Departamento de Psicologia
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Browsing Departamento de Psicologia by Author "Benevides, Joana"
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- O Grilo Interior no Ensino Superior : auto-criticismo e auto-compaixão em alunos universitáriosPublication . Cabral, Joana Moura; Róias, Carla Patrícia Costa; Pereira, Carolina; Benevides, Joana; Teixeira, Marco; Carvalho, CéliaO autocriticismo e a autocompaixão têm suscitado interesse por serem fatores de vulnerabilidade e proteção, respetivamente, para diversas dificuldades psicossociais. Porém, pouco sabemos sobre a sua influência nos alunos do Ensino Superior. Objetivo: Analisar a relação entre o autocriticismo e autocompaixão e variáveis académicas. Metodologia: Participaram neste trabalho 662 estudantes da Universidade dos Açores, preenchendo um questionário sociodemográfico e académico; a Escala das Formas do Autocriticismo e Auto tranquilização (FSCRS); e o Questionário de Vivências Académicas (QVA-r). Resultados e conclusões: Os dados revelaram uma relação fraca, significativa, entre o autocriticismo e as reprovações, levando-nos a refletir sobre o papel que o autocriticismo e a auto-tranquilização poderão ter no percurso académico do indivíduo.
- Programa de promoção da inteligência emocional na ansiedade infantilPublication . Sousa, Marina; Benevides, Joana; Carvalho, Célia; Caldeira, Suzana NunesA Inteligência Emocional (IE) é um dos componentes mais importantes para o ajustamento psicológico das crianças. Há evidência de que as crianças com perturbações de ansiedade apresentam défices na IE, pelo que se pretende desenvolver um programa de intervenção de cariz remediativo para a promoção da IE junto de crianças com ansiedade patológica. Espera-se que este programa possa contribuir para o delineamento de intervenções mais adequadas e direcionadas às necessidades destas crianças, permitindo reduzir os custos associados às intervenções na área da saúde e da educação e que possa auxiliar os profissionais a intervir na área da saúde mental infanto-juvenil.
- The psychometric properties of the brief Other as Shamer Scale for Children (OAS‐C) : preliminary validation studies in a sample of Portuguese childrenPublication . Benevides, Joana; da Motta, Carolina; Sousa, Marina; Caldeira, Suzana Nunes; Carvalho, CéliaShame is a social emotion with specific and adaptive functions, involved in complex human behaviour and social interactions. The study of shame gained increased interest in several research fields, particularly in mental health, as an involuntary response associated with self-consciousness, loss of status and self-devaluation. Early shame experiences have been consistently reported as an important factor in the development of psychopathology, emphasizing the importance of evaluating shame and the negative representations of the self from an early age. This study’s goal is to adapt and present preliminary psychometric data on the Other as Shamer Scale to Portuguese children (8 years or over), a scale devised to assess external shame (how one believes one appears in the eyes of others).
- Quando a dor alivia o sofrimento : autodano e adolescênciaPublication . Carvalho, Célia; Nunes, Carolina; Motta, Carolina; Sousa, Marina; Cabral, Joana Moura; Benevides, Joana; Caldeira, Suzana Nunes; Peixoto, Ermelindo Bernardo[…]. Um aspeto fundamental na avaliação do AD refere-se ao método utilizado (instrumentos de autorrelato, entrevistas, questões avulsas, anonimato, etc.), bem como o cuidado tido na adequação das propriedades psicométricas dos instrumentos de medida desenvolvidos noutros países a nossa população. Assim, e com o intuito de conhecer a realidade da juventude açoriana no que se refere a estes comportamentos, foi desenvolvido e validado um instrumento que permite a avaliação do AD e constructos relacionados (impulsividade, comportamentos de risco, ideação suicida), bem como dos métodos de AD e suas funções (15) nos jovens adolescentes portugueses. Este instrumento foi posteriormente utilizado no estudo de caracterização do AD na população adolescente de S. Miguel, o qual contou com uma amostra aleatória e representativa de 1763 jovens do ensino público e privado (50% do total desta população, o que garante a possibilidade de generalização dos resultados). […].
- Sintomatologia depressiva e (in)satisfação escolarPublication . Benevides, Joana; Sousa, Marina; Carvalho, Célia; Caldeira, Suzana NunesA depressão na adolescência tem merecido cada vez mais atenção ocorrendo de forma significativa nesta população. Participaram no estudo 1816 alunos a frequentar o ensino secundário, programa Oportunidades e PROFIJ. Instrumentos: Escala de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS-21); Escala de Formas de Auto-criticismo e Auto-tranquilização (FSCRS); Ficha de caracterização sociodemográfica. Resultados: Encontrou-se diferenças estatisticamente significativas entre a sintomatologia depressiva e as formas de auto-criticismo com a satisfação com a escola, com a turma, com os amigos da escola, com os professores e com o desempenho académico.