DPSI - Artigos em Revistas Internacionais / Articles in International Journals
Permanent URI for this collection
Artigo ou um editorial publicado numa revista científica.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
Pesquisar Copyright
Browse
Browsing DPSI - Artigos em Revistas Internacionais / Articles in International Journals by Author "Benevides, Joana"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O Grilo Interior no Ensino Superior : auto-criticismo e auto-compaixão em alunos universitáriosPublication . Cabral, Joana Moura; Róias, Carla Patrícia Costa; Pereira, Carolina; Benevides, Joana; Teixeira, Marco; Carvalho, CéliaO autocriticismo e a autocompaixão têm suscitado interesse por serem fatores de vulnerabilidade e proteção, respetivamente, para diversas dificuldades psicossociais. Porém, pouco sabemos sobre a sua influência nos alunos do Ensino Superior. Objetivo: Analisar a relação entre o autocriticismo e autocompaixão e variáveis académicas. Metodologia: Participaram neste trabalho 662 estudantes da Universidade dos Açores, preenchendo um questionário sociodemográfico e académico; a Escala das Formas do Autocriticismo e Auto tranquilização (FSCRS); e o Questionário de Vivências Académicas (QVA-r). Resultados e conclusões: Os dados revelaram uma relação fraca, significativa, entre o autocriticismo e as reprovações, levando-nos a refletir sobre o papel que o autocriticismo e a auto-tranquilização poderão ter no percurso académico do indivíduo.
- Programa de promoção da inteligência emocional na ansiedade infantilPublication . Sousa, Marina; Benevides, Joana; Carvalho, Célia; Caldeira, Suzana NunesA Inteligência Emocional (IE) é um dos componentes mais importantes para o ajustamento psicológico das crianças. Há evidência de que as crianças com perturbações de ansiedade apresentam défices na IE, pelo que se pretende desenvolver um programa de intervenção de cariz remediativo para a promoção da IE junto de crianças com ansiedade patológica. Espera-se que este programa possa contribuir para o delineamento de intervenções mais adequadas e direcionadas às necessidades destas crianças, permitindo reduzir os custos associados às intervenções na área da saúde e da educação e que possa auxiliar os profissionais a intervir na área da saúde mental infanto-juvenil.
- Sintomatologia depressiva e (in)satisfação escolarPublication . Benevides, Joana; Sousa, Marina; Carvalho, Célia; Caldeira, Suzana NunesA depressão na adolescência tem merecido cada vez mais atenção ocorrendo de forma significativa nesta população. Participaram no estudo 1816 alunos a frequentar o ensino secundário, programa Oportunidades e PROFIJ. Instrumentos: Escala de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS-21); Escala de Formas de Auto-criticismo e Auto-tranquilização (FSCRS); Ficha de caracterização sociodemográfica. Resultados: Encontrou-se diferenças estatisticamente significativas entre a sintomatologia depressiva e as formas de auto-criticismo com a satisfação com a escola, com a turma, com os amigos da escola, com os professores e com o desempenho académico.