Repository logo
 
Publication

Os padrões e a resolução de problemas no 1º ciclo do ensino básico: potencialidades para o ensino-aprendizagem da matemática

dc.contributor.advisorCascalho, José Manuel
dc.contributor.advisorTeixeira, Ricardo Emanuel Cunha
dc.contributor.authorCastro, Maria do Rosário Ávila
dc.date.accessioned2014-07-02T15:36:08Z
dc.date.available2014-07-02T15:36:08Z
dc.date.issued2014-06-27
dc.descriptionMestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 27 de Junho de 2014, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).por
dc.description.abstract[…]. Com a elaboração deste trabalho e refletindo sobre o percurso realizado, conclui-se que as tarefas implementadas, além de estimularem a identificação, construção e compreensão de padrões, proporcionaram aos alunos a oportunidade de comunicar em linguagem matemática e de generalizar padrões estudados, com claras vantagens para o desenvolvimento da capacidade de abstração. A exploração de padrões também contribuiu de forma pertinente para estimular o processo de resolução de problemas. Pudemos constatar que, nos primeiros anos de escolaridade, a descoberta de padrões e a resolução de problemas são grandes potenciadores da atividade matemática, ao nível das capacidades de visualização, imaginação, generalização e comunicação.por
dc.description.abstractABSTRACT: […]. With the making of this work and looking back to the process that it took, we can conclude that the implemented tasks not only stimulated the identification, construction and comprehension of patterns, but also offered students the opportunity to communicate in a mathematical language and to generalize studied patterns, with clear advantages for the improvement of the capacity of abstraction. The development of patterns also pertinently contributed for the stimulation of the process of problem solving. We could observe that in the early school years the discovery of patterns and the resolution of problems foster the visualization, imagination, generalization and communication skills and in that sense, they contribute decisively to improve the quality oh mathematical activity in the classroom.en
dc.identifier.citationCastro, Maria do Rosário Ávila de. "Os padrões e a resolução de problemas no 1º ciclo do ensino básico: potencialidades para o ensino-aprendizagem da matemática". 2014. ix, 81 p.. (Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico). Angra do Heroísmo: Universidade dos Açores, 2014.por
dc.identifier.tid201405920pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/3095
dc.language.isoporpor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnsino Básico (1º Ciclo)por
dc.subjectEnsino da Matemáticapor
dc.subjectMatemáticapor
dc.titleOs padrões e a resolução de problemas no 1º ciclo do ensino básico: potencialidades para o ensino-aprendizagem da matemáticapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAngra do Heroísmopor
oaire.citation.titleOs padrões e a resolução de problemas no 1º ciclo do ensino básico: potencialidades para o ensino-aprendizagem da matemáticapor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DissertMestradoMariaRosarioAvilaCastro2014.pdf
Size:
1.47 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: