DSOC - Artigos em Revistas Nacionais / Articles in National Journals
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Artigo ou um editorial publicado numa revista científica.
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Browsing DSOC - Artigos em Revistas Nacionais / Articles in National Journals by Author "Lima, Jorge Manuel Ávila"
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- A ação educativa em rede : obstáculos e recomendaçõesPublication . Lima, Jorge Manuel ÁvilaA integração dos profissionais do ensino em redes de docentes e de escolas tem sido uma abordagem utilizada recentemente para se procurar combater o isolamento profissional nas organizações educativas e o empobrecimento inteletual e prático daí resultante. Estas redes estão a transformar-se numa importante componente das estratégias de reforma educativa, em diversos países. Contudo, não obstante as fortes promessas deste tipo de iniciativas, não é conhecida ainda bastante investigação sistemática sobre tal modalidade de ação educativa, sobre o modo como funciona no mundo da educação e sobre o que fazer para se conseguir que o seu potencial se concretize nas escolas e nas comunidades. No presente texto, debate-se o conceito de rede em educação, sistematizam-se os principais traços definidores das redes no campo educativo, reflecte-se sobre os efeitos destas redes e discutem-se alguns problemas e tensões inerentes ao seu funcionamento. O artigo inclui um conjunto de recomendações relativas à análise, gestão e desenvolvimento das redes na educação.
- Colaboração entre professores e perceções da eficácia da escola e da dificuldade do trabalho docentePublication . Lima, Jorge Manuel Ávila; Fialho, Adolfo Fernando da FonteA colaboração entre docentes é considerada por muitos autores como um poderoso fator de aprendizagem profissional dos professores e de eficácia das escolas. No presente trabalho, procura se perceber se os níveis mais intensos de interação profissional entre colegas estão associados a maiores perceções de eficácia da escola e a menores sentimentos de dificuldade do trabalho. O estudo empírico foi realizado em três escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário e analisados com recurso à estatística descritiva e inferencial e à análise de redes sociais. Os resultados mostram que é possível retirar diferentes conclusões sobre a matéria, consoante a análise tome como unidade de observação a escola ou o docente. Os resultados obtidos ao nível individual mostram que o envolvimento colaborativo dos docentes não apresentou associação significativa com as perceções sobre a eficácia da escola, mas mostrou uma associação clara e de sentido negativo com as perceções de dificuldade do trabalho docente.
- As escolas privadas e os seus clientes : estratégias organizacionais de promoção da oferta e de regulação das admissõesPublication . Lima, Jorge Manuel Ávila; Melo, André da CostaConhece-se ainda pouco sobre o modo como as organizações escolares privadas promovem a sua oferta junto dos potenciais clientes e como regulam a procura de que são objeto por parte das famílias. O presente artigo apresenta os resultados de um estudo de caso exploratório que investigou estas questões em duas escolas privadas com oferta formativa ao nível do 1º Ciclo do Ensino Básico. Os dados foram recolhidos através de entrevistas exploratórias realizadas aos diretores das escolas e a docentes de ambas. Os resultados mostram que as organizações estudadas procuram diferenciar-se das concorrentes através da criação e promoção de uma imagem de marca junto dos seus públicos e que regulam a procura de que são objeto através da utilização de estratégias seletivas de definição de perfis preferenciais de alunos a admitir.
- A formação dos educadores de infância na área das ciênciasPublication . Santos, Maria de Lurdes Machado; Lima, Jorge Manuel Ávila; Gomes, Carlos JoãoNa Educação Pré-Escolar, muitas vezes, a necessidade que as crianças sentem de encontrar explicações para tudo o que as rodeia encontra-se diretamente associada à Área de Conhecimento do Mundo. Através de um estudo empírico, procurámos caracterizar a formação inicial dos educadores de infância na área das ciências, analisar as suas representações e práticas educativas no que concerne a atividades de índole científica e perceber que estratégias de formação e de supervisão poderão ser utilizadas para abordar esta área de forma mais consistente neste nível educativo. O estudo empírico, que envolveu um inquérito por questionário e entrevistas, foi realizado na rede de Educação Pré-Escolar do Concelho de Ponta Delgada. Os resultados mostram que a maioria das educadoras tem como agrupamento de origem as Humanidades, tendo tido o 9.º ano como o último ano de frequência de disciplinas de ciências físico-químicas e naturais. As inquiridas consideraram insuficiente a sua formação nesta área. Reconheceram a importância e as potencialidades da realização de atividades de ciências com as crianças, mas mais de metade afirmou realizar estas atividades apenas uma vez por semana. Quase todas as educadoras admitiram a necessidade de melhorar as suas práticas neste âmbito. Estes resultados são discutidos à luz de mudanças necessárias ao nível da formação inicial e contínua de educadores nesta área, assim como de possíveis ajustamentos nas práticas e estratégias de supervisão utilizadas com estas profissionais.