a integração dos novos estudantes nas instituições de ensino superior e para a promoção da convivência e do divertimento entre estudantes. Contudo nos últimos anos a denúncia de praxes violentas e humilhantes e a revelação de acidentes graves, alegadamente decorrentes de atividades desenvolvidas no quadro das praxes, tem alertado a sociedade para a necessidade de compreender se de facto estas atividades contribuem para a integração e socialização dos estudantes ou se se limitam apenas a humilhações e abusos de natureza física e psicológica, aproximando-se mais de condutas de bullying do que de condutas de integração e convivência social. Esta investigação tem um caráter exploratório e pretende identificar o grau de envolvimento nas praxes dos estudantes que frequentam os vários cursos de licenciatura na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre, bem como conhecer as suas representações e opiniões sobre as praxes, de modo a clarificar se são de tonalidade predominantemente positiva, negativa, neutra ou ambivalente, por a forma a contribuir para melhor se compreender este fenómeno e a prevenir a violência física e psicológica entre pares no ensino superior.