DEDU - Parte ou Capítulo de um Livro / Part of Book or Chapter of Book
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing DEDU - Parte ou Capítulo de um Livro / Part of Book or Chapter of Book by Author "Camarinha, Hélder"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A Atividade Física para Idosos: apreciação de um projeto de intervençãoPublication . Condessa, Isabel; Camarinha, HélderA atual preocupação com o estudo da gerontologia tem repercussão mundial, assume um lugar de destaque e, por isso, ajuda a procurar o melhor perfil de envelhecimento através da implementação de estratégias eficazes de intervenção. No início de 2007 foi elaborado um “Projeto de Atividade Física para o Idoso”. O respetivo projeto teve como intuito proporcionar aos idosos do Concelho do Nordeste, mais especificamente aos idosos que frequentavam os diferentes Centros de Convívio e Lar da Santa Casa da Misericórdia do Nordeste da ilha de São Miguel (Açores) uma atividade física orientada, regular e vocacionada para a promoção da saúde e do bem-estar físico, psicológico e social. Deste então, foi proporcionado um programa anual de intervenção dirigido aos idosos que passa por várias fases e etapas. Da apreciação à adesão analisada neste período de 5 anos em que tem decorrido a implementação do projeto, consideramos poder apresentá-lo como um programa de “boas práticas” orientada para a Atividade Física e a Saúde.
- A formação em contexto de trabalho: o papel supervisivo das escolas de ensino profissionalPublication . Mira Leal, Susana; Camarinha, HélderNeste texto, procedemos a uma reflexão sobre o modo como a Formação em Contexto de Trabalho (FCT) aparece regulamentada e se desenvolve em algumas escolas do ensino profissional da Região Autónoma dos Açores. Partindo da análise de regulamentos internos e de regulamentos da FCT de cinco escolas profissionais da ilha de S. Miguel e de um inquérito por questionário realizado a professores orientadores da FCT das mesmas escolas, discutimos a importância da supervisão da FCT e o papel do(s) orientador(es) na formação, apresentando um conjunto de sugestões com vista ao incremento da qualidade dos processos e resultados da FCT.