Departamento de Psicologia
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Browsing Departamento de Psicologia by advisor "Caldeira, Suzana Nunes"
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- Diversidade humana em contexto empresarial : perspectivas de empresários e gestores locaisPublication . Massa, Sónia Marília Ferreira; Ornelas, José Henrique Pinheiro; Caldeira, Suzana NunesO presente estudo “diversidade humana em contexto empresarial: perspectivas de empresários e gestores locais” de natureza descritiva e exploratória, tem como principal objectivo conhecer o pensamento dos responsáveis pelas empresas privadas micaelenses sobre a diversidade humana em contexto laboral. Este trabalho está organizado em duas partes. A componente teórica compreende três capítulos. O primeiro relativo a abordagens e perspectivas sobre diversidade humana, o segundo diz respeito aos factores que condicionam o desenvolvimento da diversidade nas empresas e o terceiro relativo às influências que a diversidade exerce nas empresas. As dimensões da diversidade humana abordadas nesta pesquisa são: a raça/etnia, a nacionalidade/país de origem, o género, a idade, a orientação sexual, a condição social, o repatriamento, o passado criminal, o consumo de álcool, o consumo de drogas ilícitas, a deficiência e a doença mental. O estudo empírico envolveu 63 gestores e empresários, homens e mulheres, cuja escolaridade varia entre o 1º ciclo do ensino básico e o ensino superior. As empresas representadas divergem quanto à sua dimensão e sector de actividade. Para a recolha de dados foi elaborado um questionário que permite identificar as perspectivas dos gestores/empresários sobre a diversidade humana nas empresas, bem como, vulnerabilidades e potencialidades do contexto empresarial para a inclusão de pessoas geralmente discriminadas pelo mercado regular de trabalho, com particular destaque para as pessoas com deficiência. A análise dos resultados sugere maior tolerância face à raça/etnia, à orientação sexual e ao género do que relativamente a outras dimensões da diversidade tais como, o consumo de drogas ou a doença mental. A partilha de conhecimento e o aumento da produtividade revelam-se como alguns dos principais benefícios da diversidade. No que diz respeito aos obstáculos os empresários/gestores destacam a dificuldade em medir os efeitos da diversidade humana nas empresas. Quanto aos apoios necessários para o desenvolvimento da diversidade humana nas empresas, os empresários referem ser preciso promover formação em gestão da diversidade. Conclui-se que parece haver maior tolerância às diferenças culturais do que ao consumo de drogas e à doença mental. Relativamente à deficiência, os gestores apontam a necessidade de qualificar as pessoas e referem possuir pouca informação sobre as capacidades profissionais das mesmas. Neste estudo são referidos limites da pesquisa e apresentam-se algumas reflexões para futuras investigações.
- Factores condicionantes do envolvimento do aluno na escola : perspectivas de alunos e suas famílias : um estudo na escola Rui Galvão de CarvalhoPublication . Gaipo, Nélia Maria Leite da Ponte; Caldeira, Suzana NunesAtravés deste estudo, realizado junto de alunos e das suas famílias, pretendeu-se conhecer factores que, na perspectiva daqueles, possam concorrer para situações de mal-estar e de falta de envolvimento escolar. Espera-se que o acesso a esse conhecimento possa servir de pista para futuras intervenções, no sentido da minimização de obstáculos ao bem-estar e da criação de condições de adaptabilidade e sentimento de pertença dos estudantes em relação à escola e à sua aprendizagem. A relevância do estudo prende-se sobretudo com o facto de o envolvimento ser visto como um indicador positivo para o sucesso académico e como factor protector relativamente ao absentismo e abandono escolar. Participaram neste estudo de 20 sujeitos, 10 alunos da escola Rui Galvão de Carvalho, conselho de Ribeira Grande, e 10 Encarregados de Educação. Os 10 alunos que foram tomados para integrar o grupo de estudo foram seleccionados de entre os que se encontravam, no ano lectivo 2010/2011 matriculados