Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
75.53 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
As pessoas vivem rodeadas no seu quotidiano por uma variedade de situações, como por exemplo, jornais, revistas, televisão, internet, entre outras, repletas de informação sob a forma de tabelas, figuras, gráficos e indicadores numéricos. As pessoas necessitam de saber ler, descodificar e interpretar esses dados para decifrarem as informações. Todos nós no dia a dia ouvimos falar de Estatística e de estatísticas nos mais variados órgãos de comunicação social. Algumas vezes ficamos desconfiados e algo descrentes da seriedade dos resultados enunciados. Mas será que a maioria sabe diferenciar Estatística de estatísticas?.
[…]. Existem múltiplas oportunidades nos vários setores de atividade para os cidadãos que trabalham ou pretendem vir a trabalhar com a Estatística, como sejam, por exemplo, o planeamento e levantamento de informações (amostragem), montagem, prospeção de bases de dados (data mining e big data ou macrodados), controlo de qualidade para produtos e serviços, análises de risco para instituições financeiras e seguradoras, empresas de estudos de mercado, empresas do setor financeiro e marketing. Ter afinidade com números, ter capacidade analítica e pensamento crítico, ser organizado e disciplinado ajudarão muito no desempenho das suas atividades profissionais!
Description
Keywords
Estatística Ensino e Aprendizagem Literacia Estatística
Citation
Silva, Osvaldo (2018). Estatística sem pesadelos! Porque não? Ponha-se mas é em ação!. "Correio dos Açores: opinião", 14 setembro de 2018, p. 11.