Browsing by Issue Date, starting with "2014-06-27"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Os padrões e a resolução de problemas no 1º ciclo do ensino básico: potencialidades para o ensino-aprendizagem da matemáticaPublication . Castro, Maria do Rosário Ávila; Cascalho, José Manuel; Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha[…]. Com a elaboração deste trabalho e refletindo sobre o percurso realizado, conclui-se que as tarefas implementadas, além de estimularem a identificação, construção e compreensão de padrões, proporcionaram aos alunos a oportunidade de comunicar em linguagem matemática e de generalizar padrões estudados, com claras vantagens para o desenvolvimento da capacidade de abstração. A exploração de padrões também contribuiu de forma pertinente para estimular o processo de resolução de problemas. Pudemos constatar que, nos primeiros anos de escolaridade, a descoberta de padrões e a resolução de problemas são grandes potenciadores da atividade matemática, ao nível das capacidades de visualização, imaginação, generalização e comunicação.
- Ver, ouvir, sentir e experimentar a escrita : estratégias de promoção da escrita funcional em Educação Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino BásicoPublication . Jesus, Elisabete Leonardo Nunes; Santos, Ana IsabelNo âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, foi realizado o presente relatório de estágio, tendo em conta a prática pedagógica desenvolvida nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. O tema escolhido foi a linguagem escrita funcional. Esta escolha sucedeu-se em consequência de um trabalho desenvolvido no âmbito da disciplina de Didática de Língua Portuguesa, durante a Licenciatura em Educação Básica, e também porque a funcionalidade da escrita é fundamental para o processo de alfabetização. A linguagem escrita é um instrumento ao serviço da humanidade e como tal cabe à família e à escola proporcionarem um ambiente propício. Deste modo, o educador/professor e os pais deverão desenvolver estratégias que desenvolvam o gosto pela escrita. No processo ensino/aprendizagem da escrita, a descoberta da sua funcionalidade pela criança é um aspeto crucial, pois permite-lhe reconhecer a sua importância. As finalidades deste relatório são a de relatar e refletir as práticas educativas desenvolvidas no âmbito da linguagem escrita funcional nos dois níveis de ensino anteriormente referidos. O trabalho realizado durante esta prática pedagógica permitiu desenvolver algumas estratégias de promoção da escrita funcional em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Estas revelaram-se fundamentais para a aprendizagem das diferentes funcionalidades da linguagem escrita. Através da realização desta prática pedagógica constatamos que as crianças, recorrendo a situações do dia-a-dia, conseguem mais facilmente assimilar as diferentes funções da linguagem escrita.
- Da escrita do nome à escrita de textos: estratégias de abordagem à escrita na educação Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino BásicoPublication . Rodrigues, Mónica Raquel Vieira; Santos, Ana IsabelO presente relatório de estágio é o culminar do trabalho realizado nas disciplinas de Prática Educativa Supervisionada I e II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Universidade dos Açores, pelo Departamento de Ciências da Educação. Nas disciplinas foram realizados estágios no contexto da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico. Na definição daquilo que seria este Relatório de Estágio, a prática pedagógica realizada em contexto pré-escolar foi decisiva. Optar por aprofundar no âmbito da linguagem escrita, para além do interesse e curiosidade da estagiária, procurou, em primeiro lugar, colmatar uma lacuna observada neste nível de ensino, onde as crianças não tinham hábitos de escrita, nem apresentavam interesse pela mesma. Sendo assim, este foi o ponto de partida para apostar nesta área, com vista a contribuir, através da conceção e implementação de estratégias diversificadas, mas significativas, para o desenvolvimento e aprendizagem da linguagem escrita nos dois contextos educativos de estágio. O trabalho no âmbito da escrita abrangeu várias estratégias que se consideram fundamentais para a aprendizagem da linguagem escrita mas, destacam-se a aposta no trabalho a partir da escrita do nome e, progressivamente, de outras palavras, para chegar à escrita de textos, com a finalidade de promover a evolução de conhecimentos nesta área por parte das crianças. A partir das diferentes estratégias utilizadas verificou-se uma mudança de comportamento das crianças face ao trabalho de escrita, pois, para além de explorarem esta área sem medos, também se verificou um crescimento significativo nas suas aprendizagens. Para aproximar as estratégias de trabalho aos conhecimentos e níveis de desenvolvimento das crianças e para analisar possíveis resultados das intervenções implementadas, foram realizadas avaliações, no início e no fim dos períodos de intervenção pedagógica, no âmbito da escrita e nos dois contextos educativos. De forma a alargar os conhecimentos sobre o trabalho no âmbito da linguagem escrita que se desenvolve nos contextos Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, foram realizadas entrevistas aos profissionais desta área, tendo-se verificado que estes realizam a abordagem à leitura e à escrita, quer numa perspetiva de preparação ou prontidão para a leitura, quer numa perspetiva de literacia emergente. Finalmente, cabe referir que esta caminhada, decorrente da experiência pedagógica realizada na Prática Educativa Supervisionada I e II, bem como a redação deste relatório de estágio, foi fundamental para o crescimento pessoal e profissional da estagiária.