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- Os Passados Dolorosos no Ensino da História ContemporâneaPublication . Novo, Adriana Arruda; Fonseca, Josélia Mafalda Ribeiro da; Silva, Susana Paula Franco SerpaFalar de “Passados Dolorosos” é falar de questões sensíveis que ocorreram ao longo da História e que deixaram, de certa maneira “feridas” que causam dor e sofrimento e que por isso, por vezes, torna-se difícil abordar estas questões junto dos discentes. No presente Relatório abordei conceitos como a empatia, passados dolorosos e questões socialmente vivas. Falei ainda do papel da memória na História. A memória, pode, como veremos mais à frente, ser utilizada na História, mas nunca deve ser a única fonte utilizada. O professor de História, assume, ou deve assumir, um papel de extrema importância, pois através da lecionação dos conteúdos, sobretudo daqueles considerados traumáticos (“Passados Dolorosos”) contribui, sem dúvida, para a formação moral e cidadã dos seus alunos enquanto futuros cidadãos ativos, contribuindo assim para uma coexistência humana mais empática e tolerante. Ao longo da realização do Estágio Pedagógico, procedi à revisão de literatura de vários documentos e procurei, ainda, compreender, através de conversas e realização de uma entrevista estruturada, a conceção de doze docentes do Departamento de História da escola onde realizei estágio, relativamente à forma como se pode abordar a temática dos “Passados Dolorosos” junto dos discentes, uma vez que se trata de um tema pertinente não só por uma questão de “cumprir programa”, mas também, e sobretudo, porque contribui para promover o desenvolvimento dos alunos enquanto cidadãos ativos que defendam e praticam valores como a justiça, a tolerância e a empatia. Procurei, então, utilizar diferentes estratégias e recursos para apresentar o passado aos meus alunos, adaptando o currículo prescrito a cada turma e até mesmo a cada aluno, se necessário, garantindo que todos os alunos aprendessem da mesma forma. Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos alunos o seu espírito crítico, contribuindo assim para a formação de cidadãos ativos e conscientes. Neste Relatório conclui-se que as aulas de História são um espaço privilegiado para a abordagem dos “Passados Dolorosos”, na medida em que potencia o desenvolvimento de uma consciência moral e axiológica critica e reflexiva, contribuindo, sem dúvida, para a criação das bases de uma sociedade mais justa, empática e tolerante.
- Educação para os Direitos Humanos – Contributos do Ensino da HistóriaPublication . Medeiros, Beatriz Vieira; Fonseca, Josélia Mafalda Ribeiro da; Costa, Susana Maria Goulart Pereira da; Pimentel, Berta Maria OliveiraO presente Relatório de Estágio traduz uma análise e reflexão de todo o trabalho desenvolvido durante a prática educativa concretizada, no âmbito da unidade curricular de Estágio em Ensino de História, do Mestrado em Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário. Intitulado Educação para os Direitos Humanos – Contributos do Ensino da História, este Relatório centra-se na promoção de uma EDH através do ensino da História. O objetivo central deste Relatório consistiu na construção de um ambiente potenciador de aprendizagens significativas na disciplina de História, através da abordagem aos Direitos Humanos, usufruindo do seu caráter transversal. Assim, pretendeu-se criar um espaço de cidadania ativa, promovendo o desenvolvimento e a formação de jovens enquanto futuros cidadãos ativos, conscientes, reflexivos, responsáveis e participativos. Deste modo, este Relatório integra um enquadramento teórico, no qual é apresentada a definição de Direitos Humanos e respetiva evolução ao longo do tempo; são apresentados os resultados de um estudo feito com duas turmas: uma do 7.º e outra do 10.º anos de escolaridade, que envolveu a utilização de metodologias ativas como o brainstorming, a redação de pequenos textos e a realização de um questionário no final do ano letivo. Foram também utilizadas outras metodologias, nomeadamente o diário de bordo, a observação direta e a análise de conteúdo. Neste Relatório de Estágio conclui-se que a educação para os Direitos Humanos encontra, no ensino da História, um poderoso aliado, transformando a sala de aula num espaço privilegiado para a construção de uma consciência axiológica autónoma e crítica, potenciadora de uma cidadania ativa.
