Repository logo
 
Publication

Educação para os Direitos Humanos – Contributos do Ensino da História

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
dc.contributor.advisorFonseca, Josélia Mafalda Ribeiro da
dc.contributor.advisorCosta, Susana Maria Goulart Pereira da
dc.contributor.advisorPimentel, Berta Maria Oliveira
dc.contributor.authorMedeiros, Beatriz Vieira
dc.date.accessioned2025-05-12T10:16:16Z
dc.date.available2025-05-12T10:16:16Z
dc.date.issued2025-02-05
dc.descriptionDissertação de Mestrado, Ensino da História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, 05 de fevereiro de 2025, Universidade dos Açores.
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio traduz uma análise e reflexão de todo o trabalho desenvolvido durante a prática educativa concretizada, no âmbito da unidade curricular de Estágio em Ensino de História, do Mestrado em Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário. Intitulado Educação para os Direitos Humanos – Contributos do Ensino da História, este Relatório centra-se na promoção de uma EDH através do ensino da História. O objetivo central deste Relatório consistiu na construção de um ambiente potenciador de aprendizagens significativas na disciplina de História, através da abordagem aos Direitos Humanos, usufruindo do seu caráter transversal. Assim, pretendeu-se criar um espaço de cidadania ativa, promovendo o desenvolvimento e a formação de jovens enquanto futuros cidadãos ativos, conscientes, reflexivos, responsáveis e participativos. Deste modo, este Relatório integra um enquadramento teórico, no qual é apresentada a definição de Direitos Humanos e respetiva evolução ao longo do tempo; são apresentados os resultados de um estudo feito com duas turmas: uma do 7.º e outra do 10.º anos de escolaridade, que envolveu a utilização de metodologias ativas como o brainstorming, a redação de pequenos textos e a realização de um questionário no final do ano letivo. Foram também utilizadas outras metodologias, nomeadamente o diário de bordo, a observação direta e a análise de conteúdo. Neste Relatório de Estágio conclui-se que a educação para os Direitos Humanos encontra, no ensino da História, um poderoso aliado, transformando a sala de aula num espaço privilegiado para a construção de uma consciência axiológica autónoma e crítica, potenciadora de uma cidadania ativa.por
dc.description.abstractABSTRACT: This Internship Report is an analysis and reflection of all the work carried out during the educational practice that took place as part of the History Teaching Internship curricular unit of the Master's Degree in History Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education. Entitled Education for Human Rights - Contributions from History Teaching, this report focuses on promoting education for human rights through history teaching. The main aim of this report was to create an environment that fosters meaningful learning in the subject of History, through the approach to Human Rights, taking advantage of its transversal nature. The aim was to create a space for active citizenship, promoting the development and training of young people as active, aware, reflective, responsible and participatory future citizens. This report therefore includes a theoretical framework, in which the definition of human rights and its evolution over time is presented; the results of a study carried out with two classes: one from the 7th and another from 10th grades, which involved the use of active methodologies such as brainstorming, writing short texts and carrying out a questionnaire at the end of the school year. Other methodologies were also used, namely the logbook, direct observation and content analysis. This internship report concludes that human rights education finds a powerful ally in the teaching of history, transforming the classroom into a privileged space for building an autonomous and critical axiological awareness, which fosters active citizenship.eng
dc.identifier.citationMedeiros, Beatriz Vieira. (2024). "Educação para os Direitos Humanos – Contributos do Ensino da História". 135 p. (Dissertação de Mestrado em Ensino da História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2024. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.3/8633
dc.identifier.tid203936329
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/8633
dc.language.isopor
dc.rights.uriopen access
dc.subjectEducação para os Direitos Humanos
dc.subjectEnsino da História
dc.subjectCidadania
dc.subjectEducação
dc.titleEducação para os Direitos Humanos – Contributos do Ensino da Históriapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DissertMestrado_Beatriz Vieira Medeiros.pdf
Size:
5.28 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: