Departamento de História, Filosofia e Artes
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Departamento de História, Filosofia e Artes by Author "Albergaria, Isabel Soares de"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Arthropod diversity in two Historic Gardens in the Azores, PortugalPublication . Arteaga, Alba; Malumbres-Olarte, Jagoba; Gabriel, Rosalina; Ros-Prieto, A.; Casimiro, Pedro; Fuentes-Sánchez, Ana; Albergaria, Isabel Soares de; Borges, Paulo A. V.The aim of our study was to characterise and compare the richness and composition of endemic, native (non-endemic) and introduced arthropod assemblages of two Azorean Historic Gardens with contrasting plant species composition. We hypothesised that Faial Botanic Garden would hold higher arthropod diversity and abundance of native and endemic arthropod species due to its larger native plant community. Species were collected using several arthropod standardised techniques between April 2017 and June 2018. We used the alpha diversity metrics (Hill series) and the partitioning of total beta diversity (βtotal) into its replacement (βrepl) and richness (βrich) components, to analyse the adult and total arthropod community. The orders Araneae, Coleoptera and Hemiptera were also studied separately. Our results show that the number of exotic arthropod species exceeds the number of native and/or the endemic species in both gardens, but the arthropod community of Faial Botanic Garden exhibited a higher density of endemic and native species. Despite some minor exceptions, the geographic origins of plant communities largely influenced the arthropod species sampled in each garden. This study improves our knowledge about urban arthropod diversity in the Azores and shows how well-designed urban garden management and planning contribute to the conservation of native and endemic Azorean species.
- A Casa do Castelhano, na Caldeira das Lajes, Ilha Terceira. Em torno dos modelos e protótipos da tipologia da casa de planta quadrangularPublication . Albergaria, Isabel Soares deA Casa do Castelhano (ou do Espanhol) situada na Caldeira das Lajes, concelho da Praia da Vitoria – ilha Terceira, constitui um caso absolutamente singular de casa nobre pela sua antiguidade e características arquitectónicas. A construção que miraculosamente chegou aos nossos dias (embora em ruína) está envolta em mistério e são poucos os autores que lhe dispensaram sequer uma breve menção […]. [da Introdução].
- "A Chegada dos Aviadores" : crónica visual por Domingos RebeloPublication . Albergaria, Isabel Soares deUm conjunto de seis aguarelas intituladas genericamente "A Chegada dos Aviadores" foi executado por Domingos Rebelo cerca de 1926 para celebrar o raid aéreo realizado nesse mesmo ano entre Lisboa, Funchal e Ponta Delgada. O artigo dá conta desse trabalho pictórico que incide sobre o acontecimento histórico produzindo, simultaneamente, uma crónica de costumes.
- Jardim Pitoresco e Mata da Casa, Sete Cidades – São Miguel (Açores) : Relatório histórico-cultural dos valores patrimoniaisPublication . Albergaria, Isabel Soares deA Mata da Casa Grande e o Jardim Pitoresco situados na freguesia das Sete Cidades, ilha de São Miguel, e pertencentes à empresa TLIO - AGRO-FLORESTAL E TURISMO, LDA, compõem uma área de 150000m2 e 61500m2, respetivamente. É sobre estas parcelas de unidades paisagísticas construídas de grande valor histórico-patrimonial que se debruçará o presente relatório, correspondente a um estudo prévio que foi solicitado pela empresa supramencionada e que compreende três componentes, a saber: uma componente de caraterização dos espaços; uma outra dedicada à evolução histórica de que resultam os valores históricos, artísticos e patrimoniais em presença, e considerações finais acerca do valor do património existente.
- Na forja da "Arquitetura Regional" : Entre o determinismo geográfico e as desinências nacionalistas: o caso açorianoPublication . Albergaria, Isabel Soares deO conceito de "geografia da arte" (ou Kunstgeographie na consagrada expressão alemã) radica na longa tradição do determinismo ambiental, pensamento que postula o peso das condições físicas e mesológicas sobre a conduta humana, os seus traços psico-sociais e as suas manifestações artístico-culturais. Este raciocínio justifica a ideia de que a arte, como síntese do meio, tem em cada região um carácter definido1. Tal asserção, estendida do plano regional ao nacional, justifica por igual a intenção de criar uma produção artística de expressão regionalista ou nacionalista, conduzindo à formação de núcleos espacialmente definidos de identidades nacionais/regionais. Ao longo da segunda metade do século XIX e, sobretudo, na viragem para o século XX, as abordagens acerca da geografia da arte assentaram nas premissas estabelecidas por um evolucionismo etnogenético de carácter antropológico, de raiz darwinista, que se converteu no fermento ideológico dos movimentos regionalistas e nacionalistas na arte, disseminados um pouco por toda a Europa, e também presentes em Portugal. Tendo este quadro por pano de fundo, o inquérito que se intenta levar a cabo centra-se em torno das representações da arquitetura popular açoriana, tal como estas surgiram, de forma “voluntária” mas, numa primeira fase, em contexto ainda desfavorável à eclosão de um discurso positivo e unificador da realidade arquipelágica, sendo convertidas, durante a I República, numa narrativa assente nos valores da singularidade e da diferença que abraçam o universo insular como um todo coletivo possuidor de “alma própria”. […]. (da Introdução)
- O Palácio dos Câmara "aos Mártires" : um caso excecional da opulência seiscentistaPublication . Albergaria, Isabel Soares deUm dos edifícios de tipologia palaciana que se destaca na iconografia da Lisboa antiga corresponde ao desaparecido Palácio dos Câmara, condes de Vila Franca (1583) e de Ribeira Grande (depois de 1662). Situava-se na colina de S. Francisco, uma área de ocupação aristocrática da cidade, frente à igreja de Nossa Senhora dos Mártires, a leste do Paço dos Duques de Bragança e a norte do Corpo Santo, onde se erguia perto da margem do Tejo, o também já desaparecido Palácio Corte Real. Porventura ofuscada pela grandiosidade destes imóveis, a historiografia olisiponense não tem prestado a devida atenção ao palácio dos Câmara que, no entanto, deve ser encarado como um dos mais significativos palácios urbanos da primeira metade de seiscentos. Com base no cruzamento de fontes iconográficas, judiciais, administrativas e epistolares, o presente estudo dá conta dos aspetos da encomenda, da autoria e datação envolvidos na sua construção, procurando, acima de tudo, caracterizá-lo do ponto de vista tipológico, espacial e distributivo, por forma a entender as opções arquitetónicas, os padrões de gosto e as vivências do espaço interior protagonizados por um dos mais destacados membros da nobreza titular portuguesa.
- Património artístico dos Açores : aportes para um roteiroPublication . Albergaria, Isabel Soares deComo forma de assinalar o Ano Europeu do Património Cultural 2018, decretado pela Comissão Europeia, o artigo propõe-se criar um roteiro virtual do Património artístico dos Açores, agrupando os objetos selecionados em cinco seções, a saber: arquitetura monumental; tesouros de arte sacra; conjuntos de arte total; trabalhos artesanais; e arte pública contemporânea.