nos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, em risco de desistência. Quanto à metodologia utilizada neste estudo, optou-se por uma pesquisa de cariz qualitativo, uma vez ser o nosso propósito conhecer a riqueza e a diversidade de dados provenientes das perspectivas dos alunos e suas famílias acerca do envolvimento dos primeiros na escola. De acordo com os dados emergentes, foi clara a imensa dificuldade em responder de forma inequívoca às questões de partida, tendo em conta a ambiguidade nos discursos dos participantes (alunos e famílias), nomeadamente no que se refere ao envolvimento afectivo. Em relação ao envolvimento comportamental e cognitivo, sobressaiu nos discursos dos alunos e suas mães uma maior consistência, nas suas assunções de não comprometimento, como por exemplo, o não cumprimento das normas e o desuso de estratégias metacognitivas e de auto-regulação. Estes resultados poderão, em todo o caso, ser interpretados como uma ausência de ligação e de compromisso por parte daqueles para com a escola. Quanto à perspectiva dos alunos e suas famílias acerca dos factores contextuais, os dois grupos de participantes descreveram os primeiros (os alunos) como pouco envolvidos, tanto ao nível do contexto escolar como familiar, o que se afigurou num importante leque de pistas e focos de intervenção a ser implementadas pela escola, não fosse este o objectivo primeiro deste estudo.
- Percursos de sucesso : concepções de alunos do ensino profissional : um estudo na Escola Profissional de CapelasPublication . Santos, Patrícia Maria Mestre; Rego, Isabel Estrela; Caldeira, Suzana NunesEste estudo pretende compreender o fenómeno do sucesso académico a nível do ensino profissional, especialmente o dos jovens que, ao entrarem neste tipo de ensino, trazem consigo um passado escolar de insucesso. Para tal, partiu-se das concepções de formandos e ex-formandos de uma escola profissional - Escola Profissional de Capelas - e procurou-se indagar que factores internos (atribuições, auto-eficácia, sentimento de comunidade e características desenvolvimentistas) e que factores externos (atribuições, eficácia e comunidade escolar) são privilegiados por estes jovens, na explicação do seu êxito. À semelhança da maioria das investigações no domínio das concepções, o presente trabalho enquadra-se no paradigma qualitativo, no qual a recolha de dados foi realizada através de entrevistas semi-estruturadas. Seleccionaram-se, para participar no estudo, 22 jovens, formandos e ex-formandos de cursos de nível 2, considerados casos de sucesso. Como procedimento de tratamento dos dados, realizou-se a análise de conteúdo, cujo propósito principal foi o de tentar responder à questão de investigação: Que factores estiveram presentes para que jovens, com percursos de insucesso no ensino regular, invertam o processo no ensino profissional? De acordo com os dados emergentes, verifica-se que as referências a factores internos como causas dos resultados de sucesso, obtiveram maior preponderância que as referências a factores externos. Contudo, o sucesso escolar não parece estar associado apenas a um factor mas sim à conjuntura e interacção entre os diferentes factores considerados. Assim, e analisando as categorias apuradas, aferiu-se que os formandos conferem o seu desempenho académico principalmente a atribuições de esforço. Este esforço, parece advir sobretudo do facto de sentirem mais maduros e nutrir maior interesse nos conteúdos do curso, o que transporta para a relevância das características desenvolvimentistas. A eficácia percebida parece ter aumentado sobretudo com as experiências de êxito que os formandos foram vivenciando no decurso da formação, sem descurar, no entanto, a importância de apreciações positivas ao seu desempenho. Também a escola, pelas suas características, parece desempenhar um valioso papel na obtenção de sucesso. Com efeito, a maioria dos entrevistados refere identificar-se com EPC, quer pelas necessidades que lá são ou irão ser satisfeitas, quer pelas condições e métodos de ensino, quer ainda pelas relações interpessoais que se foram desenrolando, considerando-a, assim, de especial.