Repository logo
 
Publication

Transição, praxe e variáveis académicas e familiares. Estudos na Universidade dos Açores.

dc.contributor.authorSilva, Osvaldo
dc.contributor.authorCaldeira, Suzana Nunes
dc.contributor.authorSousa, Áurea
dc.contributor.authorMendes, Maria
dc.contributor.authorMartins, Maria J.
dc.date.accessioned2018-01-09T13:02:29Z
dc.date.available2018-01-09T13:02:29Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractInvestigaram-se variáveis académicas e familiares, procurando-se descortinar a sua relação com o posicionamento dos estudantes face às vivências da praxe, a nível da sua integração académica. 163 estudantes do 1.º ano do Ensino Superior responderam a um questionário e à subescala “Integração” do Questionário de Vivências da Praxe (QVP). O “Tempo de estudo” foi a única variável, entre as estudadas, que apresentou uma associação estatisticamente significativa com o “Posicionamento face às vivências da praxe”. O rendimento académico é influenciado por diversas variáveis, entre as quais o “Sexo”, a “Posição da opção de escolha do curso” e o “Tempo de estudo”.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Some academic and family variables were investigated, in order to perceive their relationship with the positioning of the university students in relation to the role of the hazing practices, in terms of their academic integration. 163 students from Higher Education answered to a questionnaire and to the Hazing Living Experiences Questionnaire (QVP). "Study time" was the only variable, among those studied, that presented a statistically significant association with the "Positioning in relation to the hazing practices". Moreover, the academic performance of the students is influenced by several variables, among which are the "Gender", "Position of choice of course" and "Time of study".en
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSilva, O; Caldeira, S. N.; Sousa, Á.; Mendes, M.; Martins, M.J. (2017). Transição, praxe e variáveis académicas e familiares. Estudos na Universidade dos Açores. "Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación", Vol. Extr., nº 14, pp. 229-233. DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.14.2940pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.14.2940pt_PT
dc.identifier.issn2386-7418
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/4529
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidad de A Coruña, Facultad de Ciencias de la Educaciónpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino Superiorpt_PT
dc.subjectVivência da Praxept_PT
dc.subjectIntegração académicapt_PT
dc.subjectHigher Educationen
dc.subjectPractice Hazingen
dc.subjectAcademic Integrationen
dc.titleTransição, praxe e variáveis académicas e familiares. Estudos na Universidade dos Açores.pt_PT
dc.title.alternativeTransition, hazing and academic and family variables. Studies at the University of the Azoresen
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/UID%2FSOC%2F04647%2F2013/PT
oaire.citation.conferencePlaceA Coruñapt_PT
oaire.citation.endPage233pt_PT
oaire.citation.issue(14)pt_PT
oaire.citation.startPage229pt_PT
oaire.citation.titleRevista de Estudios e Investigación en Psicología y Educaciónpt_PT
oaire.citation.volumeExtr.pt_PT
oaire.fundingStream5876
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isProjectOfPublication4484854b-ac26-43a5-b489-765e7acc0393
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery4484854b-ac26-43a5-b489-765e7acc0393

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
REIPE_Silva_et_al_2017.pdf
Size:
423.24 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
REIPE Silva et al 2017.pdf
Size:
889.15 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: