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Pobreza, rendimento social de inserção e crianças, o que há de novo?

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Abstract(s)

Se é certo que a pobreza das crianças está associada à pobreza das famílias que as enquadram, as especificidades sociais e biológicas que fazem da infância uma idade da vida singular também atuam para fazer da pobreza infantil um problema e um objeto específico. As crianças e jovens têm necessidades próprias distintas dos adultos cuja análise e compreensão é mal acomodada pelo conceito geral de pobreza. Acresce que a análise da pobreza infantil tem uma importância que transcende a própria infância e juventude, isto porque o conjunto de experiências sociais negativas que se acumula ao longo das infâncias desprotegidas tem uma forte probabilidade de consubstanciar na construção de uma posição social baixa na idade adulta. Falta de recursos, problemas de desenvolvimento mal resolvidos, traumas psicológicos e uma escolaridade medíocre traçam um destino provável de inferioridade social, construído na infância (e na juventude), mau grado a precocidade e a ousadia da previsão.

Description

Keywords

Bem-estar Direitos da Criança Pobreza Infantil Rendimento Social de Inserção Proteção Social

Pedagogical Context

Citation

Diogo, Fernando (2016). Pobreza, rendimento social de inserção e crianças, o que há de novo?, In Bastos, Amélia e Veiga, Fátima (Orgs.), "A análise do bem-estar das crianças e jovens e os direitos da criança", (pp. 35-54). Ribeirão: Húmus. ISBN: 978-999-755-235-9.

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